Granadas e caminhão com jato d'água foram usados no exercício

Exército simulou controle de protesto em dia de eleição

23/06/2016 12:54

Garantia da votação

uso de jato d´água contra os manifestantes /Fotos: Cleber Pinto

Os militares envolvidos na Operação Cachoeira levaram a sério nesta quinta-feira o treinamento para garantir a votação e a apuração em uma eleição. No ato final do exercício, na Rua Henrique Müller, no Bairro Soares, atuando como figurantes, dezenas de soldados usaram granadas de efeito moral, atearam fogos em tonéis e enfrentaram a tropa de choque do Exército, usando bexigas d'água, garrafas plásticas e frutas no lugar de pedras.

A ação dos manifestantes na simulação ganhou elogios do comandante do Comando da Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), general de brigada Antônio Carlos Barboteo Pinto, que veio de Porto Alegre coordenar o exercício, inédito no 13º Grupo de Artilharia de Campanha.

Na simulação, o objetivo da tropa de choque era evitar que os manifestantes impedisse o acesso de eleitores a um local de votação.

Primeiro, houve uma negociação para os manifestantes deixarem o local pacificamente. Como não atenderam a determinação e ainda partiram para cima dos militares, a tropa de choque, equipa com escudos e cacetetes, usou um caminhão com jato d´água e cumpriu a meta de afastar os manifestantes do local de votação.

Falou e disse
"O exercício foi de suma importância para manter a continuidade da preparação. A garantia da lei e da ordem é uma das nossas missões contitucionais e nela está inserida a garantia da votação e da apuração em uma eleição. Estamos preparados para atuar em Cachoeira do Sul ou qualquer outro município"
Tenente-coronel Fabrício Ramires Pinto, comandante do 13º GAC, salientando a importância da Operação Cachoeira para qualificar os militares.

General aprova preparação

O general Antônio Carlos Barboteo fez alguns reparos no exercício, como a largura da rua e o tamanho do pelotão empregado para conter os manifestantes, mas considerou bom como primeiro treinamento.

"Isso requer uma preparação contínua, mas já estamos no nível adequado. É treinar e corrigir. É um processo continuado nas nossas missões constitucionais. O treino é importante para que não se exceda e não deixe de cumprir a missão", salientou o general, antecipando que a simulação com os militares saindo às ruas não deverá mais ocorrer em Cachoeira do Sul

Barboteo ressaltou que no Rio Grande do Sul as manifestações em dias de eleições não são comuns. No entanto, como ele assumiu o Comando da Artilharia do Exército em janeiro deste ano e veio da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada de Natal (RN), onde os incidentes em dias de eleições são mais rotineiros, decidiu também preparar a tropa gaúcha para a garantia da votação e da apuração.

Além de militares do 13º GAC, a simulação contou com soldados da Bateria de Comando do Cmdo Art Ex e 16° GAC Autopropulsado de São Leopoldo, que marcam presença em 10 locais de votação, todos nas proximidades de escolas.

"Nosso foco maior é na defesa da soberania. Estamos preparados para o combate convencional. Mas temos de estar treinados quando somos acionados, como no período da Copa do Mundo e na Operação Maré (quando o Exército auxiliou na ocupação de favelas no Rio de Janeiro). Nosso efetivo profissional já é treinado, mas os recrutas que ingressam no Exército todos os anos também precisam estar preparados", completou o general.

General Barboteo orienta militares observado pelo tenente-coronel Ramires (E)

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Louvável...

Glaucy Mara Euzebia Rocha em 23/06/2016 às 18h17

Atitudes que precisamos em um Exército a frente da nação, como treinamento gostei é maneira de alerta aos soldados que estão nesse período de aprendizagem. Mas, me senti como se estivesse no Rio de janeiro, onde há essas situações com frequência e necessária; mas aqui no interior causou estranheza, apesar de que aprecio a familiarização entre a comunidade, pois há dois mundo o povo e o Exército; sendo assim, ver esse entrosamento, mesmo que seja para treinamento, trás mais acolhimento e sentido o porque do Exército enclausurado se é para servir a pátria.

Exército Brasileiro

Luis Angelito Miguel em 23/06/2016 às 14h48

Parabéns aos militares. É bom saber que estão preparados para combater estes atos de vandalismo. Precisamos das FFAA para limpar as estradas e ruas dos bloqueios do MST/MTST e outros bandos de vagabundos.

16/05/2025 00:00

A PARTIR DE SEGUNDA

Vacinação contra gripe para todos

Os 8 postos farão aplicação

16/05/2025 00:00

PLANETA ARROZ

República Dominicana virá para a 25ª Fenarroz

16/05/2025 00:00

POLÊMICA

Comissão especial para rotativo pago

Decisão acata parecer da comissão de Justiça

15/05/2025 16:26

Prevenção

Vacinação contra a covid em dois postos de saúde de Cachoeira

Nova remasse deve chegar nesta sexta-feira para a 8ª CRS

15/05/2025 14:36

saúde

Fisioterapia do SUS recebeu quatro novos aparelhos de ultrassom

Equipe realiza cerca de 480 atendimentos no mês

15/05/2025 13:21

Conteúdo do JP impresso

Filme nacional Manas estreia domingo no Cine Via Sete

Obra aborda a exploração sexual infantil na Ilha de Marajó

15/05/2025 11:23

Prevenção

Vacina da gripe será para todos a partir de segunda-feira em Cachoeira do Sul

Bebês a partir de seis meses poderão ser imunizados

15/05/2025 00:04

DECRETO MUNICIPAL

Estado aceita emergência da dengue

Gravidade sanitária reconhecida

15/05/2025 00:02

PÓS-ENCHENTE

Lula garantiu 377,8 milhões para Cachoeira

Prestação de contas traz hoje à cidade o secretário nacional de Reconstrução

14/05/2025 18:37

Cinema

Cine Via Sete vende ingressos para Lilo & Stitch

Filme terá sessão no próximo dia 22

14/05/2025 17:33

TRÂNSITO

Agentes de trânsito intensificam fiscalização dos estacionamentos rápidos

Somente nesta quarta-feira, até às 16h, três multas foram aplicadas.

14/05/2025 15:12

Reforma da ponte

Balsa Deusa do Jacuí está voltando para Cachoeira

Suplente Marcelinho da Empresa confirmou com responsável pela embarcação