26 famílias poderão permanecer na área de assentamento precário com casas de madeira

Ghignatti acolheu todos os invasores do Parque Primavera

25/01/2017 19:45

LUTA PELA MORADIA

acordo saiu melhor que a encomenda para o MNLM

Enfrentando chuva e sol, sem luz, água encanada ou esgoto, há três meses na área invadida no Bairro Parque Primavera, as 26 famílias cadastradas pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) vão dormir mais tranquilas nesta noite.

Surpreendendo a todos os presentes na audiência realizada nesta tarde, o prefeito Sérgio Ghignatti resolveu autorizar que todos permanecessem na área que pertence à Prefeitura, onde antigamente ficava o camping municipal, perto do Hipódromo do Amorim.

A única exigência de GG foi que todos os assentados se enquadrassem nos critérios legais anteriormente definidos e que constasse na homologação do acordo que os terrenos não podem ser vendidos, alugados, trocados ou emprestados.

No acordo homologado pela Justiça, ficou estabelecido que todas as famílias serão assentadas no lado sul, a parcela menor do terreno, de frente para a Rua Hélio Figueiró Fischer, que divide o assentamento em duas áreas.

Algumas famílias que hoje estão no lado norte da área terão de trocar suas casas para o lado sul, de modo que o lado norte fique livre para que o secretário Municipal de Planejamento Júlio Bittencourt possa elaborar um projeto para tentar captar recursos federais a fim de construir um novo conjunto habitacional para famílias de baixa renda.

GG ainda aproveitou para tripudiar em cima do líder do MNLM, ex-secretário de Planejamento Cristiano Schumacher: "Ele está assentando mais gente no meu governo do que nos quatro anos em que esteve na Prefeitura, mas o que importa é a dignidade para estas famílias", declarou.

OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS

Também ficou acertado no acordo que a Prefeitura vai emitir as autorizações para que os assentados solicitem as ligações de água e luz, respectivamente à Corsan e à RGE Sul.

A divisão dos lotes será feita em partes iguais pelo departamento técnico da Secretaria Municipal de Planejamento em conjunto com as famílias assentadas.

Os assentados tiveram de se conformar que algumas casas terão de ser desmanchadas e reconstruídas nas proximidades, conforme a distribuição dos terrenos que serão sorteados às famílias após a demarcação dos 26 lotes. A Prefeitura se comprometeu em fazer dentro de duas semanas a divisão dos terrenos.

O procurador jurídico também ficou de oficiar as distribuidoras de água e luz para que coloquem as redes de abastecimento passando defronte às casas. Contudo Leonel não descarta que o município tenha de ingressar na Justiça caso a RGE Sul se negue a fazer os investimentos necessários.

"A Corsan é mais simples, eles costumam ser parceiros da Prefeitura. Mas, pelo lado da distribuidora de energia a questão pode ser mais truncada", prevê.

Os moradores do novo assentamento se responsabilizaram por construir duas ou três fossas sépticas coletivas na área ocupada. Já a Prefeitura concordou em fornecer caçambas para levar da Ilha do Amor, no Bairro Bom Retiro, e da área ribeirinha do Bairro Cristo Rei, os materiais que sobrarem das antigas casas em área de risco que serão desmanchadas. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Corrupção

Hélio Deporte Neto em 27/01/2017 às 10h44

Vilnei, acho que Temer só cai se ameaçar o PSDB na eleição de 2018, o que acho difícil afinal ele é inelegível, pois é ficha-suja. Mas se tem fonte mais segura, aguardarei e irei comemorar quando Temer cair, mesmo sabendo que algo pior irá assumir. Você diz que pra ter maioria no congresso todos sucumbem. Porque será que Dilma caiu? Porque não sucumbiu? Ou foi devido das pedaladas fiscais? As mesmas que dois dias depois de Dilma sair o congresso liberou e hoje Temer pratica a vontade. Porque tirar Dilma por esse motivo e não cassar a chapa logo devido as denuncias que você cita? Porque processo contra a chapa se arrasta? Vilnei, tem até áudio de um senador dizendo que tem que tirar a Dilma pra barrar a lavajato e salvarem a própria pele. Foi golpe e quem apoiou ajudou para que muitos corruptos se salvem. E uma coisa é inegável, o país tem hoje um governo que ninguém votou formado por PMDB e PSDB aplicando o projeto derrotado em 2014. Só se chega ao poder sem votos através de golpe. Democracia foi pro saco. E quanto ficar divagando sobre ameaças comunistas, ditaduras, comparar Brasil a Cuba, Venezuela, Bolivia, é o discurso lá do golpe de 1964. E lá também o golpe usou das regras vigentes para se dizer legal. Então ao invés de dar golpe e defender queda de governos por ameaças, porque não tenta convencer do projeto que tu defende pra vencer uma eleição? Só votei na Dilma e no PT porque a outra opção era o Aécio e o PSDB, que já estiveram no poder entre 1994 e 2001 e, na minha avaliação (e segundo a eleição de 2014, na da maioria dos que escolheram um projeto) fizeram governos piores que os do PT. Isso é democracia, não o que o país esta vivendo hoje.

Escolha

Hélio Deporte Neto em 27/01/2017 às 10h05

Delmar, ou tu me acusa de ser petista, ou de ser socialista, os dois não dá. Mas seja qual for a escolha, já te adianto que estará errado.

INVASORES.

Adriano Bitencourt Chaves em 27/01/2017 às 09h43

Esse populismo demagogico irresponsável empurra o cidadão para uma vida precária e miserável, criam um legião de dependentes do estado, que acham que basta invadir e todos os seus desejos vão ser satisfeitos e com apoio profissional de arruaceiros temos essa mistura indigesta, ninguém se preocupa em produzir, apenas em ganhar. Entra em cena o prefeitão boa gente que não sabe de nada apenas conta com o acaso fortuito, atira para a galera e sai de cena como aquele que se preocupa, quando na verdade age com desdem, com negligência. Atender as demandas dos que gritam em troca do silencio é desleal com aquele que acorda cedo e trabalha seis dias ou até sete dias para no futuro comprar sua casa e muitos não conseguem a bendita casa e como não pertence a nenhum grupo de gritalhões não tem vez apenas quando devolve os impostos. É justo apartir de agora que todos os cachoeirenses que vivam de aluguel, com pai, mãe ou de favor agrupem-se e exijam moradia junto a prefeitura, usem os meios disponiveis na midia, jornais, revistas ou qualquer meio que agrupem essas ideias, inclusive o shumaker, chega de ser tratado como cidadão de segunda classe. As acusações do bonine não merecem considerações...

DILMA- TEMER A CHAPA CAI JUNTO.

Vilnei Garcia Herbstrith em 26/01/2017 às 22h01

Helio... tiraram a Dilma e agora vão tirar o Temer. A chapa está indo para o brejo. Descobriram as falcatruas em gráficas, financiamentos com verbas das Petrobrás etc, etc. Por outro lado, para devolver a ingenuidade, vc sabe que assumindo o poder até Santanás procura Jesus Cristo em busca de acordo para ter maioria no Congresso (Câmara + Senado) e, diante de cargos e verbas parlamentares , todos sucumbem, é, infelizmente, do jogo. A palavra de ordem da esquerda, GOLPE até caiu de moda. Todo mundo viu que passou até pelo Supremo, onde 99% dos ministros são indicados (filhotes) de Lula e Dilma. Se Câmara, Senado e Supremo legitimaram e se está na Constituição, é legal. E o mundo todo aceitou. Esqueceram de te passar um... telex? rss... Aqui, no mundo real todo mundo já sabe. Como disse, a única coisa que mudou foi aquela ranço a favor de Cuba, Venezuela, Bolívia e outras ditaduras explícitas ou disfarçadas da América. Um louco, como Maduro, que através de um passarinho fica sabendo do que o guru anterior, Chávez ainda quer dizer ao povo? Ou um ditador que com a família se locupletou do poder em Cuba, pregando a igualdade e que depois teve sua máscara derrubada ao descobrirem que tinha milhares de dólares espalhados em nome de laranjas pelo Mundo? Ou um índio louco que combinou com Lula antes que iria tomar conta do patrimônio da Petrobrás na Bolívia e que tudo iria ficar por isto mesmo pq os brasileiros iriam pagar? Eu nem vou adiante lembrando o mais médicos inventado por Dilma-Lula para dar dólares ao Fidel e impedir que a ilha quebrasse antes, pq agora é uma apêndice turístico dos EUA, prostituindo sua ideologia? Era isto. Abraço.

Deporte

Edson Bonine em 26/01/2017 às 20h39

Habitação popular é importantíssima. O local do alto do Amorim é fundamental para um projeto habitacional para os moradores ribeirinhos. Nossa história urbana demonstra, que não adianta construir núcleo habitacionais distantes da população a ser beneficiada. Cito o exemplo os moradores da Promorar, que oriundos da beira do rio Jacuí, acabaram voltando para seu local de origem, isto porque os familiares continuavam a residir na Cristo Rei, Aldeia e adjacências. O problema é que o reacionarismo da "corja" não quer ver os problemas sociais, sim, porque vicejam e subsistem pela miséria do povo.

HÉLIO DEPORTADO

Lecino Ferreira em 26/01/2017 às 20h38

Sou aposentado, mas ainda trabalho e onde trabalho é o local em que os que saem dos presídios vão todos os meses assinar um ponto determinado por juízes e também onde se cumpre penas alternativas. Bem, lá tinha uma advogada que pensava como vocês PTralhas, aliás, quase todos lá seguem essa linha - menos eu e a senhora da limpeza(huáhuáhuáhuáhuá). Essa advogada trabalhava lá há uns 10 anos - CTPS assinada e todas os benefícios da CLT. Ela fazia parte , nas horas vagas, de um grupo de sem-terras e sem tetos. Numa manhã qualquer ela chegou resolvida e junto à gestora disse: - Amanhã não venho mais. Vou para Belo Horizonte trabalhar para o MST - e sumiu e nem o acerto de contas fez, aliás, nem baixa deu na CTPS. Deixou 10 anos para trás. Em um mês foi considerada "abandono de emprego". Pois bem, passou-se 01 ano, 11 meses, 29 dias e 23:59 h e a Dilmalandra foi posta para correr. Acabou-se a ajuda para esses baderneiros. E nunca mais ouvi falar da tal advogada. Há duas semanas o órgão onde trabalho - que presta serviço ao Estado de MG -, abriu processo seletivo para técnico social com formação em Direito e adivinha quem enviou currículo via Internet? Aquela advogada. São assim os PTralhas sem causa. São todos assim como tu. OBs.; Essa advogada quando atendia aos apenados e eles lhes estendiam a mão para despedida, ela também estendia a dela, mas depois corria lavar com álcool. Isso é fato verídico e presenciei. Entendeu ou quer que eu grafite num muro de Cachorreira para entenderes? Acabem com o pão com mortadela e acabam os seguidores da ideologia lulopetralha. HUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁHUÁ....

Luta?

Luis Fernando Pereira Peres em 26/01/2017 às 20h37

Que luta tem esse pessoal? luta para eu é acordar todos os dias as 6h da manhã e sair para trabalhar. E vamos parar com essa de golpe, chora na cama que é mais quente.

Caro Deporte,

Delmar Pereira em 26/01/2017 às 18h47

Está sendo sínico, se não está desvirtuando a ideologia que apregoa, basta ver que defende com unhas e dentes a mulher sapiens 'impitimada' (cria do ex, o homem mais honesto do mundo ) Todos (sem exceção) os PeTista tem como Ideologia política a esquerda caviar (não distribuem o que é deles e sim o que é dos outros) no poder (diga-se de passagem a qualquer custo, mesmo que seja pela fome dos Brasileiros) e defendem o socialismo. Se intitulam e enchem o peito nos discursos, que são socialistas/democratas, quando na realidade são puramente SOCIALISTAS visando interesses próprios, e os exemplos estão aí na mídia todos os dias para quem quiser ver. Pense, ainda há tempo para mudar conceitos, não é feio ser dúctil é uma virtude.

DEPORTE

Rosalvo Lourenço em 26/01/2017 às 17h26

Claro que adianta, sempre tem um espaço sobrando, uma sala, um corredor, uma garagem. Além do mais que direito você acha que tem frente aos direitos coletivos de uma minoria que deseja apenas a divisão e um pouco das benesses que o estado oferece? Eles que precisam vir até mim para eu ensinar a eles como se luta. Primeiro, com vontade de trabalhar. Meu pai lutou e criou 10 filhos. E hoje, toda a família ganha dinheiro honestamente. Tenha coragem, vivente! Não sejas mais um vigarista trapaceiro!

Ocupacoes

Hélio Deporte Neto em 26/01/2017 às 16h17

Rosalvo, não adianta passar meu endereço, é uma residência familiar ocupada, e esses movimentos não ocupam (o correto é ocupar, e não invadir) imóveis de pobre, de famílias e trabalhadores. Vai lá falar com eles e conhecer um pouco da luta que tu vai entender melhor. Vilnei, o governo agora é PMDB/PSDB, ninguém votou nessa chapa. Estão no poder através de um golpe. Temer é refém do PSDB, o partido derrotado em 2014. Se não fizer o que Aécio e companhia quer, Gilmar Mendes derruba ele. Tu sabe de tudo isso. Não te faça de ingênuo. Fosse o mesmo governo, porque derrubar só a Dilma? Delmar, quando tu me viu elogiando o socialismo?

Só ironia

Edson Bonine em 26/01/2017 às 15h56

Discordo do amigo Cristiano, ser irônico não é tripudiar. hehehehhehe Boa tirada do GG, pensou uma saída conciliatória para a questão. Não entra em conflito, pois só cria mais tensão social, e propicia a oportunidade de elaboração de um projeto de habitação popular. Quando da obra, que esperamos aconteça, todos poderão ser felizes.

Caro Deporte,

Delmar Pereira em 26/01/2017 às 13h54

Se o socialismo é tão bom como afirmou e afirma categoricamente em diversos comentários aqui no fórum e o capitalismo é ruim, porque não vemos Brasileiros e americanos fugindo para o ''paraíso'' de Cuba ou outro pais socialista? Se acha ruim, doe todos os teus bens aos necessitados (como está fazendo o Prefeito, só que ele está 'ofertando' o que não é dele e sim bens dos outros) e depois migre para um país socialista, faça uso daquela antiga premissa .... os incomodados que se mudem, o que acha da ideia? Resposta nos link's colados a seguir! http://www.porcocapitalista.com.br/2014/01/6-fatos-que-seu-professor-esquerdista.html http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2011/01/867590-cubano-por-30-dias.shtml

DEPORTE

Rosalvo Lourenço em 26/01/2017 às 13h34

Ao menos uma vez na vida dê um exemplo decente. Passe por favor teu endereço aí em Canoas ou permita que o JP o divulgue para que possamos informar aos movimentos sociais de Porto Alegre que existe um imóvel pronto de um companheiro que adora socializar o que possui. Se não fizer isto, por favor, melhor é se calar ou fazer papel de trapaceiro moral.

O MESMO

Vilnei Garcia Herbstrith em 26/01/2017 às 11h57

Amigo Helio Deporte Neto, o governo ainda é o mesmo. Esqueceu que Temer é o vice de Dilma e foi eleito com os mesmos votos? Apenas saiu PT e assumiu PMDB sem o ranço comuno-socialista.

GHIGNATTI!

Rosalvo Lourenço em 26/01/2017 às 11h28

Nunca me enganou, populista de carteirinha. Dilapidando o bem público com este acordo infame. Com a palavra os vereadores. Quero saber se invasão em terras públicas rende lote. Aqui em Brasília deixaram invadir, e davam lotes aos borbotões. Hoje temos uma crise hídrica, inclusive com racionamento de água toda semana. Por fim repito: COM A PALAVRA A CÂMARA DE VEREADORES.

Brasil não tem democracia

Hélio Deporte Neto em 26/01/2017 às 10h30

Tivesse democracia no Brasil, não estaria sendo aplicado no governo federal o projeto derrotado nas eleições de 2014.

Invasão do Parque Primavera,

Delmar Pereira em 26/01/2017 às 10h13

Os Cachoeirenses estão muito mal comandados, pensem comigo; já fez uma 'folia' repassando verbas que são nada mais, nada menos que impostos pagos pelos trabalhadores assalariados e desempregados em detrimento a saúde, segurança e educação tão carentes de recursos (o Mestre Carnavalesco enche a boca dizendo que é Esmola), agora isentiva a invasão de terras (o que por nossa Carta Magna é crime). Uma dica para dar um basta, é os donos (os moradores da cidade) destas terras entrarem na justiça para estancar este oba oba com o dinheiro alheio. ''Dar'' o que é dos outros é muito confortável, quando invadirem terras compradas e registradas por ele, será que vai agir desta forma escandalosamente protecionista? Fica a pergunta! Onde ele quer chegar com estas determinações, penso que direto ao ostracismo!

INVADIR TUDO, DESDE QUE NÃO SEJA O QUE É SEU.

Vilnei Garcia Herbstrith em 26/01/2017 às 10h13

Inclusive vc Helio Deporte, incluindo tudo o que foi obtido depois disto, ou seja, terreno, casa, tv, carro.. Pode fazer uma doação para alguma tribo. Vamos esperar, publique aqui por favor a cópia do documento de doação. Quem quer viver sem lei, que vá viver em algum lugar que não tenha democracia nem cumpra Constituição. CONTAM QUE EM MEIO A UM DISCURSO DE UM LÍDER COMUNISTA ele perguntava... se vc tivesse UMA MANSÃO COM PISCINA, 3 CARROS MERCEDES, LANCHA, MILHÕES EM POUPANÇA E MILHARES DE HECTARES DE TERRA, VC DOARIA PARA OS POBRES? Todos levantaram a mão concordando. DAÍ O LÍDER COMUNISTA SEGUIU, E SE VC TIVESSE UM SÍTIO PEQUENO, COM PORCOS E GALINHAS, PLANTAÇÃO DE UMA HORTINHA, UM CARRINHO VELHO, VC DOARIA AOS POBRES? Todos levantaram a mão novamente concordando, menos um. O LÍDER CURIOSO, PERGUNTOU... MAS COMPANHEIRO, O QUE HOUVE VC ACEITOU NA PRIMEIRA VEZ QUE DOARIA MANSÃO, CARROS, PISCINA, DINHEIRO, TERRAS E AGORA QUE FALEI DE UM SITIOZINHO PEQUENO, CARRINHO E OUTRAS COISAS MENORES VC NÃO QUER? Resposta do que se negou: É QUE O SITIOZINHO, CARRINHO, GALINHAS, PORCOS E HORTINHA EU TENHO... Moral da história. A grande maioria é a favor de doar tudo ao pobres, desde que não sejam a suas coisas... Por favor...

Decepção

Jorge Silva em 26/01/2017 às 10h12

Falaram que com a saída do PT da prefeitura, tudo ficaria as 1000 maravilhas. Não é bem assim, prefeito com esse ato incentivando invasões, criando novas favelas, gatos de luz e água......... alguns irão se calar!!!

Donos

Hélio Deporte Neto em 26/01/2017 às 09h48

Quem é contra invasões, favor devolver as terras aos índios.

Subversão profissional incentiva a mais anarquia.

Vilnei Garcia Herbstrith em 26/01/2017 às 08h48

Acho a ação em si maravilhosa de parte da prefeitura. Mas não dou apoio a invasões jamais. Sou a favor de negociação, leis, ordem, disciplina, cumprimento das normais constitucionais. Tudo que foge a isto é vandalismo, anarquismo, subversão às regras. Na próxima vez serão 50 e depois 100. Esta é a regra do socialismo, do comunismo, do anarquismo. Tomar pela força, invadir, desapropriar, ocupar à força. E o líder disto tudo é um subversivo profissional. Sou contra este tipo de ação.

Acolhida dos invasores

ROSVITA HERZOG BRANDT em 26/01/2017 às 08h48

Coisa boa é ser invasor !!! Lei é para otário kkk

18/10/2024 15:08

DANÇA E CHOPE

Sábado de festa da alegria na SRB

Oktoberfest do Rotary Arrozais vai beneficiar a Apae e o Asilo

18/10/2024 13:34

Conteúdo do JP impresso

Medalha General Polidoro será entregue dia 25 no 13º GAC

Militares e parceiros da unidade serão condecorados

18/10/2024 00:00

DIA 25

Honraria militar

13º GAC entregará medalhas a militares e civis

17/10/2024 17:02

Música

Vigília do Canto Gaúcho a perigo neste ano

Secretaria da Cultura ainda não sabe se irá promover o festival

17/10/2024 14:21

30ª ROMARIA DE CACHOEIRA DO SUL

Tudo pronto para receber os devotos de Maria

Voluntários fizeram a manutenção do parque na Volta da Charqueada

17/10/2024 12:50

Conteúdo do JP impresso

Terror Sorria 2 estreia sexta-feira no Cine Via Sete

Maldição do sorriso tem sequência no cinema

17/10/2024 09:34

Leidy Festinalli focada no trabalho e no Estrelas do Laço

Plano é promover o rodeio novamente em 2025

17/10/2024 00:04

A 76 DIAS DA POSSE

E agora, Balardin?

Não são apenas os problemas herdados do Governo Zé: Cachoeira possui demanda reprimida em quase todos os serviços

16/10/2024 19:39

Cinema

Forja, o Poder da Transformação chega ao Via Sete

Filme terá sessão nesta quinta-feira

16/10/2024 00:02

RESTAM 13 ESCOLAS

Rede municipal encolhe no interior

Prefeitura encerrou atividades em mais duas durante o ano passado

16/10/2024 00:00

A 4 DIAS DA CAMINHADA

Galeto da 30ª Romaria começa sexta

Coordenador atua há 15 anos