Diretora de relações com a comunidade do JP conta a história social da cidade
Helena, 40 anos de colunismo
NOSSO JORNAL
A diretora do Jornal do Povo para as relações com a comunidade, Helena Vieira da Cunha, está completando 40 anos de jornalismo, uma vida inteira dedicada ao JP e ao colunismo social. Durante quatro décadas, Helena viveu e colaborou para a transição do que era convencional no colunismo social dos anos 1970 e 1980 para as modernas relações do novo milênio, sempre registrando os momentos mais felizes das famílias e as grandes mobilizações e causas abraçadas pela comunidade.
Foi em 1978 que a então professora de Língua Portuguesa Helena Vieira da Cunha, dedicada ao magistério na Escola Estadual Antônio Vicente da Fontoura, é convidada por seu pai, o então diretor do Jornal do Povo, jornalista Paulo Salzano Vieira da Cunha, para ajudar na substituição de outro histórico nome do colunismo social do JP, a também tenista Nenê Müller. Passou a atuar no anonimato, abastecendo a coluna “Sociedade em evidência” a partir de 24 de agosto.
Em 8 de janeiro de 1979, Paulo Salzano resolve dar novo nome ao espaço e fazer jus ao trabalho da filha. Nascia a coluna “Helena comenta”, mais tarde, com as transformações gráficas do JP, simplesmente “Helena”. Era uma época difícil de compor a coluna, principalmente pela dificuldade do uso de fotos. A reprodução de fotografias em jornal dependia de um complicado processo que envolvia o envio do material para Porto Alegre, levando vários dias para retornar no formato de clichês de metal. A coluna conta a própria história gráfica evolutiva da imprensa no Brasil.
COMUNIDADE
Além de colunista, Helena sempre participou da vida comunitária. Foi secretária municipal de Turismo no primeiro Governo Ivo Garske e integrou a diretoria do Clube Comercial, Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Fenarroz e Sociedade Rio Branco. Com a estruturação do Grupo Vieira da Cunha, assumiu a diretoria de relações com a comunidade, a partir de 2001, assumindo a organização dos mais variados eventos, da Noite dos Destaques ao Dia do Vizinho.
O colunismo social mudou bastante. Hoje a coluna registra acontecimentos sociais impensáveis nos primeiros tempos, como mães jovens, relações homoafetivas e cerimônias de segundas núpcias. Um estudo de suas colunas permite acompanhar toda a evolução do comportamento social de Cachoeira do Sul. Nos últimos anos, acrescentou uma faceta multimídia. Sua coluna é uma das mais acessadas diariamente no site do JP www.jornaldopovo.com.br, e uma versão diferente é apresentada diariamente na rádio GVC.fm, “Dicas da Helena”, campeã de audiência.
>> PARA SABER MAIS
Os grandes eventos e iniciativas do JP na mesa de Helena
* Dia do Vizinho
* Broto Cachoeira do Sul
* A Praça é Nossa
* Top of Mind
* Quadradinhos de Amor
* Noite dos Destaques
* Projeto Jornal do Povo/24ª CRE na Sala de Aula
* Campanha Cubra Cachoeira de Verde
* Rainha por Um Dia - Dia das Mães
* Promoção Dia da Avó
* Promoção Dia dos Pais
Grandes eventos sob comando de Helena
O Jornal do Povo surgiu no início do Século XX como uma folha cultural, com pretensão jornalística imparcial e um público leitor bem definido, a elite do conhecimento. O esporte, os acidentes e a Polícia ajudavam a fazer do JP um periódico popular, mas faltava muito ainda para ser verdadeiramente um jornal do povo. Este objetivo foi alcançado na medida em que o JP adotou - a partir dos anos 1980 - eventos e promoções de grande participação popular, com o Dia do Vizinho e o Top of Mind.
Estas iniciativas ajudaram a modernizar as relações de comunicação com a cidade. Hoje um evento na praça com a chancela do JP chega a reunir três mil pessoas. Só o JP na Sala de Aula atende mais de 10 mil alunos por ano, durante 10 meses. São eventos que demandam grande esforço, na maior parte do tempo deslocando boa parte do grupo gerencial e do quadro de colaboradores para atuarem fora de suas funções e horários.
INSPIRAÇÃO
Atrás desta estrutura está a inspiração de Helena Vieira da Cunha, uma Helena que somente o JP conhece, a empreendedora que lidera os grandes eventos programados para o ano do JP. “O Jornal do Povo tem um grande cunho comunitário. Nasceu com o propósito de se inserir nos lares, nas famílias, e jamais se despiu de sua responsabilidade de ser o promotor de eventos, o divulgador das grandes causas e, modernamente, também o congregador das comunidades, e Helena está à frente de todos estes passos. Ela é o rosto do JP”, emociona-se o diretor do Jornal do Povo e presidente do Grupo Vieira da Cunha, Eládio Vieira da Cunha.
>> IMPORTANTE
A coluna de Helena Vieira da Cunha está nas edições de terça, quarta, quinta e sexta-feira e edição de final de semana do JP. Todas as colunas estão disponíveis no site www.jornaldopovo.com.br. Diariamente, o “Dicas da Helena” pode ser conferido na rádio GVC.fm, no 106,1 do dial, também captável na internet.
Encontrou algum erro? Informe aqui
UMA HONRA
Vilnei Garcia Herbstrith em 26/08/2018 às 14h01Minha querida amiga. Lembro quando assumiu a posição da saudosa Nenê Müller, o que não era facil, com o mesmo brilhantismo e competência. Éramos novimos...kkkk... Parabénsss Helena, vc merece todos os aplausos. Milhares de registro sociais e fotos destacando nossa sociedade. Uma honra ter trabalhado contigo. bjs
PARABÉNS HELENA
Sérgio Almeida em 25/08/2018 às 17h02Cresci vendo minha mãe ler e comentar a respeito da Coluna da Helena. Nunca pensei que um dia seríamos colegas de jornal. Deixo meu parabéns e o desejo de mais 40 anos de sucesso. Vida longa à rainha Helena!!!
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping