Blog do Cinema (antigo)
Por Patrick Lima Prade
Homem ao mar (2018)
Goldie Hawn e Kurt Russell estrelaram em 1987 uma das comédias mais rentáveis do ano para a MGM: Um Salto Para a Felicidade (Overboard). Além disso o filme virou um clássico da Sessão da tarde nos anos 1990 no Brasil. A história é de um homem pobre pai de quatro meninos que encontra uma milionária sem memória, então ele resolve se aproveitar da situação dizendo ser o marido dela. Goldie Hawn vai do luxo para uma casa de pernas para o ar e nos deu momentos hilários como só ela conseguia fazer na época, uma das maiores comediantes do cinema, na minha opinião.
O casal na telona deu tão certo que eles estão casados desde então e são pais de dois filhos. Em 2018 a MGM resolveu fazer um remake do filme, e entrando na moda de alterar gêneros e etnias para agradar á todos. Não deu certo! Não que o filme tenha ficado ruim, mas o diretor perdeu a chance de fazer algo sensacional e perdeu a mão em um papel trocado. Quem não assistiu ao original pode se divertir muito e dar algumas poucas risadas, mas perder a chance de mostrar a hilária Anna Faris no papel que foi de Goldie Hawn foi um tiro no pé. Em vários momentos me peguei pensando que se o gênero dos personagens fossem mantidos, poderia ser um remake a altura do original.
O Filme
Leonardo é o filho de um milionário que está à beira da morte, mas ele nem sabe da saúde de seu pai pois está no mar em seu belo barco cheio de modelos e bebidas. Assim são seus dias e noites: festas e mais festas. A irmã de Leonardo está preocupada pois o pai pretende deixar a empresa para o filho vagabundo e ela quer tudo para si. Kate é uma jovem mãe de três meninas que tem dois empregos e ainda estuda para se tornar enfermeira.
Sua vida está um caos financeiro e ela não tem tempo para fazer tudo. O destino leva o grande barco de Leonardo no porto onde Kate trabalha limpando carpetes de iates. Durante uma limpeza os dois se desentendem e Leonardo joga Kate e suas ferramentas de limpeza na água, gerando um prejuízo enorme. Kate agora está ainda mais falida e desesperada, e Leonardo continua suas festas até que uma noite cai bêbado no mar sem ninguém ver. Acorda no dia seguinte na praia, e sem saber quem é ou de onde veio, ele é levado para o hospital da pequena cidade.
Sua irmã fica sabendo e resolve dizer para a família que Leonardo morreu em um ataque de tubarão e foi cremado devido ao mal estado do corpo. Agora ele está sozinho e abandonado no hospital, até Kate ver a reportagem no jornal local e ser convencida pela amiga à fingir ser esposa de Leonardo, até que ele pague o prejuízo em serviços. De posse de falsos documentos, Kate vai ao hospital buscar seu marido e ‘pai’ de suas três filhas. Então a vida de Leonardo se torna um inferno, enquanto Kate tem tempo para se dedicar aos estudos.
A farsa
Leonardo passa a ser então o ‘faz tudo’ em casa: desde trabalhos domésticos, até trabalhar em construções e entregas de pizza, e carregar as filhas de Kate para cima e para baixo. Kate faz o possível para evitar contatos íntimos inventando cada vez mais mentiras para o homem que está exausto e apavorado com a vida que leva. Enquanto tudo isso acontece, a irmã mais nova de Leonardo resolve fazer uma celebração para homenagear o irmão morto, e para isso tenta entrar em contato com a funerária onde supostamente ele foi cremado pela outra irmã. Nada é encontrado, nem registros de ataques de tubarão.
A família vem então do México para espalhar as cinzas no mar onde Leonardo foi atacado. A verdade está cada vez mais próxima e o exame de enfermagem de Kate também. Ela tenta contar a verdade para o falso marido, mas as filhas estão apegadas e não querem que ela lhes tire o pai. Resta então continuar com a farsa até a verdade bater à sua porta e tanto Kate quando Leonardo terão suas vidas e sentimentos questionados.
Informações
Homem Ao Mar tenta fugir da comédia clássica e entrar no clima de comédia romântica, por isso o tempo todo a questão do ‘dinheiro não traz felicidade’ é levantada, além do peso entre escolher uma fortuna de herança ou o amor de uma pobre mãe solteira. Nesse ponto o filme cumpre o prometido e se torna até interessante.
Como dito: quem não viu a versão original vai gostar muito dessa releitura. Algumas diferenças foram necessárias, já que na época atual é bem mais difícil forjar um casamento ou uma morte do que nos anos 1980, por isso algumas saídas meio óbvias e algumas coisas meio sem noção. A diversão é garantida, e Anna Faris é sempre engraçada.
Desde Todo Mundo Em Pânico (Scary Movie, 2000) ela veio estrelando um filme na cola do outro e já ultrapassa cinquenta participações em filmes, em sua maioria comédias, como A Casa Das Coelhinhas (The House Bunny, 2008) e a já citada franquia Todo Mundo Em Pânico (2000-2006).
O ator mexicano Eugenio Derbez atua na TV mexicana em séries e novelas desde os anos 1980 e chamou a atenção de Hollywood após o estrondoso sucesso do cinema mexicano Não Aceitamos Devoluções (No Se Aceptan Devoluciones, 2013), que ganhou remake na França e Brasil. Depois disso ele estrelou em Tempestade: Planeta Em Fúria (Geostorm, 2017) e voltou as comédias com Como Se Tornar Um Conquistador (How To Be a Latin Lover, 2017), outro sucesso que já foi refeito na França.
Em Homem Ao Mar ele não está engraçado, e o papel de um cara chato e arrogante não ajudou muito, outro problema da troca de gêneros dos personagens. Fica até difícil criar um carisma com o Leonardo e torcer que ele e Kate fiquem juntos no final. Acredito que todos os erros de direção não foram intencionais, já que o diretor Rob Greenberg é campeão em comédias, com as séries Frasier (1993-2004)e Como Eu Conheci Sua Mãe (2005-2014), além de filmes feito para a TV.
Homem Ao Mar foi seu primeiro trabalho para o cinema comercial e acho que a bomba poderia ter sido grande se ele não tivesse essa experiência. O resto do elenco está bem e as piadas são um quanto tanto sem graça, mas nada que deixe o filme ruim. Quem gosta de cinema e tem mais de trinta anos tem certo temor ao ver/ouvir a palavra remake, pois sabe que junto dela vem destruição de alguma coisa, mas assistimos esperando que o remake faça jus ao trabalho original, e raramente isso acontece.
A culpa não é dos filmes, e sim dos estúdios que não tem mais histórias pra contar e resolvem recontar algo bom de uma maneira ruim. Homem Ao Mar não é diferente, e o filme não deve ser responsabilizado pela péssima escolha dos produtores. Divirta-se, assista e tire suas próprias conclusões, não é perda de tempo e dá pra dar risadas em duas piadas.
Direção: Rob Greenberg.
Elenco: Eugenio Derbez, Anna Faris, Eva Longoria, John Hannah, Swoosie Kurtz, Mel Rodriguez e Josh Segarra.
Trailer Legendado 1: https://www.youtube.com/watch?v=Co67lH3ZZb0
Encontrou algum erro? Informe aqui