Elevador para cadeirantes estava estragado

Jovem deficiente física sofreu para entrar em ônibus da TNSG

09/11/2016 16:05 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

QUEIXA DA LEITORA

Portadora de uma doença degenerativa que a impede de fazer esforço com as pernas, a recepcionista Jordana Castro, 28 anos, viveu momento de sufoco para conseguir subir no ônibus da linha Cohab/Prado no final da semana passada. O elevador para deficientes físicos do veículo estava estragado e a jovem teve de subir as escadas de acesso ao ônibus.

“Sou usuária do transporte público urbano de Cachoeira do Sul há oito anos e periodicamente enfrento problema de acessibilidade nos veículos da concessionária TNSG. Já teve vezes que o ônibus da linha não tinha elevador e outras em que o equipamento estava estragado”, lamenta.

Jordana está em licença saúde, mas trabalha no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e para ir e voltar do serviço sempre utiliza ônibus.

O diretor operacional da TNSG, Waldir de Souza, pede desculpa a Jordana pelo ocorrido e destaca que da mesma forma que qualquer outro item do ônibus, o elevador está sujeito a estragar.

“Tão logo foi detectado o problema, já providenciamos o conserto”, observa Waldir. Ele frisa que 75% da frota da TNSG tem acessibilidade. “Dos 39 ônibus, 29 têm elevador”, reforça. Waldir acrescenta que a TNSG foi pioneira no Rio Grande do Sul a oferecer serviço de ônibus adaptado para deficientes físicos.

“Compramos nosso primeiro ônibus com elevador em 1998”, recorda o diretor. Desde 2009 a legislação federal determina que todos os ônibus fabricados no Brasil devem ter acessibilidade. Os veículos das TNSG que ainda não têm elevador foram adquiridos antes de 2009.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

LICITAÇÃO!

Antônio Augusto Brum de Oliveira em 11/11/2016 às 09h46

Cadê a licitação do transporte público, seu prefeito?

Concordo com o Senhor Rogério mas.....

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 10/11/2016 às 21h39

Não são todos que tem essa gentileza. Aqui na Fátima tem uma cobradora que mais parece um anjo, vê alguém subir com sacola com dificuldade . Ela levanta e vai ajudar, segura as sacolas pra passarem na roleta. Mas tem uns que parecem ter a bunda colada no banco. Acham humilhante ajudar o próximo. Uma vez peguei um ônibus na Saldanha. Tenho dificuldade pra subir ou descer, o cara deve ter me achado lenta ao descer. Nem bem pus os pés no chão ele saiu arrancando, por pouco não para embaixo do ônibus.

TNSG

Alessandro Vieira Rosa em 10/11/2016 às 09h05

SEM COMENTÁRIOS, DIRETOR NÃO SABE NEM O QUE FALA, NÃO SABE NEM QUE DESCULPA VAI DAR, ESTAVA ESTRAGADO!!! NÃO FOI VISTO ANTES DE COLOCAR EM CIRCULAÇÃO??? SE ESTAVA COM DEFEITO NEM PODERIA TER SAÍDO PARA RODAR!!!! E SE AMANHA TIVER UM COM DEFEITO NO MOTOR COM RISCO DE PEGAR FOGO??? VAO COLOCAR EM CIRCULAÇÃO???? BALELA, CONVERSA FIADA DE QUEM NEM SABE O QUE FAZ....BEM....OLHA DE QUEM É A EMPRESA!!!!! ISSO EXPLICA TUDO...FALTA DE RESPEITO COM AS PESSOAS......LICITAÇÃO JA!!!!!

DO SER HUMANO SE ESPERA TUDO

Rogerio santana flores em 10/11/2016 às 08h33

Do ser humano se espera de tudo e não é diferente aqui em Cachoeira do sul,acompanho desde 2000 por exemplo o caso de uma passageira que vimos crescer,e éla e portadora de deficiência e desde essa época os motoristas e cobradores carregam éla no colo auxiliando no seu embarque,hoje só não é mais feito isso porque éla não quer o engraçado é que isso ninguém comenta elogia ou mostra.porque acham ser normal. mas o que da notícia motiva a criticar é sempre melhor. ja dizia meu querido pai o que se faz de bom a vida toda não se mostra ou valoriza ,mas se você deslizar apenas uma vez esta crucificado pro resto da vida. agora pergunte a essa menina se éla gosta de ser ajudada.?e e depois falem alguma coisa e se interem bem das leis para depois emitir opinão.

Triste.

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 09/11/2016 às 21h00

Penso, que deveriam se adaptarem ou enquanto se não se adaptam, o cobrador poderia ajudar os deficientes.

queixa da leitora

Vilma Vidal em 09/11/2016 às 17h54

É triste mas o diretor da Empresa de Transporte Nossa Senhora das Graças sempre tem uma desculpa,eles nada cumprem e quando sai alguma reclamação na imprensa,sempre acham a desculpa mais adequada e a população que sofre.

17/10/2024 15:28

Terreno abandonado no Bairro Barcelos

Prefeitura irá notificar o proprietário

17/10/2024 15:22

Ponte caída na General Osório representa perigo para moradores

Crianças passam no local para irem à escola

14/10/2024 16:17

DOAÇÃO

Leitora pede doação de máquina de lavar roupas

Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (51) 99672-7004 ou pelo Jornal do Povo