Blog do Cinema (antigo)
Legado Explosivo (2020)
Liam Neeson está de volta aos cinemas! Isso quer dizer que tem muito tiro, porrada e bomba nesta que é uma das últimas participações do ator em filmes de ação. Esse ano, Liam disse que vai se aposentar de tramas do tipo “homem de um exército só”, que o tornou tão popular desde a trilogia Busca Implacável (2008/2012/2014). Mas não se desespere, esse ano ainda chega aos cinemas Na Mira Do Perigo e terminam as gravações de Memory, sua última trama de ação. O ator alega estar velho demais para papéis do tipo. Enquanto isso não acontece, a gente se diverte com Legado Explosivo, um suspense de ação que foge um pouco do tema “não mexa com a família do Liam Neeson”, mas desta vez é com a namorada e futura esposa, que está em perigo devido ao passado dele.
O Filme
Tom dedicou sua vida a roubar bancos, o que lhe deu o apelido de “O Bandido Entra-e-Sai”, porém ninguém sabe sua identidade. Durante esses anos roubando bancos ele arrecadou nove milhões de dólares que mantém guardados em um armazém de aluguel. E é justamente pela recepcionista do armazém, Annie, que Tom se apaixona. Sendo um dos bandidos mais procurados pelo FBI, Tom leva uma vida normal ao lado de Annie até a consciência bater e ele decidir que não quer viver uma mentira. Antes de casar com sua amada, ele pretende se entregar ao FBI. Com a intenção de devolver o dinheiro todo (ele nunca gastou um centavo, o motivo de roubar é outro, revelado mais para o final), Tom liga para o Capitão Sean e tenta fazer um acordo: devolver todo o valor em troca de um ano de prisão, com direito a visitas de Annie, que ainda nada sabe da história. O capitão manda dois de seus agentes investigar a veracidade dos fatos contado por Tom, e ao chegar ao armazém e ficar de frente para tanto dinheiro, os dois agentes decidem que é hora de mudar de vida, sumir com Tom e contar ao capitão que a história é falsa, assim como as outras quinze ligações feitas por estranhos assumindo ser o Bandido Entra-e-Sai no último ano.
Assim que se encontram novamente com Tom em um hotel, os policiais tentam se livrar dele e sem querer acabam matando outro agente. Tom se defende e consegue fugir, deixando para trás os agentes, que acusam Tom de matar o colega deles. Mas Tom tem uma carta na manga: o dinheiro no armazém é menos da metade do total, o resto está escondido em outro local, e ele só vai devolver depois que o agente confessar o crime. John e Ramon, os dois agentes corruptos, vão até o armazém tentar descobrir com Annie onde está o resto do dinheiro, em um confronto que termina com Annie em uma cama de hospital.
Habilidades Explosivas
Com a futura namorada no hospital e a acusação de assassinar um agente do FBI, Tom só tem uma alternativa: provar sua inocência, e que ele é, como diz o título original do filme, um Ladrão Honesto. Com habilidades com explosivos, e com informações sobre John e Ramon, Tom vai transformar a vida dos dois em um inferno, tudo para obrigá-los a confessar. Sua intenção não é matar ninguém, e sim trazer a verdade à tona! Porém John e Ramon não pensam assim e explosões, tiroteios, perseguições e adrenalina é o que não falta nos 100 minutos de filme. Annie ainda é um alvo fácil no hospital e Capitão Sean começa a se perguntar porque Tom, com toda sua fúria e habilidade, ainda não matou John e Ramon, e as suspeitas começam a ganhar forma em sua cabeça.
Enquanto Annie ainda não sabe a verdade, Tom precisa arrumar toda a confusão, conseguir que o FBI aceite suas condições e ainda convencer Annie de que ela deve esperar um ano para casar com um arrombador de bancos que será preso pelo FBI. É tanta coisa que só o Liam Neeson mesmo poderia interpretar Tom. Qualquer mortal no lugar dele teria pulado de uma ponte...
Finalizando
Como o nome revela, tudo em Legado Explosivo é resolvido a base de bombas e tiros, poucas cenas de confronto físico já demonstram o peso da idade em Liam, que continua um ótimo ator, mesmo em filmes “normais”, lembrando que ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em A Lista De Schindler. O filme é um ótimo passatempo, e a parte romântica do filme também deixa tudo perfeito, pois a química do casal é extraordinária, como pouco se vê. Minha palavra final é: vale sim a pena ir ao cinema ver o filme em tela grande! E nesse caso pode olhar os trailers, pois filmes de ação são meio previsíveis, então não tem spoilers que surpreendam. Vá em frente e divirta-se!
Se gostar e quiser bater um papo sobre o filme no meu grupo Cine Clube Patrick no Facebook (https://www.facebook.com/groups/221933446146985), ou na página O Mundo Anda Muito Louco (https://www.facebook.com/patrickprade666) esteja à vontade. Até semana que vem e bom filme!
Trailer legendado: https://youtu.be/DQcn5RWrfX0
Trailer dublado: https://youtu.be/dMi3oiQCsKQ
Encontrou algum erro? Informe aqui