Blog do Cinema (antigo)

Mau-Olhado (2020)

10/12/2020 09:20

No mês de outubro e novembro, grandes filmes de terror e suspense tomaram conta das plataformas de streaming em razão do Halloween, festa tradicionalmente americana, comemorada como o dia das bruxas, no dia 31 de outubro. Entre os canais, o que mais se destacou foi a Amazon Prime Vídeo, que em parceria com a produtora Blumhouse, produziu oito longas do gênero, lançando quatro no mês das bruxas e mais quatro que serão lançados no início de 2021. Entre as produções estão Caixa Preta (que parte mais para a ficção), A Mentira (suspense com drama familiar), Noturno (suspense sobre obsessão) e o melhor de todos, na minha opinião: Mau-Olhado. Um suspense psicológico sobre superstições e credos, principalmente indianos, país onde se passa metade da trama.

O Filme
Usha é uma mulher indiana, adulta, casada e mãe de Pallavi, de 29 anos que mora nos EUA. Usha e o marido já moraram nos EUA, mas por não se adaptarem, voltaram a Índia e a filha ficou para estudar.

As duas se comunicam diariamente por telefone e Usha se mostra cada vez mais preocupada com o futuro da filha, que pela tradição indiana, está “velha demais” para casar, por isso Usha marca um encontro ás cegas para a filha com um indiano que mora na cidade de Pallavi.

Ao ir ao encontro, o jovem não aparece, mas Pallavi conhece Sandeep, outro indiano que estava sozinho no bar, e os dois começam um relacionamento.

Estranhamente, Usha não simpatiza com o rapaz e sente que algo ruim vai acontecer com a filha, que Sandeep vai ser ruim para ela. Consultando médiuns e fazendo muitas orações para proteger Pallavi, Usha acredita que a filha está amaldiçoada por algo que Usha fez no passado.

Quando estava grávida de Pallavi, Usha foi atacada pelo ex namorado, e para se defender, acabou matando o rapaz obsessivo. Fugindo do local ela entrou em trabalho de parto, e nunca ninguém foi pego pelo assassinado do ex namorado de Usha.

Paranoia
Usha está convencida de que Sandeep não serve para sua filha, mas Pallavi está cada vez mais feliz, e agora noiva de Sandeep. Usha tenta convencer o marido e a filha de que ela precisa terminar o noivado antes que seja tarde. Ao ver os brincos que Sandeep deu de noivado para Pallavi, Usha se recorda de ter recebido os mesmos brincos trinta anos atrás de seu ex psicopata.

E o mais estranho: Sandeep nasceu nove meses depois que Usha matou o homem. Agora ela está evitando sair, conversar com pessoas, obcecada em resolver esse enigma, até que em uma primeira conversa por telefone, contrariada, com Sandeep, seu futuro genro promete “Fazer tudo para o bem dela!”, e Usha fica apavorada! Essa frase era dita pelo seu ex namorado sempre que batia nela! Agora ela precisa provar para todos que Sandeep na verdade é a reencarnação do homem que ela matou, e que vai se vingar dela através de Pallavi.

O marido marca um psiquiatra para Usha, mas essa consegue fugir e partir para os EUA com uma missão: impedir que a filha case com Sandeep e resolver seus problemas do passado com o ex, que ela acredita estar no corpo do jovem. Uma missão difícil quando todo mundo acha que ela está ficando surtada por ter voltado a Índia e relembrado toda a noite de pesadelo quando jogou o namorado de uma ponte.

Suspense
Mau-Olhado é um filme americano, mas pode-se ver e aprender muitas coisas sobre a Índia, e eu adoro os filmes indianos de Bollywood. A Índia é o país que mais produz filmes no mundo inteiro, sendo mais de mil produções em um ano, sendo seguido pela Nigéria e suas oitocentas produções anuais.

Lá os filmes são longos, em dois atos, tendo um intervalo entre o primeiro e o segundo ato. Mau-Olhado não usa nenhum artificio do cinema indiano, e seus noventa minutos passam voando, principalmente pela curiosidade em saber se Usha está certa e Sandeep é o homem que ela matou há trinta anos, ou se ela está apenas surtando com todos os acontecimentos, o fato de estar “perdendo” a filha única, de estar se sentindo abandonada sem as ligações diárias, e pelos traumas que vieram à tona quando ela voltou ao país onde quase foi morta e matou um homem.

Vemos na tela ótimas interpretações, de todos, o que aumenta ainda mais a expectativa. Vemos Pallavi feliz, Sandeep sendo romântico, e Usha afundando cada vez mais na sua paranoia. Em certos momentos você deseja que ela esteja certa, pois é triste ver seu desespero. Mas quando vemos o casal feliz, realizando seus sonhos juntos, torcemos que Usha esteja errada e em alguns momentos até sentimos raiva dela.


Conclusão
Mau-Olhado tem todas as características de um bom suspense, sem partir para o terror e sem clichês (alguns poucos, mas nada comparado a atuais produções). O filme tem outra diferença: é baseado num áudio-livro indiano.

É a primeira vez que vejo um filme baseado em um áudio, geralmente são livros que viram áudios-livros, mas Mau-Olhado não se encontra em versão de papel. 

Aproveite que estamos mais em casa e assista. Mau-Olhado é um exemplo de que vale a pena assinar a Amazon Prime, caso você ainda não tenha. Veja o trailer e decida! Até semana que vem!

Trailer legendado: https://www.youtube.com/watch?v=k6DwuFySp7g  

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
11/03/2021 08:22

A Sentinela (2021)

04/03/2021 08:20

Nomadland (2021)

25/02/2021 08:35

Tio Frank (2020)

18/02/2021 08:41

Ponto Vermelho (2021)

04/02/2021 08:21

Abaixo De Zero (2020)

28/01/2021 08:43

Legado Explosivo (2020)

21/01/2021 09:04

Amizade Maldita (2019)

14/01/2021 08:27

A Fera (2020)

07/01/2021 11:21

Estranho, Mas Verdade (2019)