Blog do Cinema (antigo)

Por Patrick Lima Prade

Medo Profundo 2: Abismo (2020)

13/08/2020 09:55

Existem duas franquias com o nome Medo Profundo: uma delas é com tubarão e a outra com crocodilo. Medo Profundo (47 Meters Down, 2017) e Medo Profundo: O Segundo Ataque (47 Meters Down: Uncaged, 2019) é uma duologia do Reino Unido que mostra os personagens em situações de perigo presos com um tubarão.

Já Medo Profundo (Black Water, 2007) e Medo Profundo 2: Abismo (Black Water: Abyss, 2020) é uma duologia australiana onde a ameaça é um crocodilo. É desse último filme que vou falar. Embora não tenha ligação com o primeiro filme, onde uma jovem e sua irmã ficam presas em uma árvore nos pântanos da Austrália, sendo cercadas e ameaçadas constantemente por um crocodilo faminto, esse segundo filme mostra um grupo de cinco amigos explorando uma caverna até então inexplorada.

O suspense e a ótima atuação do elenco do primeiro filme foram jogadas por água abaixo e o resultado é uma sequência mediana que serve para passar o tempo. Ao contrário do seu antecessor, o crocodilo quase não dá as caras na tela, e acho que isso é a grande frustração do filme, pois quando se assiste um filme sobre um crocodilo assassino, queremos ver o tal crocodilo assassino, e não só água se movendo.

Crocodilos
A febre de filmes sobre crocodilos ‘gigantes’ começou no final dos anos 1970 com o coreano Agowa Gongpo (1978), inédito no Brasil. No ano seguinte, a Tailândia lançou Crocodilo Assassino (Chorake, 1979) usando as mesmas cenas do crocodilo do filme coreano.

A Itália não ficou atrás e lançou o seu Crocodilo, A Fera Assassina (Il Fiume Del Grande Caimano, 1979). Mas foi só em 1980 que os Estados Unidos entrou na febre e lançou Alligator: O Jacaré Gigante (Alligator, 1980), que foi um grande sucesso na época e foi apresentado tantas vezes no SBT nos anos 1980 e 1990 que nunca mais se ouviu falar do filme.

Em 1991, Alligator ganhou uma continuação desnecessária e tão ruim que desistiram da franquia. Vale lembrar que em 1976, o diretor Tobe Hooper havia lançado nos EUA o filme Devorado Vivo (Eaten Alive, 1976), mas ainda era cedo para ter bons efeitos e lançarem um filme mais decente. De lá pra cá, o cinema nos presenteia com muitos filmes sobre o animal, alguns ótimos, outros bons, mas a maioria uma verdadeira perda de tempo.

Medo Profundo I é um exemplo de filme bom, assim como Pânico No Lago (Lake Placid, 1999), que teve três sequências que se encaixam na lista de “perda de tempo”. Outros bons são Primitivo (Primeval, 2007), Morte Súbita (Rogue, 2007), A Piscina (The Pool, 2018) e Predadores Assassinos (Crawl, 2019). Todos esses citados tem ótimas situações tensas e vale a pena dar uma conferida.

A Piscina é o mais curioso, onde um jovem fica preso com um crocodilo numa enorme piscina vazia de seis metros de altura em uma casa isolada. É suspense e adrenalina do início ao fim. Mas agora vamos ao que interessa: falar de Medo Profundo 2: Abismo!

O Filme
A situação de ficar preso em uma caverna com um crocodilo parece ter sido tirada do seu homônimo Medo profundo: O Segundo Ataque, só trocando o animal. Sim, as histórias dos dois filmes são as mesmas. Nesse, cinco amigos decide que precisam explorar uma caverna inexplorada até então, e depois da viagem, lá estão eles em um buraco andando em túneis estreitos e escuros.

Eles encontram uma gruta com um lago natural e resolvem explorar o lugar. Enquanto isso, lá fora uma tempestade causa uma inundação, e as águas carregam tudo o que vê pela frente, de troncos á rochas. Nesse momento os personagens percebem que a água está subindo e decidem voltar, mas alguma coisa os impede de atravessar o lago subterrâneo em direção à saída: um crocodilo enorme.

Divididos em dois grupos em rochas separadas, eles sabem que precisam fazer algo antes que a água os afogue ou os deixe à mercê do animal. Dois amigos se arriscam e conseguem ir até a saída da gruta, mas os túneis que levam para a saída da caverna estão bloqueados por água e pedras. Não há como sair, não há como ficar.

O medo acaba deixando os amigos irritados uns com os outros, levando uns á se arriscarem, outros á brigarem, revelando segredos e tornando a situação ainda mais tensa. Resta pouco tempo e eles sabem que precisam fazer algo: é hora de lutar! Será que alguém vai sair dessa vivo? Assista e descubra.

Medo Profundo 2: Abismo deve em breve estrear em algum serviço de streaming, já que foi o primeiro filme lançado no cinema no Reino Unido pós pandemia do Covid-19. A bilheteria não foi alta devido ao medo do vírus, e provavelmente não chegue nos cinemas do mundo todo. Vamos ver quem vai apresentar o filme por aqui. Fiquem ligados na minha coluna Via Streaming nas quintas-feiras no Jornal Do Povo impresso que avisarei assim que souber alguma notícia.

Algumas Curiosidades
O crocodilo possui apenas catorze espécies. Embora costumamos chamar jacarés e aligátores de crocodilos, eles não são da mesma espécie e se diferenciam muito em tamanho. Crocodilos podem chegar até três metros, embora em 2013 morreu o maior crocodilo de água salgada em cativeiro, com mais de seis metros.

Outro crocodilo gigante e ainda na ativa, o Gustave, tem estimados sete metros e pesa uma tonelada. Segundo os moradores do local, Gustave está na ativa a 30 anos, mas estima-se que ele tenha mais idade que isso, aproximadamente 100 anos. Gustave é famoso por ser um dos maiores crocodilos e se alimentar de um dos mais temidos animais da região: hipopótamos! Isso mesmo: ele come hipopótamos, e também pessoas.

Há boatos que em trinta anos, Gustave já matou mais de trezentos humanos na região. Ataques a animais grandes e pessoas são raros, mas por ser mais lento do que o normal devido ao tamanho, Gustave precisa se alimentar com presas maiores, ao invés de várias pequenas.

Até o exército já tentou caçar Gustave, mas seu couro é tão duro que as balas não penetram. Testemunhas dizem que ele nem sequer reage aos disparos efetuados. Gustave raramente é visto fora da água, por isso é tão difícil de ser capturado. O já citado filme Primitivo, em 2007, conta a história de uma equipe de TV que vai fazer um documentário sobre Gustave, e tem um encontro mortal com o animal.

Ao contrário do que se pensa, os crocodilos não mastigam suas vítimas, pois seus mais de oitenta dentes são desalinhados. Ele costuma morder (uma das mordidas mais fortes do reino animal) e girar a captura com o corpo até o pedaço rasgar e ele engolir inteiro, seja membros ou ossos.

Crocodilos são, depois das aves, os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente, tendo inclusive convivido com eles na época. O crocodilo de água salgada é hoje o maior réptil da face da Terra, e não possuem predadores naturais, se encontrando assim no topo da cadeia alimentar. Sua única ameaça é o homem, e raramente crocodilos atacam seres humanos, apenas quando são provocados ou se sentem ameaçados.

A expressão “lágrimas de crocodilo” existe porque quando suas mandíbulas cortam os ossos e carne da vítima, lágrimas costumam cair de seus olhos quando o alimento passa pelo céu da boca do animal, comprimindo assim sua glândula lacrimal. É um mito que ele chora de pena do destino de suas vítimas, como se acreditava em décadas anteriores.

Fique agora com o trailer do filme, e enquanto não chega por aqui, escolha algum dos filmes citados e vá se preparando para ver o crocodilo em ação!

Trailer legendado:
https://www.youtube.com/watch?v=E6ZMqc3qaLs  

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
11/03/2021 08:22

A Sentinela (2021)

04/03/2021 08:20

Nomadland (2021)

25/02/2021 08:35

Tio Frank (2020)

18/02/2021 08:41

Ponto Vermelho (2021)

04/02/2021 08:21

Abaixo De Zero (2020)

28/01/2021 08:43

Legado Explosivo (2020)

21/01/2021 09:04

Amizade Maldita (2019)

14/01/2021 08:27

A Fera (2020)

07/01/2021 11:21

Estranho, Mas Verdade (2019)