459 acadêmicos abandonaram ou cancelaram as matrículas nos cinco cursos oferecidos desde a inauguração

Metade das vagas ofertadas pela UFSM/Cachoeira está ociosa

17/09/2017 14:02

EVASÃO ESCOLAR

disciplina do quarto semestre de Engenharia de Transporte e Logística só tem cinco alunos inscritos

Das 1.330 vagas oferecidas desde que foi inaugurada, no segundo semestre de 2014, a UFSM/Cachoeira tem hoje 680 alunos matriculados. Isto é, praticamente a metade das vagas está ociosa.

Em alguns semestres nem todas as vagas foram preenchidas, apesar da insistentes chamadas secundárias nas listas de espera, mas o vilão é a evasão escolar. Entre os casos de abandono e cancelamento de matrícula, foram computados 459 alunos evadidos nos cinco cursos oferecidos pelo campus.

O campeão de deserções é o curso de Engenharia de Transporte e Logística, com 126 baixas, mesmo funcionando integralmente no turno da noite, o que teoricamente facilita àqueles que trabalham ou têm outras ocupações durante o dia. Já o que menos registrou evasões é o curso de Arquitetura e Urbanismo, com 54 alunos evadidos.

Os quatro cursos de engenharia da UFSM/Cachoeira oferecem 40 vagas cada, por semestre. O curso de Arquitetura é o menor, com apenas 30 vagas de ingresso por semestre.

O vice-diretor Hilton Gründiling garante que, assim como o não preenchimento de todas as vagas oferecidas a cada semestre, o problema da evasão escolar na UFSM/Cachoeira não é diferente da realidade enfrentada na UFSM/Santa Maria.

FALTA DE PREPARO

Ele reconhece que o índice de abandono nos cursos é alto, e que o do campus de Cachoeira possivelmente seja um pouco maior, mas atribui como motivo para a evasão escolar a falta de preparação dos alunos no ensino médio.

“Os estudantes chegam mal preparados e têm dificuldades para acompanhar cadeiras complexas como cálculo, física, álgebra etc. Então, depois de reprovar várias vezes, lá pelo quarto ou quinto semestre acabam abandonando os cursos”, analisa.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

CONCLUSÃO

Adriano Bitencourt Chaves em 19/09/2017 às 15h33

Não deixem o Luciano e bonine confecionar a BNCC...

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 19/09/2017 às 11h02

1 - Sem dúvida alguma o Bonine está certo... não adianta ter curso de engenharia numa cidade onde as pessoas tem interesse por qualquer área exceto essa... E 'bem interessante' que 'esquecem' nestas matérias de citar que em TODAS as universidades essas áreas são as que mais sobram vaga e que tem o maior índice de desistências... 2 - Universidades particulares tem é de ACABAR, porque 'venda de diploma' é BEM diferente de educação... Mas é claro que comerciantes e quem já lucrou com universidade particular sempre vai enaltece-las... se aprende ou não, se tem nível ou não não interessa, interessa é o lucro! 3 - A educação está coberta de erros no fundamental e no médio... E existem dois culpados, que são os 'programas educacionais' cheios de bobagem e que dão a recuperação da recuperação da recuperação da recuperação e os pais que não estão nem ai pra desempenho dos filhos, só querem é aprovação no final do ano, ou fazer barraco nas escolas quando acontece uma reprovação. 4 - O que fazer para melhorar a educação? Acho que de inicio, pelo menos três coisas: a) Diminuir o ano letivo para 180 dias DE AULA (sem feira do livro, sem festa junina, sem jogos de integração, sem cinema, sem 'atividades' contando como aula), pra não cansar tanto alunos, principalmente do fundamental, aumentando o nível dos conteúdos e a cobrança sobre os mesmos. b) Acabar com recuperações e empurrões - não sabe não passa!. c) Responsabilizar FINANCEIRAMENTE os pais quando um aluno vai mal em uma prova e/ou reprova, cobrando uma 'multa' ALTA para forçar que preocupem-se em mandar o aluno estudar e em fiscalizar seu estudo e evolução. Para evitar 'calote' nas multas elas deveriam ser descontadas diretamente dos salários e/ou dos benefícios que os pais recebem. Afinal, quando algo atinge a parte mais sensível do corpo humano - o bolso - a 'coisa' muda. 5 - Os dois grandes 'dodóis' de qualquer aluno sempre são matemática básica e interpretação de texto... ou seja, não adianta escola perder tempo com trigonometrias e cálculos de infinito... tem de caprichar e estender tabuada, quatro operações, porcentagens e equações. No português, aquelas babaquices de gramática de saber o tipo de componente de frase tem de ser abandonadas e caprichar é em interpretação de texto, porque isso é que faz com que aluno vá mal em TUDO o resto da vida. 6 - Os IMBECIS em plantão eterno em qualquer lugar tem de entender e aprender que os absurdos que norteiam nossa (DES)educação vem da LDB, 'parida' em 1996, no 'grande' DESgoverno FHC, do 'magnífico' PSDB...

Educação

Adriano Bitencourt Chaves em 18/09/2017 às 16h34

https://m.facebook.com/groups/286760481513667?view=permalink&id=727348307454880 A educação ptista foi um bom negócio para gestores corruptos ligados ao ensino, essa gente precisava ser comprada...

Causas e consequências

Edson Souza em 18/09/2017 às 11h45

Os professores de Matemática e Física se queixam que os alunos chegam sem base ao ensino médio, parece que decorar a tabuada ficou "demodê", sem falar do próprio sistema que deixa a gurizada sem querer nada com nada, como bem referiu-se o Dimas, pois sabem que há a recuperação da recuperação da recuperação... enfim, é o professor que tem que se explicar se reprovar os desinteressados.

Vagas Ociosas

Dimas Estrázulas de Oliveira em 18/09/2017 às 10h14

Há ideia de que abrir um campus em uma cidade é muito bom para a cidade e para a Universidade... o que na prática em vários estados do país mostra-se não confirmar essas expectativas. Abrir um campus da UFSM que tem a sede a +- 100 km de Cachoeira não se justifica... ; seria muito melhor investir esses recursos na manutenção e aumento da(s) casas de estudantes, melhorar/aumentar o restaurante universitário lá, que permitiria o acesso de maior número de estudantes. Respeito a opinião mas financiar vagas em instituições particulares, na minha opinião, pode também não ser bom tendo em vista que nas avaliações das universidades e cursos, as universidades federais e algumas estaduais sempre têm melhor avaliação do que as particulares... que nos últimos anos proliferaram mas com qualidade duvidável. Quanto ao ensino nas escolas públicas, tem se tornado precário, por vários motivos. Entretanto, na minha opinião, a criação dada a essa gurizada hoje contribui muito para que não queiram nada com nada. Os livros estão aí, a internet tem muita coisa boa mas o interesse dessa "geração de cristal" que não podem ouvir um não e quase nunca tem limites é muito baixo por qualquer coisa que exija esforço.

Exatas

Edson Bonine em 18/09/2017 às 08h08

Coloquem os cursos de humanas, como direito, jornalismo, etc ... o índice de evasão cai lá embaixo. Imagine um aluno de uma escola pública da cidade, que a pau e corda passa em matemática, no primeiro semestre tem que fazer a cadeira de cálculo infinitesimal I? Vai revisar funções e estudar limites, ai começa o desespero. Isto sem falar na física I e outros conteúdos das exatas. No campus central de Santa Maria, também é assim. O ditado é que a engenharia é a maior formadora de advogados, filósofos, historiadores, ...

Desistências

Paulo Sanmartin em 17/09/2017 às 21h07

Já escrevi a este respeito. E nós pagando toda estrutura como se houvesse alunos em numero compatível... na verdade seria muitíssimo mais barato comprar vagas no sistema particular... e o pessoal lá de dentro jamais vai denunciar algo como estas enormes evasões... e isto é assim em todo Brasil, nossos impostos pagam por milhares e milhares de vagas simplesmente desperdiçadas. E na UERGS, este absurdo que o Olívio Dutra inventou (onde pagamos para muita gente de outros estados estudar), deve ser semelhante.

SEQUELAS...

Lecino Ferreira em 17/09/2017 às 19h55

...da "Pátria Educadora". Não basPTa querer enPTrar numa faculdade tem que ter base para isso e, o que se vê, no ensino médio, É A FALÊNCIA DO ENSINO NO Brasil ocasionada por um desgoverno mentiroso e ladrão, que desde 1.985 vem acabando com tudo em nossa Nação.

18/10/2024 00:06

JORNALISMO EM SALA DE AULA

Ao trabalho, repórteres por um dia

686 alunos de 17 escolas foram cadastrados na competição estudantil

18/10/2024 00:05

Tempo Rosa

JP segue apresentando as mulheres engajadas no Calendário Rosa 2025

18/10/2024 00:03

4 DIAS DE CULTURA

Feira do Livro com 15 autores

Evento começa na próxima quinta-feira, na Feira Livre Ivo Garske

18/10/2024 00:00

Mortes

18/10/2024 00:00

FOTO DO LEITOR

Descaso com as ruas do Bairro Bom Retiro

17/10/2024 16:35

FALECIMENTOS

Obituário

17/10/2024 13:56

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Noite para aplaudir os 40 anos da AME

Jantar festivo para 130 pessoas ocorre no Sindilojas

17/10/2024 00:01

SINDICAL

Professor estadual de volta às urnas

Nei Sena tenta revanche contra Dina no Cpers

17/10/2024 00:00

Mortes

16/10/2024 17:07

Sindicato

Nei Sena tentará revanche contra Dina no Cpers

Eleição está marcada para novembro

16/10/2024 16:31

FALECIMENTOS

Obituário