Portaria assinada pelo ministro Antônio Nardi revogou habilitação da unidade por descumprimento de prazo
Ministério da Saúde revoga habilitação da UPA e quer de volta o dinheiro da obra
MINI-HOSPITAL ABANDONADO
Construída em 2012 e pronta para funcionar desde maio 2013 – quando recebeu móveis e equipamentos – a até hoje nunca usada Unidade de Pronto-atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul teve sua portaria de habilitação revogada pelo Ministério de Saúde (MS).
De número 1.079 e datado de 24 de maio de 2016, o documento assinado pelo ministro da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, esclarece que a penalidade foi aplicada por descumprimento de prazo.
A contar da data de habilitação da UPA do município (11 de agosto de 2009), a Prefeitura tinha cinco ano para colocar o serviço em funcionamento. O prazo venceu em agosto de 2014.
Na mesma portaria em que revoga a habilitação da UPA de Cachoeira, Nardi determina que a Secretaria de Atenção à Saúde do MS adote os procedimentos necessários para imediata devolução dos valores financeiros – acrescidos de correção monetária - investidos na UPA.
Na época da obra os repasses totalizaram R$ 1,4 milhão. O valor será corrigido pelo Ministério da Saúde conforme as liberações dos recursos para a obra, que ocorreram entre agosto de 2011 e dezembro de 2012.
Além da UPA de Cachoeira, outras quatro no país tiveram a habilitação revogada no país, sendo mais uma no Rio Grande do Sul, a de Uruguaiana.
O prefeito Neiron Viegas levará o caso para o Ministério Público Federal (MPF). “É um absurdo o próprio governo que ajuda a trancar a abertura da UPA por recusar-se a contribuir com a manutenção do serviço estar fazendo este tipo de cobrança”, destaca.
“Se o governo federal e o Estado cumprirem suas obrigações legais com relação ao custeio da UPA, nós abrirmos a unidade na mesma hora”, acrescenta.
“Já temos até autorização da Câmara de Vereadores para contratarmos o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para gerir a UPA, o que inclui de mão de obra a remédios e manutenção de equipamentos”, completa.
O HCB cobrou R$ 600 mil mensais pelo serviço e a UPA só não abriu ainda porque a Prefeitura não tem condições de arcar sozinha com o custo.
O governo federal, conforme a legislação, deveria bancar 50% do custo da manutenção da unidade. Já para o Estado a participação legal é de 25%, mesmo percentual da Prefeitura.
Entretanto, nem o Estado e nem a União se comprometem com os repasses e Neiron teme que o Município tenha de pagar a conta sozinho e não consiga, tendo de, além de suspender o serviço, deixar um prejuízo ao HCB, o único hospital de Cachoeira e que é fragilizado economicamente.
Para conseguir se manter, o HCB conta com campanhas comunitárias permanentes, como doação de moedas de troco e colaborações espontâneas via conta de energia elétrica.
Encontrou algum erro? Informe aqui
E AGORA JOSE....
Carlos Ramos Machado em 08/06/2016 às 00h00....ou melhor dizendo, cidadão! E agora o que fazer? MPF? Culpando a quem? Michel Temer que assumiu interinamente ou Dilma Roussef? Dilma é do mesmo partido do Prefeito e estava na vigência do seu do seu mandato quando a UPA ficou pronta e também no poder estadual estava o PT, ou seja faz-se despesas para os outros cumprirem mas, não se deixa caixa para tanto e, no caso do governo Dilma fez-se despesas sem a menor possibilidade de honrar. Temer poderia ate assumir esta bronca em nome da saúde publica tanto de Cachoeira quanto de Uruguaiana e se por um azar destes da vida Dilma voltar,o que é bem pouco provável, mas não totalmente descartável, sera que ela se dignaria a manter? Obvio que não. Numa politica movida a ódios e mesquinharias tudo que Temer vier ou viesse a fazer seja de bom e salutar ou não seria sim desfeito no outro dia. O prejuízo seria de quem assumisse a administração da UPA. E o que faria o Prefeito neste caso? Teria a coragem de ir ao MPF contra a Companheira? Duvido! mas, com certeza Temer levaria a culpa isto é inegável. Assim, fica a lição: Não creiam em populistas pois eles so sabem fazer jogo de cena e sempre tem um culpado de plantão. A UPA esta pronta, a saúde publica requer sua operacionalidade mas, no entanto, ninguém por ela se responsabiliza, tomara que não se torne mais um elefante branco com uma pesada conta para o próximo Prefeito pagar. Os pouco mais de treze anos de petismo, de esquerda bolivariana, estão custando muito caro para o Brasil e os Brasileiros, mas, o mais triste disto é que tem muita gente com fama de inteligente que se recusa a admitir isto. É bom acompanharem o que ocorre na Venezuela!
Sr. Deporte,
Delmar Pereira em 04/06/2016 às 15h47Me permita dizer que está desatualizado em relação o que está acontecendo no nosso Brasil, verifique no link abaixo, o vídeo o que ele disse em relação a Saúde e Educação que não serão modificados. No Temer o Senhor votou por tabela, também não aprovo pois ele que era unha e carne com este Partidinho (do Lula e Dilma) que graças a operação ''limpeza a jato'' está fadado a extinção. Quanto a competência do PT, tens toda a razão, pois são uns crápulas, sem vergonhas que queriam de todas as formas a perpetuação no poder, mesmo que com isso tivessem que roubar dos trabalhadores assalariados. #O Brasil está mudando http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/percentuais-para-saude-e-educacao-nao-serao-modificados-diz-temer.html
CULPAS.
Adriano Bitencourt Chaves em 04/06/2016 às 11h57Temer tem que pagar as contas dos desatinos da populista irresponsável dilma,como não dá para atender Deus e o demonio, talvez o presidente esteja escolhendo atender o povo de Deus.
Incompetencia
Hélio Deporte Neto em 04/06/2016 às 11h31Sem falar na incompetência dos governos do PT pra botar a UPA em funcionamento, Temer simplesmente está dizendo que seu governo não vai fazer nenhum esforço para oferecer serviço de saúde a população. É isso.
...................
Rosalvo Lourenço em 03/06/2016 às 19h27O importante que o Espaço Orelhinha está funcionando. O que é mais importante para o governo petista? A doutrinação, lógico! A doutrinação formam cidadãos conscientes dos direitos e não dos deveres burgueses que a todos massacra! Sinceramente, UPA para quê? Para os ricos irem para lá se tratar? Não mesmo. Temos os médicos cubanos que atendem muito bem a população . Desafio qualquer um aqui a me provar que a UPA seria melhor que médicos cubanos? Desafio qualquer um a me provar que o espaço orelhinha não é mais útil ao povo. Parabéns Neiron e a toda a sua equipe, em especial à Vice-prefeita. E tenho que criticar essa oposição raivosa aqui do fórum. Vocês querem que em somente em 3 anos alguma administração coloque uma UPA para funcionar? ô raça! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
não
José do Nascimento em 03/06/2016 às 19h27não foi culpa dos gestores, apenas faltou tempo.... gestores, tenham no mínimo vergonha e assumam ou sumam.
Tsc, tsc, tsc ...
Luis Angelito Miguel em 03/06/2016 às 19h27O prefeito diz que vai ao MPF e diz que "é absurdo o próprio governo que ajuda a trancar a abertura da UPA por recusar-se a contribuir com a manutenção do serviço estar fazendo este tipo de cobrança". Só queria lembrar que o governo que recusou a contribuição era o governo que tinha a Dilma (do PT) como presidente da república. Na certa, vai querer culpar o Temer pela falta de apoio. Elegeu-se vendendo a ideia do alinhamento das estrelas, e o resultado é este. Por isso, é melhor nem ser candidato e ir para casa dormir.
O HOSPITAL ( HCB )
Regis Moraes em 03/06/2016 às 17h31Cobraria 600 mil mensais para operar a UPA ,o oue daria sete millhoes e pouco por ano ,exatamente a quantia gasta pela prefeitura com dinheiro do contribuinte para manter a CAMARA DE VEREADORES,,agora eu pergunto; oque tem mais utilidade para o municipio? uma UPA ou uma CAMARA DE VEREADORES?
FALTOU COMPETÊNCIA
Luiz Carlos Romani em 03/06/2016 às 17h17Neiron, teve toda a oportunidade quando dizia em sua campanha "O ALINHAMENTO DAS ESTRÊLA", porém, sabe nada de gestão, come na mãos de terceiros. Não pode acusar o governo federal atual, deve sim criticar a Dilma que não cumpriu com o contrato. Eu já havia dito isto há meses, que este elefante branco que GHIGNATTI, buscou para Cachoeira, iria dar nisto. Nem Neiron, nem Ghigantti, possuem qualificação para serem prefeitos, com isto esta cidade paga pela incompetência. Precisamos em outubro deste ano, eleger pessoas qualificadas, deixar da mesmice, deixar de votar em boa aparência, o que conta e soma, é sim a qualidade. Pensem nisto, ainda há tempo para buscar novas lideranças com capacidade de empreendedorismo. Chega de pseudos gestores. Querem melhores condições de vida, mais emprego e renda, mude seu pensamento em relação aos que já estiveram nesta prefeitura e só não realizaram absolutamente nada.
Pontes da enchente ficam para Balardin
Prefeitura não abriu processo de licitação
Quociente eleitoral poderá mudar
Processos contra Valdiva e Ancoradouro alteram a matemática
Eleitos e, agora, diplomados
Bala, Dulce e a 19ª legislatura receberam diplomas da Justiça
Bala anuncia última secretária
A mais nova integrante do primeiro escalão veio de Rio Grande
Júlio Lopes volta à 8ª CRS
Governador atendeu o MP e desconvidou Marcos Rubim de Freitas
Júlio Lopes volta para o comando da 8ª CRS
Nomeação do novo coordenador foi tornada sem efeito
Nova secretária do Governo Balardin vem de Rio Grande
Economista Paola Braga assumirá a Secretaria de Gestão e Governança
Bala anuncia mais 7 nomes
Formam quadro para 2º e 3º escalão