Imóvel que pertenceu a Antônio Vicente da Fontoura corre risco de virar bloco de apartamentos
MP é acionado para salvar a Casa 500 da Rua 7 de Setembro
POLÊMICA
Com extensa ficha de atuação como voluntária em ações de proteção do patrimônio histórico-cultural em Cachoeira do Sul, como a recuperação da Ponte de Pedra e do Paço Municipal, a arquiteta Elizabeth Thomsen, junto a um grupo de apoiadores, entregou uma manifestação ao Ministério Público (MP) pedindo que o órgão intervenha pela preservação da casa número 500 da Rua 7 de Setembro, na esquina das ruas 7 de Setembro com Conde de Porto Alegre, que recentemente teve a demolição autorizada em votação no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (Compahc) do município.
A promotora Maristela Schneider, que responde interinamente pela promotoria especializada durante as férias da promotora Débora Becker, adiantou que o MP irá acompanhar o caso.
O documento também foi assinado pelo marido de Elizabeth, o publicitário e fotógrafo Renato Thomsen, pelo médico Eduardo Florence, pelo arquiteto Tiago Casarotto, e pelos professores do curso de Arquitetura da UFSM/Cachoeira, Letícia de Castro Gabriel, que é mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, e Mateus Rosada, doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo.
ATO DISCRICIONÁRIO
A decisão final sobre a retirada do imóvel da lista de bens inventariados como patrimônio cultural é do prefeito Sérgio Ghignatti. Ele pode homologar ou não a decisão do Compahc, já que o órgão é meramente consultivo.
GG diz que, por enquanto, prefere não se pronunciar sobre o tema já que ainda não chegou à Prefeitura o ofício do Compahc comunicando sobre a decisão de desinventariar a propriedade.
O procurador jurídico da Prefeitura, Leonel Gonçalves, também poupa comentários, mas adianta que no seu entender a homologação ou não do desinventariamento da Casa 500 é ato discricionário do prefeito, não dependendo de parecer do MP”.
O imóvel hoje pertence à família Melatti, dona da Sorveteria Doce Deleite, que pretende vendê-lo ao empresário Diego Michels, proprietário da DM Construções, para que a casa antiga seja demolida, dando lugar a um bloco de 20 apartamentos.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Vizinho
Edson Bonine em 11/05/2018 às 08h51Independente que a propriedade só tenha sido de Antônio Vicente da Fontoura, o fato é que a casa é um bonito projeto arquitetônico. Que esta localizado no centro histórico e esta de pé! Exatamente para que não se repita os exemplos abaixo relacionados, é que ela deve ser preservada, e como todas as outras inventariadas, contar com apoio da administração pública para sua manutenção. Para conhecimento dos vizinhos da praça Borges, toda a semana nas sessões da câmara, os vereadores se manifestam contra o desleixo deste local.
Visinho
Carlos Gossling em 11/05/2018 às 00h04Me criei na Rua Conde de POA nunca ouviu falar que a referida residência fosse do finado Antonio Vicente da Fontoura. QUEM SABE É DA ALMA DELE. Esse pessoal do COMPHAC se não sabe o que fazer vão preservar o que ainda esta de pé. Como por exemplo a Praça Borges. DEIXARAM a gare da Ferroviária de Ferreira cair para se preocupar.
Cachoeira do Sul tem 15,5 mil imóveis conectados na rede de esgoto
São 589 imóveis com rede disponível, mas sem a ligação
Espaço 4.0 nos planos da Prefeitura
Secretaria de Desenvolvimento Social planeja reativar o lugar
Feira da Saúde será no Bosque
Evento será na próxima terça-feira
Idosos representam 68% dos vacinados contra gripe
Já foram aplicadas 3.856 doses ao total
Esgoto para mais 255 imóveis na zona leste de Cachoeira do Sul
Investimento da Corsan será de R$ 1,2 milhão nos bairros Barcelos e Bom Retiro
Filme Pecadores chega sexta-feira ao Cine Via Sete
Longa é o mais bem avaliado da temporada
Agentes de trânsito ganham novos uniformes e Balardin posa de azulzinho
Servidores receberam um novo kit completo de uniformes e passarão por formação completa
Rede privada perde 550 alunos em um ano
Baixa foi de 16,8%, com o volume de estudantes passando de 3.275 para 2.725 de 2023 para 2024
Farmácia do SUS no feriadão
Local funcionará também como posto de vacinação contra a gripe
Animação Rei dos Reis estreia sexta-feira no Via Sete
Serão duas sessões diárias na sala do Orlando Plaza Shopping
700 vacinas do covid-19 para Cachoeira
Postos de saúde receberão nesta quinta-feira