Grade, cerca elétrica e câmeras não evitaram ataques na Horácio Borges

Nada segura bandido que ataca no Soares

15/01/2017 17:19 - por Robson Neves robson@jornaldopovo.com.br

Criminalidade

câmeras gravaram a ação do ladrão - Foto: Robson Neves

Apesar de estarem equipadas com sistemas de segurança que lhes deixam parecidas com fortalezas, casas estão sendo invadidas por um ladrão no Bairro Soares, uma das áreas nobres de Cachoeira do Sul. Na semana passada, três residências foram alvo de um marginal, todas localizadas na Rua Horário Borges, a duas quadras do Beco dos Trilhos, que concentra alguns pontos de tráfico de drogas e receptação da cidade.

O professor Carlos Valvir Soares Pereira, 65 anos, não sabe o que fazer para se proteger dentro de sua casa, onde reside há 10 anos, na Horácio. A grade alta e cerca elétrica não foram suficientes para evitar que um ladrão entrasse na casa para furtar, tudo filmado por câmeras de segurança. Foram duas invasões durante a semana passada. "Me sinto completamente inseguro. Não sei mais o que fazer. É preciso que alguma coisa seja feita, pois não podemos mais viver em paz", frisa Valvir.

O primeiro furto ocorreu na tarde de segunda-feira passada, quando um criminoso fez uma limpa, levando aparelho de som, motosserra elétrica, chuteira, caixa de ferramentas, extensões elétricas e um netbook. Tranquilamente, o bandido pulou a grade e a cerca elétrica, entrou na casa e praticou o crime. Sem se preocupar em estar sendo filmado, ele fez o mesmo caminho para fugir.

Três dias depois, o marginal voltou, desta vez para furtar um celular e um notebook. Valvir estava na cozinha tomando café e não percebeu o criminoso invadir o seu quarto e levar os eletrônicos. Ele calcula que sofreu um prejuízo de cerca de R$ 4 mil com os dois furtos.

Outras duas casas foram atacadas na mesma quadra de Valdir durante a semana passada. Uma moradora teve toalhas levadas do varal, mas preferiu não ir à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para denunciar o crime, embora seu sistema de câmeras de segurança tenha flagrado a ação do bandido, que atacou na madrugada.

Em uma outra casa, uma televisão Sony, de 32 polegadas, foi furtada na tarde de quinta-feira, crime que causou um prejuízo de R$ 1,8 mil. Apesar de preferir não se identificar, a vítima relata que marginal que furtou a sua TV é o mesmo que atacou a casa de Valvir e da outra vizinha.

Para praticar o crime, o ladrão pulou o muro equipado com grade, com cerca de 2,5 metros de altura. Dentro do pátio, o bandido aproveitou que uma janela da casa estava aberta e levou o aparelho. A vítima estava em casa e não percebeu nada.

Moradora do Soares há 13 anos, esta é a terceira vez que a dona-de-casa sofre com a ação de bandidos, que em outras oportunidades levaram a sua bolsa e arrombaram um carro dentro do pátio.

Polícia Civil está investigando

O delegado Ricardo Milesi relata que agentes da 1ª Delegacia de Polícia estão investigando os furtos no Bairro Soares. Ele prefere não antecipar detalhes e destaca que denúncias podem ser feitas através do telefone 197.

O denunciante não precisa se identificar e pode informar quem comete os furtos e quem recebe os objetos, na maioria das vezes trocados por drogas. Ainda nesta semana, ele deve receber imagens da ação de um marginal furtando no Soares, o que ajudará na investigação.

Brigada Militar em alerta para tentar prender

O comandante da Brigada Militar, major Jaime Roberto Soligo Filho, pretende dar um basta em breve na onda de furtos no Bairro Soares. Ele afirma que já existem suspeitos e que as rondas estão sendo feitas na tentativa de efetuar uma prisão em flagrante. Mesmo assim, como não são crimes considerados de alto potencial ofensivo, o tempo de prisão deve ser curto.

De acordo com Soligo, os suspeitos já foram presos em outras oportunidades, mas ganharam liberdade e voltaram a praticar furtos. "Tem um deles que eu já prendi cinco vezes nestes 12 anos de trabalho em Cachoeira", enfatiza Soligo. Ele pede que a comunidade sempre faça o registro na Polícia Civil, independentemente do que foi levado. Isso contribui na construção de provas e em eventual decreto de uma prisão preventiva pela Justiça.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

220

Fabio Purper em 16/01/2017 às 15h58

Liga um fio 220 e deixa ela colocar a mão pra pular. Santo remédio.

nada segura bandido que ataca na soares

Jose Gladimir Lopes em 16/01/2017 às 10h19

primeiro, nao adianta a correria da policia para prender esse tipo de bagaceiros, ele é solto imediatamente , entra na porta do presidio pela manha toma café almoça e sai a tardinha sem problema algum, pois sempre vai ter o famoso alvara de soltura prontinho nas maos dos advotados, segundo isso serve ao pessoal que nao gosta de Caes, um simples cao viralata solto no patio resolve a questao, ninguem entra em seu patio sem que um cao, pode até ser pintcher , dar o alarme , é melhor que camera de segurança, pois o cao inibe açao , as cameras servem apenas para eles fazerem pose para elas

cães

Vinicius Scherer em 16/01/2017 às 09h01

deixa 3 rottweilers no pátio que esse crackeiro nao entra

Nada segura ladrao

Paulo Rogerio Trindade de Freitas em 15/01/2017 às 22h30

ATENÇÂO Nova dica de segurança: Se voce reagir a um assalto e matar o bandido, a hora que a policia chegar, diga que voce estava assaltando o cara e ele reagiu e por isso voce o matou! Assim o estado ira te defender e os direitos humanos irão obrigar a família do morto a te indenizar por trauma psicológico. Fica a dica..

NADA SEGURA BANDIDO QUE ATACA NO SORAES.

Almiro Soares de Souza em 15/01/2017 às 19h10

É muito simples desvendar esse crime,é só verificar quem faz o monitoramento de presos com tornozeleiras ,na comarca de Cachoeira,pois visivelmente esse delinquente está com uma atadura na perna,para esconder a referida tornozeleira. Enquanto isso nossos governantes e membros do poder judiciário,tomam medidas paliativas como esvaziamento do sistema semi-aberto,colocando toda à sociedade à mercê desses marginais.Á Brigada Militar faz á sua parte porém o judiciário que vive em outro mundo,simplesmente se omite,pois são intocáveis,jamais um bandido como esse irá furtar ou roubar á residência de um juiz,pois sabemos que eles nunca serão vítimas como nós.

19/10/2024 00:00

13,7 QUILOS DE MACONHA

Guerra ao tráfico prende três

Operação reuniu Polícia Civil e Tática da Brigada Militar

18/10/2024 08:46

Guerra às drogas

Operação contra o tráfico leva três para a cadeia

Ação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar recolheu 13,7 quilos de maconha

18/10/2024 00:01

vigia

Brigada barra droga e celular no presídio

3 apenados presos na porta da cadeia

17/10/2024 21:19

Guerra às drogas

Polícia Civil prende suspeito de tráfico na Vila Piquiri

Agentes apreenderam maconha, cocaína e celulares

17/10/2024 16:55

Policiamento

BM barra a entrada de droga e celulares na cadeia de Cachoeira do Sul

Três apenados foram presos em operação no portão da cadeia

17/10/2024 00:00

AGROTÓXICOS

Morador de Cabrais é preso pela PRF

16/10/2024 15:41

Policiamento rodoviário

Cachoeirense é preso pela PRF sob a suspeita de contrabando em Bagé

Policiais apreenderam 320 quilos de agrotóxicos

16/10/2024 00:00

SEGURANÇA

Major Mori assume comando da Brigada

15/10/2024 17:04

Segurança

Major Mori assume o comando da Brigada Militar

Major Ana Cláudia voltou para Porto Alegre

15/10/2024 00:00

VOLTOU PARA A CADEIA

Foragido de SM é preso

15/10/2024 00:00

GUERRA ÀS DROGAS

Suspeitos de tráfico presos em Cachoeira

14/10/2024 17:21

GUERRA ÀS DROGAS

Suspeito de tráfico são presos em Cachoeira do Sul

Cocaína e maconha foram apreendidas pela Polícia Civil