Prefeito resiste em confirmar oficialmente o que fala abertamente aos amigos
Neiron abandona reeleição
A 76 DIAS DO VOTO
O prefeito Neiron Viegas repete a atitude de Sérgio Ghignatti há quatro anos e também abandona a tentativa de reeleição a prefeito municipal de Cachoeira do Sul. Entretanto, o que já fala abertamente para sua família e amigos, ele segue se negando a confirmar oficialmente que desistiu de tentar as urnas este ano. Uma vez desistente, a atual vice-prefeita Mariana Carlos passa a ser a candidata oficial do PT para a Prefeitura.
Há dois meses, em jantar com uma confraria de empresários, Neiron deixou claro que não comprometeria sua trajetória eleitoral vitoriosa de prefeito eleito em 2012 e vereador mais votado em 2008 com uma atuação decepcionante nas urnas em 2016. A seu partido, o PT, exigiu, como condição para concorrer à reeleição, a formação de uma grande coligação de esquerda, o que se tornou impossível a partir da debandada da própria aliança que o elegeu em 2012: o PHS está com Oscar Sartório, o PSC com Hilton De Franceschi e o PCdoB acaba de aderir ao PDT.
Para completar o quadro de desistência, Neiron admitiu à comitiva de cachoeirenses que foi a Brasília interceder pela UFSM/Cachoeira nos ministérios do Governo Michel Temer que realmente está fora do pleito de 2016. Um de seus filhos comentou com diversas pessoas no final de semana que sua decisão já era do conhecimento da família. Finalmente, declarou ao JP, na sexta-feira, textualmente, que “a candidata a Prefeitura do PT é Mariana Carlos”. Só não quis declarar desistência de forma oficial.
RESISTÊNCIA
Chama a atenção, entretanto, a resistência de Neiron Viegas em admitir oficialmente esta desistência, o que permitiria que seu partido iniciasse a preparação da nova candidata a tempo de chegar com uma candidatura competitiva na campanha que abre em agosto. Ao contrário, prefere responder às perguntas dos repórteres do JP sobre a confirmação da candidatura com evasivas do tipo “tem muita água para rolar ainda debaixo da ponte”.
Prefeito repete GG
Ao abandonar a eleição municipal, Neiron Viegas repete o que já fez Sérgio Ghignatti em 2012. GG anunciou que estava fora da eleição no final de 2011. Na pesquisa da Casa Brasil de outubro daquele ano, Sérgio Ghignatti possuía apenas 5% da intenção de voto dos eleitores. Durante todo o ano as pesquisas não evoluíram. Em março de 2011, Ghignatti já tinha apenas 5,2%, caindo para 5% em julho.
Com uma péssima colocação entre os disputantes, o então prefeito municipal preferiu abandonar a tentativa de reeleição, deixando à vontade dois de seus colaboradores mais diretos, o vice-prefeito Ronaldo Trojahn e o secretário municipal de Agricultura Neiron Viegas, para iniciarem o processo de sucessão. No ano seguinte, Neiron Viegas superou Trojahn e se tornou prefeito de Cachoeira do Sul.
MESMA HISTÓRIA
Agora chegou a vez de Neiron, com baixa indicação de votos e alta rejeição, na casa dos 71%, também deixar de concorrer, manter seu patrimônio eleitoral intacto e aguardar o próximo pleito municipal. Com GG deu certo. Mesmo com apenas 5% em 2011, em 2016 ele lidera todas as pesquisas com diferenças bem acima das margens de erro. Neiron seguirá suas pegadas.
Mariana isolada
A estratégia do prefeito Neiron Viegas, desistente da tentativa de reeleição, é isolar a vice-prefeita Mariana Carlos, dificultando sua articulação para remobilizar o partido. Como Neiron tem maioria em todas as instâncias do PT cachoeirense, conseguiu driblar a determinação do partido de definir-se até 30 de junho e ignorou também a regra de inscrição para candidatos, vencida na última sexta-feira.
Se a ideia é atrapalhar o caminho de Mariana, Neiron está tendo pleno êxito. Enquanto os demais candidatos se fortalecem com supercoligações, o PT desidratou sua aliança e neste momento está sozinho para concorrer. A manobra foi denunciada pela candidata Mariana ainda em junho, quando publicou em rede social nota em que três alas do partido condenavam o imobilismo eleitoral de Neiron.
Encontrou algum erro? Informe aqui
PATRICINHA PTISTA.
Adriano Bitencourt Chaves em 19/07/2016 às 10h22Estava pensando...como ficou aquele caso entre o Vereador zimmer e a patricinha ptista, ela para destravar seu submundo da politica cachoeirense tentou aliciar o parlamentar oferecendo algum favor disfarçado em obras, depois desmascarada fingiu indignação e ameaçou processa-lo, tudo teatro para simular honestidade politica que não tem, quem devia ser processado é ela por estelionato politico e hipocrisia. Essa não foi a unica vez que ela teve que dizer algo e imediatamente fugir do lugar para não ter que explicar suas contradições e mentiras, essa senhora não tem compromisso com a cidade e sim com a vaidade, é arrogante e autoritária, alem de ter um visão demagogica e populista da realidade, com seu viés socialista vai ser uma pessima prefeita, sempre atrelando a vida das pessoas as benesses estatais, o estado provedor de bem estar ilimitado, enquanto esconde que para "dar" algo precisa tomar de outro, e se ele reclamar chama-lo de ganancioso, ela sempre e cada dia mais bem de vida e Cachoeira do sul regredindo cada vez mais no tempo, não precisamos dela. Lembrem-se da filha de dilma usufrui de uma estrutura extremamente cara sem ter o direito, assim são esses que falam pelo povo, dizem querer nosso bem, que devemos acreditar em suas boas palavras, mas tomam muito no processo.
Decisão sabia.
Jose Nilton de Freitas Filho em 19/07/2016 às 08h54Com tanta rejeição, investir na reeleição???
Votos da Vice prefeita
Luis Angelito Miguel em 18/07/2016 às 13h39Vamos ver quantos votos a vice prefeita fará nesta eleição, haja vista que só foi vereadora titular depois que Acélio Murat (do PMDB) renunciou ao cargo no último ano da legislatura passada.
Suspense
Adeni Renato Oliveira Esber em 18/07/2016 às 11h32Se fazendo de difícil, ele sabe que não ganha a eleição para prefeito. Pelo que acompanho nos noticiários, ele deixou a cidade às moscas e fez uma péssima administração!Acredito que até correligionários d o PT tem a mesma opinião que a minha. Óbvio que não vão expressar publicamente tal pensamento!
agora
José do Nascimento em 18/07/2016 às 11h12a vice agora como candidata verá quantos votos realmente tem. não sou vidente mas está fácil ver que nem chance tem. foi vice do Neiron e ponto. Cachoeira precisa de oxigênio, pessoas novas no governo. Chega de governo de esquerda, em geral, provado que não funciona. sorte a minha cidade natal que tanto amo.
Pontes da enchente ficam para Balardin
Prefeitura não abriu processo de licitação
Quociente eleitoral poderá mudar
Processos contra Valdiva e Ancoradouro alteram a matemática
Eleitos e, agora, diplomados
Bala, Dulce e a 19ª legislatura receberam diplomas da Justiça
Bala anuncia última secretária
A mais nova integrante do primeiro escalão veio de Rio Grande
Júlio Lopes volta à 8ª CRS
Governador atendeu o MP e desconvidou Marcos Rubim de Freitas
Júlio Lopes volta para o comando da 8ª CRS
Nomeação do novo coordenador foi tornada sem efeito
Nova secretária do Governo Balardin vem de Rio Grande
Economista Paola Braga assumirá a Secretaria de Gestão e Governança
Bala anuncia mais 7 nomes
Formam quadro para 2º e 3º escalão