Disciplinas como Educação Física e Artes deixam de ser obrigatórias

Novo ensino médio ampliará a carga horária

22/09/2016 19:06 - por Oneide Teixeira jp@jornaldopovo.com.br

Educação

O Governo Federal divulgou ontem o texto da Medida Provisória que prevê uma ampla reforma do ensino médio, etapa da educação básica que enfrenta problemas como altas taxas de evasão (são 1,7 milhão de jovens de 15 a 17 anos fora da escola) e baixos índices de domínio dos conteúdos.

As principais mudanças propostas são o aumento da carga horária mínima anual, que passa das atuais 800 horas para 1.400 horas, e a flexibilização do currículo.

Os conhecimentos gerais, guiados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ainda em processo de definição, deverão ocupar no máximo 1.200 horas de todo o ensino médio.

No tempo restante, os alunos poderão seguir diferentes “itinerários formativos”, com ênfase em diferentes áreas do conhecimento. O Ministério da Educação (MEC) prevê que as mudanças afetem os alunos a partir de 2018.

TURNO INTEGRAL

Uma das principais mudanças é a ampliação progressiva da carga horária anual mínima, que passará das atuais 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias letivos, para 1.400 horas. Para contemplar esta mudança, os colégios terão que, obrigatoriamente, instituir o turno integral, com a jornada diária passando a sete horas.

O texto destaca que a carga horária deverá ser “progressivamente ampliada”, o que dá tempo para que as redes de ensino se adaptem à medida, mas abre espaço para que a implementação seja retardada.

Currículo será reduzido

A MP também faz profundas alterações no currículo dos alunos. Em vez das atuais 13 disciplinas obrigatórias, os estudantes seguirão a Base Nacional Comum Curricular (ainda em discussão) e poderão seguir por diferentes “itinerários formativos”, com ênfase em cinco áreas de conhecimento obrigatórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não poderá ser superior a 1.200 horas da carga horária total do ensino médio. A expectativa era que o Ministério da Educação determinasse que 50% do currículo fosse ocupado pelas disciplinas do currículo básico, que pelas discussões atuais somam 12 disciplinas.

DANÇA DAS CADEIRAS

O que muda no ensino médio

MATEMATICA E PORTUGUES
O texto não define explicitamente como os conteúdos deverão ser apresentados, mas ressalta que o “ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio”.

ARTES E EDUCAÇÃO FISICA
Eram obrigatórias para todos os níveis do ensino básico. Passam a ser obrigatórias apenas nos ensinos infantil e fundamental.

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA
Constavam como obrigatórias nos três anos do ensino médio e perderão esse caráter, segundo a MP. Contudo, ambas estão presentes na Base Nacional Curricular Comum, da mesma forma que o ensino de artes. “A parte diversificada dos currículos, definida em cada sistema de ensino, deverá estar integrada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural”, diz o texto.

INGLÊS
Pelas regras atuais, é obrigatório o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna a partir da 5° ano do ensino fundamental, mas a escolha fica a cargo da comunidade escolar. Cidades fronteiriças, por exemplo, poderiam priorizar o espanhol. A MP institui a obrigatoriedade do inglês a partir do 6º ano do ensino fundamental.

Aproveitamento na faculdade

Com o novo sistema de educação por ênfase em áreas do conhecimento, conteúdos cursados durante o ensino médio poderão ser “convalidados para aproveitamento de créditos no ensino superior”, mas isso depende de normatização do Conselho Nacional de Educação e homologação pelo Ministério da Educação.

O texto abre espaço para novos formatos de aproveitamento da carga horária. Atualmente, o ensino médio é dividido em três anos de ensino. Com as novas regras, será possível organizar o currículo em módulos ou adotar o sistema de créditos ou disciplina, como acontece nas universidades.

Para os sistemas de ingresso nas universidades, no caso, vestibulares e Enem, serão considerados “exclusivamente as competências, as habilidades e as expectativas de aprendizagem das áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular”.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

TCU propõe bloquear bens de Dilma, leia ''esquerdinha caviar quem'' é a coitadinha da tua ''idala''

Delmar Pereira em 25/09/2016 às 15h29

Relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) pede que ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff, sejam responsabilizados e tenham os bens bloqueados por perdas na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). - Resta sabermos a que ponto chega a ''ingenuidade'' dos defensores desta ''Senhora que queria estocar ventos, torcer a mandioca'', já tão atônitos pelos acontecimentos, se vão se humilharem ainda mais para defende-la? Literalmente esta quadrilha (conforme STF) quebram o Brasil e não querem admitir nem que a vaca tussa, o vento sopre na cola e a mandioca endireite! # O Brasil tem que mudar! http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,tcu-propoe-bloquear-bens-de-dilma,10000077966

Professor, Sr Rosalvo?

Maurício Lara em 25/09/2016 às 12h17

´Preocupante a situação do ensino, com nível de certos "mestres" que vemos por aí! Hora de profunda reforma no Ensino! Com Miguel Nagib, da Escola Sem Partido, com Marcel Van Hatten e os Bolsonaro! Quanto ao fascismo, tem paspalho que é o maior fascista, segue a cartilha à risca, mas diz que são os outros...Se sabe o que é fascismo (mais estado) e quem foram os fascistas,ou é canalha, idiota, ou ainda, mal intencionado....Já bem disse Churchill que "os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas..." Sr Delmar, pelo visto, tomar na retaguarda lhes causa enorme prazer, visto que continuam esperneando e negando o inegável.. Se não forem completos retardados, gostam de ser este subtipo de ser humano. Sr Eduardo Souza, muito bem apanhado! Kkkk! O projeto é muito bom, com certos cuidados e observações a se fazer, é claro! Tem que ser debatido. PRESIDENTO MICHEL TEMER, eleito pelos mortadeleiros, sindicalistas e outros, está mitando! 54.101.518 votos nas nossas seguras e invioláveis urnas eletrônicas, atestadas pelo Sr Advogado do PT e Ministro Dias Toffoli, amém! Ah! É u gólpi!!!!!

No mais, recordar é viver...

Maurício Lara em 25/09/2016 às 12h17

Que tal, militontos e mortadeleiros???? https://www.facebook.com/BlogdoNoblatOGlobo/photos/a.512447805437252.131819.229188757096493/1477930108889012/?type=3&theater Projetinho da sua presidanta.....

Com a reforma do ensino médio,

Delmar Pereira em 24/09/2016 às 20h23

É mais uma que os ''esquerdistas caviar'' tomou um pontaé direto na retaguarda. #O Brasil está mudando, aceitem que dói menos. https://www.youtube.com/watch?v=tBsL3wbROYs

Direita golpista!

Eduardo Souza em 24/09/2016 às 18h13

Prezado Sr. Abel Araújo, por obséquio, assista o vídeo do link abaixo e responda se possivel: a Ex- PresidentE Dilma faz parte da direita golpista? https://www.youtube.com/watch?v=84FzyZZVE0s Sds.

Aos críticos,

Delmar Pereira em 24/09/2016 às 10h53

A falência do ensino no Brasil, impôs urgência de reforma por Medida Provisória. Esquecem os críticos que a discussão da reforma do ensino no Congresso Nacional, já dura cerca de cinco anos sem sair do lugar.. “Por que optar por medida provisória se havia um projeto de lei no Congresso é a pergunta que todos fazem. A decisão foi tomada, principalmente, em decorrência da urgência do problema do ensino médio no País. Nos últimos anos, o fracasso do ensino médio brasileiro (basta olhar o nível de alguns que se dizem professores, quando no entanto só sabem pregar moral de cuecas, uns verdadeiras ''reclamões'') é um dado da realidade apontado por todos os especialistas da área” que foram na ocasião da apresentação da lei no congresso.. Portanto, urgia a necessidade de alguém se fazer alguma coisa para mudar, e o Presidente (com ''e'' no final da palavra) Temer (deixando claro que não votei nele) que tem os cuiões roxos, emitiu a MP para mudar de a tal da Pátria ''desucadora'' para Educadora, é muito simples assim! Os críticos já deveriam saber sobre isso (a grande maioria são mestres), no entanto ficam por aí destilando veneno, o bom mesmo seria colocarem a viola no saco e saírem de ''costas'' para pensarem que estão chegando kkkkkkkk. #O Brasil já está mudando!

MAIS UMA RAZAO...

Carlos Ramos Machado em 24/09/2016 às 00h45

....para a reforma do ensino é esta enxurrada de criticas à forma como o governo esta propondo-a, via MP e não DL, ora, senão vejamos, a mais de tres anos purga no congresso um DL modificando o ensino no Brasil e não se chega nunca a um denominador comum, no entanto os últimos índices são alarmantes além de preocupantes, então urge a apresentação de alguma proposta que torne viável estas mudanças, que seja via MP uma vez que toda e qualquer MP precisa ser votada, pode e deve ser emendada, complementada, aprovada ou não. Não leram, os críticos, a MP e se a leram não souberam interpretar o que é deveras preocupante, estão afirmando categoricamente que não mais serão obrigatórias disciplinas como educ. física, historia e artes. Não é nada disto e quem assim afirma usa de ma fé e age movido pelo ranço politico ideológico tao nocivo a este Pais. A nova Base curricular Única que devera vigorar no Pais determina a obrigatoriedade do ministrar todas as disciplinas atuais ate o final do primeiro ano do Segundo Grau, a partir dai sim o aluno devera optar nestes dois últimos anos do ensino médio se quer ou não ter estas disciplinas já olhando para o futuro, para o curso superior ou tecnológico que ira cursar. Entao não tem nada de supressão aí. A própria imprensa faz confusão, já ouvi colunistas renomados dizerem: "não li a medida provisória... mas, tirar educ física , historia e artes é um retrocesso.", mas se não leram não sabem o que ela explicita e se não lemos não devemos externar opinião absoluta sobre o que desconhecemos em essência e conteúdo. Tem gente importante citando ate desempenhos em Olimpiadas para justificar suas criticas, ora bolas, se dependermos da educ. física hoje ministrada nas nossas escolas vamos ter menos medalhas ainda nas próximas Olimpiadas, nossas escolas não priorizam na disciplina de educ. física nada além de um joguinho de futsal ou futebol de campo, outras modalidades nem pensar, ou porque as escolas não tem estrutura para tanto ou porque os profissionais da área se acomodam diante das dificuldades ou também pela ausência de ginásios poli esportivos que possam usar. Entao usar desempenho em Olimpiada como mote para escamotear ranço politico beira a safadeza, desinformação e mau caratismo. Outra coisa reforma de ensino não se faz de um dia para o outro seja ela proposta por MP ou DL, a implementação disto demora e bastante e ao longo de sua implementação há um leque enorme de discussões que se fazem, e se farão necessários, além dos ajustes via emendas parlamentares as peculiaridades regionais também precisam ser respeitadas e neste tocante a própria base curricular comum da aos Estados um papel importante, portanto as SEC terão que estar atentas, organizadas e atualizadas e efetivamente preocupadas com a qualidade do ensino e não apenas com a politização da categoria de docentes o professor tem todo o direito de ser politica e ideologicamente identificado mas, não tem o direito de querer que os seus alunos pensem ou tenham como certa e correta a sua visão politica e ideológica esta deve ser mostrada como uma variável do complexo sistema politico e ideológico, deve o mestre , acima de tudo, ensinar o seu aluno a pensar e por si so escolher e adotar aquilo que entender por melhor e se for bem preparado se aprender a pensar saberá corrigir suas escolhas e definir-se politica e ideologicamente sem servir como massa de manobra.

Comentário

Rosalvo Lourenço em 23/09/2016 às 21h19

Lendo o comentário do professor Luciano Scherer podemos observar, claramente, a triste situação em que se encontra a educação no Brasil. E, analisando o contexto das ideias, urge uma reforma para impedirmos que tal situação prolifere.

Assim fala um fascista ... (2)

Edson Bonine em 23/09/2016 às 14h18

Oinião que li pelo amigo e jornalista Luis Antônio Araujo. De Janine Toma Ponte : "Essa proposta está na Câmara desde 2013. Eu li o texto. Foi ruim, desde o princípio, por ser confuso, misturar conceitos e com uma fundamentação distorcida das normas de ensino vigentes e não atendia aos verdadeiros problemas em nossa educação. E não estava sendo proposto por educadores. O problema que o atual governo ainda conseguiu piorar o que já estava ruim. Sabe a brincadeira do telefone sem fio? Mais ou menos assim. Ontem à noite, divulgaram nota dizendo que o MEC errou por ter enviado um texto que não era a versão final. Independente de isso ser verdade ou não, já demonstram que estão totalmente perdidos, sendo irresponsáveis com uma medida provisória a toque de caixa sem considerar toda a mudança na estrutura do ensino que issso requer.A discussão entre educadores que trabalhavam no MEC até então e que foram exonerados não era o que vimos ontem, ainda que parte das informações que foram divulgadas na tarde de ontem tenham partido de ideias tb partilhadas pela Dilma. Sendo Dilma ou Temer, também me posicionaria contra um projeto assim, que exclui matérias importantes para a formação. Na época em que estudei, elas tb não eram obrigatórias, e na minha cidade nenhum colégio oferecia. Era parecido ao que estão propondo. E como elas me fizeram falta... Tive que correr atrás do tempo perdido. Não quero que meus filhos passem pelo que eu passei" Concordo com o Hélio Deporte Neto, sobre a forma de encaminhamento.

O VELHO NOVO

João Orlando dos Santos em 23/09/2016 às 13h38

“Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler.” Darcy Ribeiro". O novo da educação do Temer, não passa da aplicação das idéias do velho comunista Darcy Ribeiro que foi ministro da educação do Jango e secretário do Brizola, criou a Universidade de Brasilia e foi seu primeiro reitor. Talvez para descaracterizar o plágio, os novos CIEPS neoliberais dos peemedebistas comandados pelos tucanos sejam pintados de verde e amarelo para inflar o nacionalismo anti-comunista que infla o ego dos golpistas. Mas que vai ser legal ver a educação neoliberal do Temer e dos Tucanos plagiarem as idéias do comunista, com certeza vai ser.

Helio

Adriano Bitencourt Chaves em 23/09/2016 às 11h40

Que é isso companheiro, foi um chiste, uma provocação para aliviar a tensão, não tenho interesse em vos calar ou impedir teu raciocínio e militância.. Mas já que gosta de uma boa leitura, tomei a liberdade de colar um link para fazermos um esforço em conhecer como pensa os líderes ptistas e para que serve a militância. http://rodrigoconstantino.com/artigos/verdade-nao-revelada-sobre-guido-mantega-e-o-capitalismo-de-lacos/ Boa leitura

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 23/09/2016 às 10h24

- Escolas que não pagam piso salarial - Escolas que não tem salas suficientes para um dia de turno inverso - Escolas que volta e meia não tem dinheiro para material de limpeza e de uso comum - Escolas que muitas vezes se vão semanas sem professor para alguma matéria porque simplesmente não existe mais quem queira atuar em sala de aula - Alunos que não querem nada com a vida e que terão 'direito de escolha' sobre as matérias - Alunos que não tem capacidade de ler e interpretar algo (se a mudança colocasse umas 5 horas semanais de redação e interpretação eu elogiaria!) escolhendo matérias... - Alunos que não 'aturam' um turno de aula e que já morrem reclamando (e matando!) um dia de turno inverso e que supostamente teriam o tal turno inverso diariamente. - Babacas que não tem formação alguma em educação definindo regras para educação - Babacas que não tem formação alguma em educação dando palpite furado sobre matérias porque 'são infestadas de ideias socialistas' (o que é o medo da população ter visão ampla das coisas e ver que está sendo prejudicada por um otário golpista!) - Babacas que não tem formação alguma em educação achando que podem dar vaga para supostamente educar a alguém que tenha 'notório conhecimento'... SÓ PODIA SER MAIS UMA PALHAÇADA DE UM DESGOVERNO GOLPISTA!

Deport,

Delmar Pereira em 23/09/2016 às 09h22

Poderia nos dizer, um só país onde o regime de esquerda caviar deu ou está dando certo e porque? Sou um pessoa extremamente dúctil, se me provar que estou errado, vou defender sua ideia como se minha fosse, mas antes tem que convencer que o ParTido que defende, que a maioria dos líderes estão encarcerados (ou já foram) pelo motivo de se apoderarem do dinheiro dos trabalhadores assalariados, ''estava'' no rumo certo da história e foi ''gorpi'' o que fizeram com a ''dissimulada'' pedalante. Aguardo!

Assim fala um fascista...

Hélio Deporte Neto em 23/09/2016 às 08h28

"Precisamos nos livrar da esquerda porque eles só aceitam quem pensa como eles!" Reforma da educação através de uma MP, sem ouvir a população. Só ouviram o Alexandre Frota. Governo golpista é assim. E vem aí a reforma da previdência, trabalhista... Reforma política e tributária nem falam né?! Um governo PMDB/PSDB que não passou pela aprovação do povo em eleições não tem compromisso nenhum. Deram carta branca a esse governo, agora é aguentar quieto ou lutar para ver se evitamos alguns absurdos como anistia a todos investigados por caixa 2 na Lavajato.

Cuidado!

Maurício Lara em 23/09/2016 às 08h28

Em especial, sociologia, filosofia e história, temas tão importantes, mas infestadas de ideias socialistas / comunistas... é a escória doutrinadora, deformando mentes e corrompendo a juventude... O preço, todos estamos pagando! "SABEDORIA O somatório dos conhecimentos adquiridos durante nossa existência pela experiência própria ou através dos ensinamentos recebidos devem nos orientar no sentido que, antes de tomarmos uma decisão, precisamos avaliar o quanto conhecemos do fato, se é a verdade e se irá trazer algum benefício, ou seja, devemos usar o princípio das "peneiras da sabedoria". (Verdade, Necessidade e Bondade - Sócrates) O único meio eficaz para se combater a ignorância, os preconceitos, a superstição e os vícios é o saber, pela simples razão do próprio significado de cada um desses conceitos, ou seja: - Ignorância significa o desconhecimento ou falta de instrução, falta de saber. - Preconceito significa o conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. - Superstição significa o sentimento religioso excessivo ou errôneo que, muitas vezes, arrasta as pessoas ignorantes à prática de atos indevidos e absurdos, ou ainda, a falsa idéia a respeito do sobrenatural. - Vício significa o defeito que torna uma coisa ou um ato impróprios para o fim a que se destinam. É a tendência habitual para o mal, oposto da virtude." Não creio que é falta de conhecimento que acarreta a doutrinação. Esta escória imunda não tem UM exemplo bem sucedido para mostrar, pelo contrário. Usam de benefícios e privilégios, são corruptos na ideologia, na fonte e no caráter. Tendo oportunidade, até mordem a mão amiga que os alimenta! Seu ópio ideológico é algo a ser desprezado, combatido e erradicado do seio da sociedade, tal qual o enorme câncer que é! Basta estudar e saber interpretar...

NOVOS TEMPOS.

Adriano Bitencourt Chaves em 22/09/2016 às 23h11

A esquerda militante não se importa com a formação de jovens alunos, o unico pensamento que admitem é quando alguém pensa do modo que seja um pensamento coletivista, o pensamento do militante, caso contrario é repudiado. Agora, e ainda é muito recente, tecer qualquer critica a essas novas ideias, a primeiro pensamento lucido dessa gente é criticar e falar em valorização do professor, esses mercenários não se importam com o pais, apenas tem em mente seus contracheques. E parece uma boa ideia, o aluno pode escolher o seu futuro, absurdo, gritam a esquerda, como se atrevem a pensar, já provaram que odeiam quem pensa diferente. Se o pais quer crescer a primeira coisa a fazer é se livrar da militancia da esquerda, o meio não importa, temos coisas mais importantes.

............................

Rosalvo Lourenço em 22/09/2016 às 22h49

Vai acabar a doutrinação comunista. Sociologia e Filosofia são matérias essenciais, desde que se aprenda matemática, lógica e, acima de tudo, educação moral e cívica! Fora esquerda bovina e medíocre! Lixos do ensino!

Tempo integral

Celso Machado em 22/09/2016 às 20h32

Será que é para rir ou chorar?? Existe no País alguma escola pública que esteja preparada para período integral? Professores (quantidade suficiente), alimentação, atividades para o dia inteiro? É muito fácil assinar uns papeis e editar MP! Eu quero ver funcionar como tem que ser!!!

Assalariado

Abel Araújo em 22/09/2016 às 20h32

A direita golpista não gosta que proletário pense, para não identificar a exploração, por isso todo governo autoritário, tão logo assume, exclui sociologia e filosofia.

Depois que todas as escolas do país se adequaram à inserção da Filosofia e Sociologia ...

Renate Elisabeth Schmidt em 22/09/2016 às 19h23

na base curricular do Ensino Médio, agora não precisa mais.

Mais uma mágica mirabolante a caminho ...

Renate Elisabeth Schmidt em 22/09/2016 às 19h23

Não li em NENHUM lugar, nas mais de CINQUENTA linhas algo que se assemelhe, ao menos, à VALORIZAÇÃO da carreira de PROFESSOR. Sim, não deve valorizar a profissão porque ela está "INFESTADA DE COMUNISTAS"! Peçam demissão do cargo e vão para a iniciativa privada!

19/10/2024 00:00

EVENTO INÉDITO EM CACHOEIRA

Mais de mil maristas na cidade

Encontro de jovens da rede acontece neste sábado

19/10/2024 00:00

OKTOBERFEST

Festa da alegria no Rio Branco

Rotary Arrozais vai ajudar Apae e Asilo

19/10/2024 00:00

VIVA CAMPUS NESTE DOMINGO

10 anos da UFSM em Cachoeira

Unidade do Passo da Areia já formou 300 profissionais

18/10/2024 00:06

JORNALISMO EM SALA DE AULA

Ao trabalho, repórteres por um dia

686 alunos de 17 escolas foram cadastrados na competição estudantil

18/10/2024 00:05

Tempo Rosa

JP segue apresentando as mulheres engajadas no Calendário Rosa 2025

18/10/2024 00:03

4 DIAS DE CULTURA

Feira do Livro com 15 autores

Evento começa na próxima quinta-feira, na Feira Livre Ivo Garske

18/10/2024 00:00

Mortes

18/10/2024 00:00

FOTO DO LEITOR

Descaso com as ruas do Bairro Bom Retiro

17/10/2024 16:35

FALECIMENTOS

Obituário

17/10/2024 13:56

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Noite para aplaudir os 40 anos da AME

Jantar festivo para 130 pessoas ocorre no Sindilojas

17/10/2024 00:01

SINDICAL

Professor estadual de volta às urnas

Nei Sena tenta revanche contra Dina no Cpers