Ao completar 70 anos de idade, diretora de Relações com a Comunidade despede-se do cargo
Obrigado, Helena
42 ANOS DE JORNAL DO POVO
A diretora de Relações com a Comunidade do Jornal do Povo, Helena Vieira da Cunha, completou 70 anos de idade e, pelo protocolo da empresa, anunciou oficialmente ontem aos funcionários da empresa sua despedida do cargo administrativo que ocupava. Ela permanecerá responsável pela coluna social que assina há 42 anos, mas deixará de liderar alguns dos eventos mais importantes no calendário de promoções do Jornal do Povo.
Além de colunista social, Helena sempre participou da vida comunitária. Foi secretária municipal de Turismo no primeiro Governo Ivo Garske e integrou a diretoria do Clube Comercial, Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Fenarroz e Sociedade Rio Branco. Foi natural, portanto, que, com a estruturação do Grupo Vieira da Cunha, Helena tenha assumido a diretoria de Relações com a Comunidade a partir de 2001, assumindo a organização dos mais variados eventos, da Noite dos Destaques ao Dia do Vizinho.
REVOLUCIONÁRIA
Com o envolvimento comunitário, Helena ajudou a mudar também o colunismo social desenvolvido em Cachoeira do Sul. Aos poucos os eventos sociais e benemerentes foram ocupando o espaço que antes valorizava acontecimentos particulares, entre amigos. Escreveu também a revolução comportamental da cidade. Hoje a coluna registra acontecimentos sociais impensáveis nos primeiros tempos, como relações homoafetivas e cerimônias de segundas núpcias.
Esta antecipação de novos tempos ela continuará promovendo, através de sua coluna nas páginas do Jornal do Povo impresso e também no site do JP, www.jornaldopovo.com.br, além do programete diário na rádio GVC.fm, “Dicas da Helena”, campeã de audiência. Com o mesmo bom humor e delicadeza que a ajudou a ser eleita este ano uma das pessoas mais influentes da cidade.
Como Heleninha virou Helena
Durante 42 anos, Helena Vieira da Cunha viveu e colaborou para a transição do que era convencional no colunismo social dos anos 1970 e 1980 para as modernas relações do novo milênio, sempre registrando os momentos mais felizes das famílias e as grandes mobilizações e causas abraçadas pela comunidade.
Foi em 1978 que a então professora de língua portuguesa Helena Vieira da Cunha, dedicada ao magistério na Escola Estadual Antônio Vicente da Fontoura, é convidada por seu pai, o então diretor do Jornal do Povo, jornalista Paulo Salzano Vieira da Cunha, para ajudar na substituição de outro histórico nome do colunismo social do JP, a também tenista Nenê Müller. Heleninha, como era mais conhecida no ambiente familiar, passou a atuar no anonimato, abastecendo a coluna “Sociedade em evidência” a partir de 24 de agosto.
HISTÓRIA
Em 8 de janeiro de 1979, Paulo Salzano resolve dar novo nome ao espaço e fazer jus ao trabalho da filha. Nascia a coluna “Helena comenta”, mais tarde, com as transformações gráficas do JP, simplesmente “Helena”. Era uma época difícil de compor a coluna, principalmente pela dificuldade do uso de fotos. A reprodução de fotografias em jornal dependia de um complicado processo que envolvia o envio do material para Porto Alegre, levando vários dias para retornar no formato de clichês de metal. A coluna conta a própria história gráfica evolutiva da imprensa no Brasil.
>> MÃO DE DIRETORA
Os grandes eventos e iniciativas do JP na mesa de Helena
* Dia do Vizinho
* Broto Cachoeira do Sul
* A Praça é Nossa
* Top of Mind
* Quadradinhos de Amor
* Noite dos Destaques
* Projeto Jornal do Povo/24ª CRE na Sala de Aula
* Repórter por Um Dia
* Campanha Cubra Cachoeira de Verde
* Rainha por Um Dia - Dia das Mães
* Cachoeira Fashion
* Prêmio Agro
Encontrou algum erro? Informe aqui
Protocolo da empresa?
Daniel Falkenberg em 15/09/2020 às 16h58Protocolos são bons quando funcionam. Em outros casos, devem ser refeitos, adaptados ou desconsiderados. A revolucionária do colunismo (como descrita na matéria) poderia revolucionar este "protocolo" da empresa e adiar por alguns anos a despedida da administração. Ou experiência vale tão pouco e o que importa mesmo é o tal do PROTOCOLO?? De qualquer forma, meus parabéns à longa e constante atuação no JP. Mas ainda acho que a Helena tem fôlego pra muito mais, inclusive pra continuar liderando as campanhas e iniciativas em que está envolvida.
PARABÉNS HELENA
Vilnei Garcia Herbstrith em 15/09/2020 às 13h35Parabéns querida amiga e excepcional e talentosa colega Helena. Mais uns mil anos de vida. Saudades do "chefe Paulo"..
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping