Blog da Nutricionista
Pão ou tapioca?
De tempos em tempos vemos um ou outro alimento virar vilão quando se fala em emagrecimento. O pão branco costuma sempre estar nesta lista. Uma opção que sempre é sugerida como opção de substituição saudável para o pão é a tapioca. Mas afinal, a tapioca é mais saudável que o pão branco? A substituição do pão branco pela tapioca vai auxiliar no processo de emagrecimento?
Inicialmente, vamos entender a composição de cada alimento. A tapioca é feita a partir da fécula de mandioca e o pão é feito a partir da farinha de trigo. Os dois alimentos tem alta carga glicêmica. Isso quer dizer que, após o consumo, os dois alimentos serão digeridos e a glicose liberada será absorvida rapidamente pelo organismo.
No entanto, quando pensamos em nutrientes, a tapioca apresenta apenas carboidratos. Já o pão traz, além dos carboidratos, proteínas e lipídeos. Quando falamos no pão integral, temos ainda o aumento das fibras, que aumenta a saciedade e auxilia no controle da glicemia, pois a glicose é liberada mais lentamente na corrente sanguínea.
Mas então não devo consumir a tapioca? Calma! A tapioca pode sim ser consumida eventualmente para variar o cardápio. Uma alternativa para deixar a tapioca mais nutritiva é acrescentar sementes (de chia ou linhaça, por exemplo) no preparo para aumentar a quantidade de fibras e incluir um recheio que seja fonte de proteína, como ovos, atum, frango desfiado ou queijo.
Os temperos naturais também estão liberados para dar mais sabor ao prato. Orégano, manjericão, salsinha e cebolinha são apenas alguns deles. Em relação ao pão integral, é importante sempre ler o rótulo do produto antes de comprar para não cair em "pegadinhas" do fabricante. Na lista de ingredientes a farinha integral deve ser um dos primeiros ingredientes.
COMPARATIVO
Nutrientes encontrados na goma de tapioca, no pão branco (francês) e no pão integral
ENTRE EM CONTATO
Gostou dessa dica? Tem alguma curiosidade sobre alimentação e nutrição? Entre em contato pelo WhatsApp 9 8949-5180 e me ajude a trazer aqui no blog mais conteúdos que possa te auxiliar nas suas escolhas alimentares.
Encontrou algum erro? Informe aqui