Em caráter experimental, projeto será inaugurado domingo, às 16h

Pelo Amigo constrói casinhas para cães comunitários na Praça José Bonifácio

05/05/2017 15:49 - por Patrícia Loss loss@jornaldopovo.com.br

PROTEÇÃO ANIMAL

pedreiro está fazendo a base para os abrigos de cães de rua

A Associação Pelo Amigo inaugura domingo, às 16h, as primeiras três casas para cães de rua do projeto Amigo Comunitário.

Construídas na Praça José Bonifácio, nas imediações do ponto de táxi da esquina das ruas 7 de Setembro com Milan Krás, as moradias são à base de tubo de concreto revestido com carpete e com uma das extremidadas fechadas, ideia trazida de Porto Alegre.

Cada casa custa cerca de R$ 200,00 e o valor foi buscando junto a empresas parceiras da associação criada em agosto de 2015.

Uma das coordenadoras da Pelo amigo, a assessora administrativa Adriana Palladino destaca que o projeto está sendo executado com autorização do prefeito Sergio Ghignatti e em caráter experimental.

Se os cães comunitários que moram na Bonifácio e são cuidados e alimentados por taxistas se adaptarem a dormir nas casinhas, a ideia deverá ser ampliada para outras praças.

A intenção do grupo é oferecer um local apropriado para cães comunitários pernoitarem, especialmente um abrigo mais quente no inverno.

Os tubos de concreto serão pintados de branco e durante a solenidade de inauguração cães e crianças terão os desenhos de suas mãos e patas estampadas com tintas coloridas nas casinhas.

Os detalhes da pintura farão referência ao lema da Pelo Amigo: “Unindo mãos e patas”. No ano passado a Pelo Amigo já tinha tentado implementar o projeto Amigo Comunitário, mas não obteve autorização da Prefeitura. Na época o prefeito era Neiron Viegas.

QUER AJUDAR?
A Pelo Amigo é uma entidade de proteção animal e que sobrevive com doações da comunidade, recursos de patrocinadores e atividades como pedágio beneficente. Quem quiser ajudar deve entrar em contato por meio de mensagem pelo perfil Associação Pelo Amigo na rede social Facebook, ou pelo telefone 9 9557-1811.

ATENÇÃO
A montagem das casas iniciou na tarde desta sexta-feira. Os tubos de concreto foram comprados prontos, mas uma base de tijolo com concreto para cada casinha foi feita pelo pedreiro Darci Rosa, contratado pela Pelo Amigo. O serviço dele também inclui a pintura e deverá ser concluído na manhã deste sábado.

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 08/05/2017 às 15h34

1 - Ao invés de casinhas temos de ter é CARROCINHA, recolhendo a cachorrada das ruas... 2 - Cada vez mais chego a conclusão que os fanáticos animais deveriam receber tratamento psiquiátrico compulsório, afinal são 'por tabela' um perigo para a sociedade quando fazem absurdos colocando em risco a SAÚDE HUMANA por seus caprichos... 3 - Espero que a prefeitura retire a aberração da praça logo e PRINCIPALMENTE recolha HOJE AINDA esses animais. 4 - Outra aberração sem limites que deve ser perseguida e penalizada são os potes de água e ração nas calçadas... Estão querendo o que? Melhorar a condição física para aumentar a fertilidade?

Dona Rita...

Maurício Lara em 07/05/2017 às 23h06

Não sei onde a senhora leu no meu comentário, que humanos podem fazer bagunça, defecar, etc... Não sei onde uma coisa errada possa justificar outra também. Tipo: Contra a maconha, mas e o cigarro e o álcool? Daí me pergunto: O cigarro e o álcool já não causam danos suficientes? Mais um dano ajuda a melhorar? Não sou contra cães, pelo contrário. Tanto que digo, uma vez respondidas as perguntas... como a senhora mesma respondeu, não foram, não é mesmo? Felizmente, a questão foi revista com uso da razão e não vai rolar! E praça não é lugar de cães sem dono. Não é, nem vai ser. Parabéns pelos castrados, parabéns à senhora que adotou! Isto é responsabilidade, deve ser louvada! Responsabilidade nas demais questões também!

CANIL MUNICIPAL

Lecino Ferreira em 07/05/2017 às 11h17

Não tem lógica existir cães abandonados nas praças se existe um canil municipal. Tem alguma cachorrada nisso tudo.

casas para caes na praça

Jose Gladimir Lopes em 07/05/2017 às 00h34

é por essas que sempre confiei muito mais em caes do que nos ditos Humanos, existe um ditado que na verdade é realidade, sempre desconfie de quem nao gosta de Caes, eles sentem ciumes da lealdade e fidelidade dos caes

casinhas dos cachorros na praça

Rita Maria Hamester em 06/05/2017 às 23h20

Seu Maurício Lara, todas estas perguntas do senhor são desnecessárias. Mais perturbação que os humanos sem noção causam na madrugada fazendo baderna por estarem bêbados, vomitando e defecando pelas calçadas, fazendo pegas com seus carros e fazendo barulho pela madrugada, isto pooode! Agora as casinhas são para abrigar os cachorros que JÁ circulam na praça, que estão lá dia e noite e são cuidados pelos taxistas, até castrar 2 cadelas eles já mandaram castrar, tanto que 1 eu trouxe prá minha casa e ela não quis ficar, fugiu prá praça de novo. Portanto se os cachorros até agora não avançaram e não morderam ninguém ainda, não é simplesmente eles ganhando um abrigo prá se protegerem que vão atacar agora, deixem de cinismo, e deixem os pobres cães ganharem um abrigo prá passar a noite, portanto COM CASA OU SEM CASA OS CACHORROS NÃO VÃO SAIR DA PRAÇA.

casa de cachorro na praça

Rita Maria Hamester em 06/05/2017 às 23h20

Aldomiro Siqueira, se a pessoa quiser gastar com casa prá cachorro de rua, o problema é dela e ninguém tem nada a ver com isto, pelo menos tá fazendo alguma coisa de bom, não é que nem certas pessoas que só sabem é criticar a boa ação dos outros. Praça do cachorros já é, eles vão continuar lá com casa ou sem casa, é muito mais bonito ser a praça dos cachorros do que de muitos humaninhos que andam por aí se achando.

De boas intenções...

Maurício Lara em 06/05/2017 às 18h25

Sem o uso da Razão, bom coração de nada vale... a) Serão vacinados contra raiva, cinomose, parvovirose, etc? b) Serão desverminados? c) Serão castrados, evitando que procriem e aumentem os animais abandonados? d) Não perturbarão o sossego,serão todos pacíficos? e) Não serão vetores de doenças para animais de estimação e pessoas? f) Quem recolherá suas fezes de local público? Se estas e outras perguntas forem respondidas, parabéns pela iniciativa. Se não, o inferno anda cheio de ideias assim. Ah, mas então não gostas de animais, não tens pena deles, blá-blá-blá... Responsável pelo que escrevo, não porque alguns interpretam. Muito arrecadei animais de rua durente infância e adolescência em Cachoeira do Sul, quase enlouquecendo meus pais, pois sempre sobrava para eles também dos meus atos. Até que minha mãe deu ultimato: Não bastava ter bom coração, tinha que ter responsabilidade também. Cada novo animal, eu teria que providenciar adoção, novo lar, limpar, cuidar e resolver a situação. Muitas vezes o bom e grande Dr Salomão atendeu gratuitamente o guri pobre que levou bichos resgatados, feridos e até envenenado... Adotei alguns, encontrei lares para outros, mas diminuí o ritmo, num ponto aceitável. Valeu o aprendizado! Espero, sinceramente, que estes aí sejam tratados com a devida responsabilidade, segurança, saúde e também sob a luz da Razão!

casas pra cachorros

Aldomiro Siqueira em 06/05/2017 às 18h23

sera que eu li bem esta matéria?casas de canos com valor de 200,00 cada? ah! ta bom aqui não tem crise , tem quem gaste com casas para cachorros de rua. ah!ta bom .então vamos na praça?qual praça ?na praça dos cachorros .....ha ha ha .........

Na Praça?

Vilnei Garcia Herbstrith em 06/05/2017 às 11h07

Na Praça central da cidade? Sério? É pegadinha?

Construções de casinhas.

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 06/05/2017 às 09h44

Somos todos filhos de Deus. Portanto somos irmãos. Os irmãos devem ser amigos. Em nome da amizade sugiro, que construam casinhas para abrigar os desabrigados das enchentes. Inverno esta chegando e os meses chuvosos também. Deus criou os homens e os animais. Mas não diz que os animais devam ter predomínio sobre os homem. É vergonha usar os taxistas que humanamente alimentam os cães famintos para se promoverem. Correram os mendigos das praças para que não vejam a miséria de nossa cidade e no local colocarem casas pra Cachorro, os vetores de doenças. Essa atitude só vai contribuir para que outras pessoas abandonem cães na praça e qdo entrarem no Sio atraírem mais cães e começarem a provocar acidentes.. É uma vergonha essa administração que permite uma coisa dessa.

Animais X praças

Luis Angelito Miguel em 06/05/2017 às 09h44

Faço minhas as palavras da Waldivia Toledo.

Sucupira

Elvira De Lourdes Freitas Pereira em 06/05/2017 às 08h54

Quem manda é Odorico Paraguaçu, Se ele resolveu inaugurar a praça dos pulgueiros, quem somos nós pra reclamar. Todos estamos cientes atualmente a praça é dos cachorros. É só manter nossas crianças longe da praça No dia da inauguração Já estou ate vendo o quadro.

Animais são melhores do que muitos "humanos"!

Waldívia Toledo em 06/05/2017 às 08h53

Os do contra tudo, e que não fazem nada útil pela cidade, preferem andarilhos, bêbados e drogados nas praças da cidade? Prefiro animais! Praças tem que ser lugares agradáveis, frequentados por gente feliz! E gente boa e feliz, gosta de bichos! E de lanches, e até camelôs, por que não? De que adianta uma praça sem vida, sem gente?

Casas de Cachorro

Marcos Paulo Lovato Carlos em 05/05/2017 às 21h27

Concordo plenamente com o comentário do amigo Luciano, pois não existe controle nem fiscalização no que se refere a população canina nesta cidade!!! É uma cachorrada!!! E se alguém faz qualquer tipo de critica, aparece milhões de defensores!! Só em Cachoeira mesmo!!

. . .

Luciano Iserhardt Scherer em 05/05/2017 às 15h56

As praças agora viraram zona de vez? Carro lanche... Churrasqueira... Camelô... Agora casa pra cachorrada? Qual é o próximo passo? Criação de uma favela em cada uma delas? Quem quiser cachorrada que crie BEM PRESO, NO SEU PÁTIO, e não nessa aberração nas ruas, trazendo riscos para a saúde de TODOS nós! A prefeitura, os fiscais de obras, a saúde... vão deixar? Ou POR ACASO AINDA temos lei e fiscalização aqui em SUCUPIRA?

21/12/2024 00:05

SÃO 19 CATEGORIAS

Sábado dos melhores do ano

56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024

21/12/2024 00:04

NESTE SÁBADO

Dandaras e Zumbis de Cachoeira

Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano

21/12/2024 00:00

R$ 100 MIL DEVIDOS

Rua Coberta deu uma travada

20/12/2024 17:39

Legislativo

Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano

Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente

20/12/2024 16:19

VERÃO NO RIO JACUÍ

Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova

Abertura da temporada ainda não tem data definida

20/12/2024 15:21

FERIADÃO

Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal

Segunda e terça-feira será ponto facultativo

20/12/2024 14:32

Evento

Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde

Clube conta com o apoio da comunidade para a festa

20/12/2024 00:03

OPINIÃO DE PESO

Nilton Santos diário na GVC

Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus

20/12/2024 00:01

NOVO DIRETOR

Antônio Vicente com indicação

Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola

20/12/2024 00:00

TRADICIONALISMO

Gaudérios quer a Força A no Enart

19/12/2024 16:51

TRADICIONALISMO

CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart

Invernada adulta tem novo coordenador

19/12/2024 13:11

Conteúdo do JP impresso

Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete

Serão três sessões diárias no cine do shopping