Blog dos Livros

Poeta Mauro

16/08/2016 11:38 - por Mildo Fenner mildofenner@hotmail.com

Jornalista e poeta, com brilhante passagem pelo Jornal do Povo e atualmente editor de Variedades do jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, Mauro Ulrich brindou seus leitores com seu último livro de poesias “Sleeping Bag”, onde reúne os mais recentes trabalhos.

Mauro é conhecido no meio literário. Participou de diversas antologias, entre elas Poetas do Vale, com estreia na carreira solo com “Cellophane Flowers”, em 2011, sendo escolhido no ano eu passou como escritor homenageado da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul.

Sua poesia é leve e solta. Aborda temas rotineiros com palavras apaixonadas e simples, como se brincasse de fazer poesias. Há quem diga que há muito de Mário Quintana em seu trabalho. “Talvez o vinho e o cigarro”, concorda ele próprio.

Vitor Ramil faz a apresentação de “Sleeping Bag”  e diz que “as pequenas e as grandes coisas são evocadas com a naturalidade de quem risca um fósforo para acender o cigarro.” Mário Quintana, soltando uma baforada, diria ainda, como refere Vitor Ramil: “E tem também o vinho.”
 

GÊNEROS

Natural de Restinga Seca e residindo atualmente em Santa Maria, Diones J. Pacheco, ou JPP, como prefere ser chamado, acaba de lançar seu primeiro livro, “Desconstrução de Gêneros”. Trata-se de texto ficcional, que acontece no futuro, no ano de 2069, onde os personagens vivem e sobrevivem em ambiente inóspito, mas com tecnologia desenvolvida, com o fim dos gêneros feminino e masculino.

BARÃO

Tabajara Ruas, escritor homenageado no ano de 2015 pela Escola Barão do Rio Branco, em sua Feira do Livro, teve sessão comentada do filme “Netto perde sua alma”, na última semana, em Porto Alegre. O filme foi baseado no livro com o mesmo nome de Tabajara Ruas, que também é co-diretor do trabalho, e conta a história do general Antônio de Souza Neto, um dos protagonistas da Revolução Farroupilha.

JUNTAS

Criada no Facebook no final de julho do ano passado e já contando com 285 mil seguidores, a comunidade “Vamos Juntas” virou livro. A ideia da página foi abordar situações enfrentadas pelas mulheres no dia a dia, repartindo dificuldades e soluções. A comunidade foi criada pela gaúcha Babi Souza e recebe cerca de 80 relatos diariamente. O livro tem o selo da editora Galera Record.

COLUNA

Para os que gostam de livros, autores e literatura de modo geral, estarei semanalmente nesta coluna. Será uma oportunidade de repartir informações e opiniões a respeito destes assuntos tão fascinantes. Embora a literatura seja universal, o enfoque principal da coluna é o que acontece em Cachoeira do Sul e região. Desde já agradeço as colaborações que me forem enviadas.


Leituras:

“Pedro foi à rua da Praia, tomou um cafezinho, depois sentou-se na Praça da Alfândega para ler devagar o jornal. O primeiro-ministro tinha dito na Câmara que a situação econômico-financeira era sombria. Os efeitos da inflação poderiam levar o país a um desastre. Juscelino e Carvalho Pinto condenavam o projeto sobre a remessa dos lucros. Lia não o encontraria, disse pra si próprio. Olhou a seção dos cinemas. No Rex, Rocco e seus Irmãos.”

(Escritor cachoeirense Antônio Carlos Resende, em “Pedro e Lia,” página 84.)


Rodapé:

Feira do Livro de Cachoeira do Sul, uma das mais tradicionais do interior do Estado, a ser realizada nos dias 21 a 25 de outubro, terá como patrono o escritor Jorge Luis Martins. Escreveu quatro livros, sendo que o último “Meu nome é Jorge” relata a sua história de superação pessoal, desde o primeiro emprego, aos 14 anos, no restaurante da Assembleia Legislativa, passando por um período de um ano e dois meses no presídio, até se tornar escritor de sucesso, inclusive tendo a sua própria editora, a Sonho de Traça.
 

Destaques:

TODO SEU


Autora: Sylvia Day
Sedutor e comovente, o livro é a quinta e última parte da saga Crossfire, uma história de amor que cativou milhões de leitores ao redor do mundo. Sylvia Day é autora de mais de vinte livros premiados e vendeu mais de um milhão de exemplares No Brasil.
Editora Paralela. R$ 34,90

MUITO MAIS QUE  CINCO MINUTOS


Autora: Kéfera Buchmann
Com uma mistura de humor, improviso e sinceridade chocante, a autora é hoje um dos maiores fenômenos da internet brasileira. No livro, ela fala de relacionamentos, do primeiro beijo, de micos e até temas como bullying.
Editora Paralela. R$ 24,90

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Mauro Ulrich.

Edson Bonine em 21/08/2016 às 17h11

Bonita homenagem ao amigo Mauro Ulrich, tenho em mãos o livro de poesias Cellophane Flower. Autografado para minha filha em outubro de 2013, quando nossa turma do Colégio Rio Branco, comemorou 30 anos de conclusão do ensino médio. Sucesso nesta nova produção. Um forte e fraterno abraço

Obrigada, Mildo.

Magda Elisabete Scotta Hentschke em 20/08/2016 às 16h56

Obrigada, amigo, pela oportunidade que temos de discutir Literatura. Fiquei gratificada ao ler que estarás por aqui todas as semanas. Com certeza, nossa cidade merece te conhecer melhor. Abraço.

18/10/2024 10:00

Relações familiares

04/10/2024 09:08

Ambição, amor e coragem

27/09/2024 10:25

Sobre o cotidiano

21/09/2024 10:31

Alzheimer em mulheres

13/09/2024 10:45

Sobre a vida moderna

06/09/2024 11:25

Incerteza do futuro

30/08/2024 10:09

Emoções e dramas

23/08/2024 09:45

O conceito de raça

16/08/2024 09:23

O primeiro romance

09/08/2024 10:28

Desigualdades na enchente

02/08/2024 11:14

Questão de pele