Secretário Lara convocou Compahc para ouvir sugestões do que pode ser feito. Reunião é nesta quarta
Prefeitura busca solução para fachada do Cine Coliseu
Patrimônio
A Prefeitura de Cachoeira do Sul está determinada em tomar uma decisão com relação à fachada do Cine Coliseu, que é tombada pelo Município como patrimônio histórico e, por isso, protegida por lei. O secretário municipal de Governo, Luciano Lara, convocou uma reunião para esta quarta-feira, às 14h, com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Cachoeira do Sul (Compahc).
“Quero ouvir sugestões sobre o que podemos fazer em relação ao aspecto visual da estrutura no Centro”, comentou Lara. Sem dar maiores informações, Lara foi taxativo ao dizer que “do jeito que está não pode ficar”.
Embora a Prefeitura não confirme, um dos questionamentos que será feito diz respeito inclusive à possibilidade de retirar o Coliseu da lista de bens tombados do Município. Seria um cancelamento do tombamento, algo inédito na história de Cachoeira do Sul se ocorresse.
Sobre essa possibilidade, inclusive, a vice-presidente do Compahc, Mirian Ritzel, diz desconhecer a possibilidade. Historiadora, ela garante também que jamais aconselharia uma medida deste porte.
ALTERNATIVAS
Mirian citou o que pode ser feito com relação à fachada do antigo cinema. Segundo ela, a Prefeitura tem de cobrar o proprietário do imóvel, Aristides Kucera, que num passado recente teria até mesmo recuado em iniciativas de venda da estrutura.
“A informação que temos do último laudo técnico é que a fachada apresenta solidez, assim como as marquises, e não ofereceria riscos à população. Há pelo menos dois anos, após cobranças do Ministério Público, foram retirados alguns vidros das janelas e feita uma limpeza na estrutura”, relembra Mirian. Embora o proprietário tenha sido cobrado, ele ignorou o chamado e o MP determinou que a limpeza fosse feita pela Secretaria do Meio Ambiente.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Naquele tempo sim, até as pedras choravam!
Paulo Sérgio Pereira em 29/11/2017 às 14h21Talvez o primeiro filme que eu assisti no Coliseu, tenha sido O pequeno Polegar, ou Marcelino pão e vinho, lá nos anos 1958/1959? Mas lembro de clássicos como Ben-Hur, El Cid, Dr. Jivago. O que era moda, filmes de heróis da mitologia grega, far-west (bang-bang), Tarzan, o Zorro, comédias com Jerry Lewis, Oscarito, musicais, etc... E em alguns domingos pela manhã, desenhos animados. O Lecino tem razão, estas lembranças ficaram para sempre, num arquivo que mantemos com muito carinho. Não podemos falar no Cine Coliseu, sem lembrar do Cine Astral. Um abraço, gente amiga!
COLISEU...
Lecino Ferreira em 29/11/2017 às 10h21...dos tempos de minha infância e adolescência. O último filme que assisti, nessa ex-casa de espetáculos cinematográficos; foi: " TARZAN'S GREATEST ADVENTURE" do diretor John Guilhermin. Os atores principais dessa película - A MAIOR AVENTURA DE TARZAN -, são: GORDON SCOTT, Anthony Quayle, SEAN CONNREY e Sara Shane. Uma curiosidade: Nesse filme o Tarzan (G. Scott) mata, com uma flechada no peito, o JAMES BOND (S. Connery) - agente 007. DIGA AÍ: - Qual foi o último filme que assististes no CINE COLISEU?
DERRUBA
Jose Gilnei Machado Rodrigues em 28/11/2017 às 20h54Tem que derrubar toda esta fachada inutil.
Vão esperar o que?
Silvestre Silva Santos em 28/11/2017 às 17h08Assisti ao filme "Inferno na Torre" sete vezes na tela do Coliseu, além de muitos outros filmes. Assisti à maior concentração política, com o grande Leonel de Moura Brizola tende de apelar para que as pessoas deixasse as galerias laterais diante do risco de acidente pela superlotação, e assisti e fotografei quando parte do telhado foi colocado abaixo depois da derrocada do cinema enquanto empreendimento comercial, sufocado que foi pelo "boom" dos vídeo-cassetes com filmes em fitas VHS. Enfim... Sobre a fachada, acho que tem que ser URGENTEMENTE colocada abaixo antes que alguém morra enquanto passa pela calçada, ou que à revelia dos proprietários (que não estão nem aí para MP, Compahc e Prefeitura) seja feita alguma coisa. Desaproprie-se a área pelo que certamente é devido ao município em tributos, e que se faça uma permuta com alguma incorporadora para construir um grande prédio residencial tendo os primeiros andares destinados à salas comerciais e estacionamentos. O que não pode é continuar como está, como bem diz o secretário Lara!
Rio Jacuí subiu mais de quatro metros com a chuvarada em Cachoeira
Nível está 1,25 metro acima do normal na Barragem do Fandango
Defesa Civil fez 8 socorros na chuvarada
Prefeitura convocou reunião para avaliar ações
Mutirão da dengue vistoriou 163 imóveis no Ponche Verde
34 focos do mosquito foram eliminados
Grupo de convivência comemorou o Dia das Mães na ESF Barcelos
Projeto de educação em saúde é desenvolvido no bairro Barcelos
HCB VIP com 30% de ocupação
Batizada de Select, ala com 8 suítes garante sustentabilidade financeira à instituição
Cartório Eleitoral de casa nova
Prédio na Rua 15 de Novembro foi alugado por R$ 5,500,00 mensais
Cartório Eleitoral foi reinaugurado em novo endereço
Prédio foi alugado por R$ 5.500,00
Inscrições para o Festival de Cinema já iniciaram
Curtas-metragens e videoclipes tem até 20 de junho para se inscrever
Premonição 6 estreia sexta-feira no Cine Via Sete
Filme com visões trágicas tem novo capítulo