Tecnologia Conaid foi conhecida pelo secretário de Obras, Cleber Cardoso
Prefeitura vai testar solução para ruas de chão
Novidade
O Governo Sergio Ghignatti foi buscar uma ideia que pode diminuir os transtornos da população que vive em ruas sem calçamento em Cachoeira do Sul. A tecnologia ConAid, que vem sendo usada em diversos municípios do interior gaúcho, prevê a impermeabilização do solo com a aplicação de um produto que diminui a poeira e reduz os gastos com manutenção das estradas.
O secretário municipal de Obras, Cleber Cardoso, foi incumbido pelo prefeito de avaliar a tecnologia. Havia uma reunião pré-agendada para hoje com uma empresa gaúcha para conhecer o produto.
“Operei um engenheiro cachoeirense que atua em Santa Cruz e ele me perguntou se eu já sabia dessa tecnologia. Achei que não fosse verdade, então pedi para o vice-prefeito cuidar disso pessoalmente”, relata o prefeito.
Cleber já viajou e ficou contente com o que viu nas estradas de Santa Cruz do Sul, onde conheceu o secretário de Obras Leandro Kroth, que detalhou como funciona o processo. Esta semana ainda a prefeitura deve receber uma empresa de Lajeado que detém a tecnologia no estado.
Cleber explicou como funciona o processo. “Nós estamos muito atrasados. Há quatro anos eles já usam em Santa Cruz e o grande benefício é a redução nos gastos de manutenção. As ruas tratadas com o produto têm durabilidade de até quatro anos”, comentou o secretário de Obras.
O custo-benefício a médio prazo seria o diferencial. Cleber explicou que para cada quilômetro onde o produto for colocado, o investimento é de cerca de R$ 70 mil. “Em um quilômetro, arrumamos 10 quadras. Imagina nós aplicarmos este produto em uma rua e ficarmos quatro anos sem precisar passar uma patrola, a economia que teríamos com isso”, animou-se o secretário.
COMO FUNCIONA
Conforme informou o secretário, uma vez contratada uma empresa para realizar o serviço, ela faz todo o trabalho de preparação do solo. Este serviço envolve a nivelação do solo na primeira etapa. Depois um caminhão com esguicho traseiro descarrega o produto na via, que finalmente recebe um rolo compactador.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Solução para ruas
Paulo Stockey em 20/01/2017 às 14h22Como dizia o Sr. Beltrão que coordenou a maior parte do calçamento fornecendo paralelepípedos... não termina mais e pode ser refeito usando as mesmas pedras.... então se torna a pavimentação mais barata e ainda absorve um pouco da agua.... temos as pedras do Cerro dos Peixotos, o areia do Rio Jacuí ou Irapuá e a mão de obra....
. . .
Luciano Iserhardt Scherer em 19/01/2017 às 11h59Fiquei com a mesma curiosidade: Quanto custaria fazer calçamento? Porque a tal 'tecnologia' eu já vi em Santa Cruz e é um HORROR o pó, e dura quatro anos... paralepípedo deve durar quatro... SÉCULOS.
Custo do Paralelepípedo?
Sergio Silveira Rodrigues em 19/01/2017 às 10h16A ideia é boa resolve por um tempo mas acho que deveria se analisar o custo do calçamento e fazer uma obra definitiva e além do mais Cachoeira esta atrasada em relação as ruas.
ConAid
Everton Luis Pereira em 19/01/2017 às 10h01Em Sta Cruz do Sul foi usada essa tecnologia, pobre dos moradores, as ruas onde usaram a poeira foi tanta que moradores reclamaram e o município não usa mais.
prefeitura vai testar produto nas ruas
Jose Gladimir Lopes em 19/01/2017 às 09h24quanto custa o kilometro de calçamento com paralelepipedos ? mesmo que seja um pouco mais caro é para sempre, e o reparo quando necessario nao apresenta custo , ja que a sec. de obras deve ter funcionarios pagos para isso
Solução
Celso Medeiros em 18/01/2017 às 22h40Uma ótima idéia do nosso Prefeito/Vice, para acabar com a poeira, barro e buracos. Mas basta a CORSAN abrir o primeiro buraco e toda o serviço feito ir por água abaixo. Sendo que existe um lei dos buracos que nunca foi cumprida pela mesma.
Já são 234 casos de dengue em Cachoeira
Com números semelhantes a 2024, Cachoeira segue em 5º no ranking estadual e 9º no índice de contágio
Cachoeira do Sul tem 15,5 mil imóveis conectados na rede de esgoto
São 589 imóveis com rede disponível, mas sem a ligação
Espaço 4.0 nos planos da Prefeitura
Secretaria de Desenvolvimento Social planeja reativar o lugar
Feira da Saúde será no Bosque
Evento será na próxima terça-feira
Idosos representam 68% dos vacinados contra gripe
Já foram aplicadas 3.856 doses ao total
Esgoto para mais 255 imóveis na zona leste de Cachoeira do Sul
Investimento da Corsan será de R$ 1,2 milhão nos bairros Barcelos e Bom Retiro
Filme Pecadores chega sexta-feira ao Cine Via Sete
Longa é o mais bem avaliado da temporada
Agentes de trânsito ganham novos uniformes e Balardin posa de azulzinho
Servidores receberam um novo kit completo de uniformes e passarão por formação completa