Tecnologia Conaid foi conhecida pelo secretário de Obras, Cleber Cardoso
Prefeitura vai testar solução para ruas de chão
Novidade
O Governo Sergio Ghignatti foi buscar uma ideia que pode diminuir os transtornos da população que vive em ruas sem calçamento em Cachoeira do Sul. A tecnologia ConAid, que vem sendo usada em diversos municípios do interior gaúcho, prevê a impermeabilização do solo com a aplicação de um produto que diminui a poeira e reduz os gastos com manutenção das estradas.
O secretário municipal de Obras, Cleber Cardoso, foi incumbido pelo prefeito de avaliar a tecnologia. Havia uma reunião pré-agendada para hoje com uma empresa gaúcha para conhecer o produto.
“Operei um engenheiro cachoeirense que atua em Santa Cruz e ele me perguntou se eu já sabia dessa tecnologia. Achei que não fosse verdade, então pedi para o vice-prefeito cuidar disso pessoalmente”, relata o prefeito.
Cleber já viajou e ficou contente com o que viu nas estradas de Santa Cruz do Sul, onde conheceu o secretário de Obras Leandro Kroth, que detalhou como funciona o processo. Esta semana ainda a prefeitura deve receber uma empresa de Lajeado que detém a tecnologia no estado.
Cleber explicou como funciona o processo. “Nós estamos muito atrasados. Há quatro anos eles já usam em Santa Cruz e o grande benefício é a redução nos gastos de manutenção. As ruas tratadas com o produto têm durabilidade de até quatro anos”, comentou o secretário de Obras.
O custo-benefício a médio prazo seria o diferencial. Cleber explicou que para cada quilômetro onde o produto for colocado, o investimento é de cerca de R$ 70 mil. “Em um quilômetro, arrumamos 10 quadras. Imagina nós aplicarmos este produto em uma rua e ficarmos quatro anos sem precisar passar uma patrola, a economia que teríamos com isso”, animou-se o secretário.
COMO FUNCIONA
Conforme informou o secretário, uma vez contratada uma empresa para realizar o serviço, ela faz todo o trabalho de preparação do solo. Este serviço envolve a nivelação do solo na primeira etapa. Depois um caminhão com esguicho traseiro descarrega o produto na via, que finalmente recebe um rolo compactador.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Solução para ruas
Paulo Stockey em 20/01/2017 às 14h22Como dizia o Sr. Beltrão que coordenou a maior parte do calçamento fornecendo paralelepípedos... não termina mais e pode ser refeito usando as mesmas pedras.... então se torna a pavimentação mais barata e ainda absorve um pouco da agua.... temos as pedras do Cerro dos Peixotos, o areia do Rio Jacuí ou Irapuá e a mão de obra....
. . .
Luciano Iserhardt Scherer em 19/01/2017 às 11h59Fiquei com a mesma curiosidade: Quanto custaria fazer calçamento? Porque a tal 'tecnologia' eu já vi em Santa Cruz e é um HORROR o pó, e dura quatro anos... paralepípedo deve durar quatro... SÉCULOS.
Custo do Paralelepípedo?
Sergio Silveira Rodrigues em 19/01/2017 às 10h16A ideia é boa resolve por um tempo mas acho que deveria se analisar o custo do calçamento e fazer uma obra definitiva e além do mais Cachoeira esta atrasada em relação as ruas.
ConAid
Everton Luis Pereira em 19/01/2017 às 10h01Em Sta Cruz do Sul foi usada essa tecnologia, pobre dos moradores, as ruas onde usaram a poeira foi tanta que moradores reclamaram e o município não usa mais.
prefeitura vai testar produto nas ruas
Jose Gladimir Lopes em 19/01/2017 às 09h24quanto custa o kilometro de calçamento com paralelepipedos ? mesmo que seja um pouco mais caro é para sempre, e o reparo quando necessario nao apresenta custo , ja que a sec. de obras deve ter funcionarios pagos para isso
Solução
Celso Medeiros em 18/01/2017 às 22h40Uma ótima idéia do nosso Prefeito/Vice, para acabar com a poeira, barro e buracos. Mas basta a CORSAN abrir o primeiro buraco e toda o serviço feito ir por água abaixo. Sendo que existe um lei dos buracos que nunca foi cumprida pela mesma.
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping