Na Assembleia Legislativa, Muriel Lopes entregou sua carta que teve repercussão nas redes sociais
Prenda cachoeirense foi convidada a participar da homenagem aos 90 anos de Paixão Côrtes
Tradicionalismo
A declamadora premiada e advogada cachoeirense Muriel Machado Lopes, 27 anos, 2ª Prenda do RS (2011/2012), foi convidada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a participar das homenagens pelo aniversário de 90 anos do tradicionalista e folclorista Paixão Côrtes.
A solenidade ocorreu nesta quarta-feira durante o Grande Expediente solicitado pela deputada Regina Fortunati (Rede).
Muriel entregou para a família de Paixão Côrtes um quadro com uma carta emoldurada. A “Carta aberta de gratidão” foi escrita por Muriel no dia 4 deste mês, em seu próprio perfil na rede social Facebook.
Devido a grande repercussão do texto e vários compartilhamentos no meio tradicionalista, ela foi convidada pela cerimonialista da Assembleia Legislativa e declamadora Liliana dos Santos Duarte, a entregar o documento pessoalmente à família de Paixão Côrtes.
A prenda cachoeirense escreveu a carta em nome da juventude tradicionalista, agradecendo a contribuição de Paixão Côrtes à história e à cultura gaúcha, e referenciando o seu afastamento da vida pública devido a idade avançada.
O momento de reclusão foi comunicado oficialmente à imprensa pelo seu filho Carlos Paixão Côrtes no início deste mês, o que motivou Muriel a redigir o documento.
CERIMÔNIA
A cerimônia de homenagem com a galeria cheia teve a presença de tradicionalistas, músicos, amigos e familiares do folclorista gaúcho. Paixão Côrtes acompanhou a cerimônia de casa, pela TV Assembléia. Ao final do Grande Expediente, o cantor Ita Cunha interpretou duas músicas de autoria de Paixão Côrtes, Minha Querência e Hino ao Rio grande, emocionando a todos os presentes.
Também acompanharam a homenagem as filhas do folclorista Ana e Zulema, o neto Rafael; o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vitor Hugo Alves da Silva; o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Antunes Callegaro; a escritora Elma Sant’ana; Ângela Caringi, filha do escultor Antônio Caringi, autor da Estátua do Laçador, para a qual Paixão Côrtes serviu como modelo; e o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati, o ex-governador Olívio Dutra, e o vereador Marco Monteiro, representando a Câmara de Sant’Ana do Livramento, cidade natal de Paixão Côrtes.
PARA SABER MAIS
Muriel Machado Lopes atualmente mora em Porto Alegre, mas cresceu no meio tradicionalista cachoeirense. Ela é neta do fundador do Piquete de Laçadores (PL) Delfino Carvalho, de Cachoeira do Sul, Manoel Feliciano Machado. Ele criou o PL há 32 anos. A mãe de Muriel, Janice Machado, foi a primeira prenda do piquete. Muriel é declamadora várias vezes premiada e mesmo morando fora de Cachoeira do Sul, representa a cidade natal em concursos pelo estado.
Conheça a carta redigida e entregue por Muriel Lopes
Carta aberta de Gratidão
De Muriel Machado Lopes para Paixão Côrtes
Nunca seremos órfãos de tua patriarcal contribuição na construção cultural dos seres que nos tornamos a partir do renascimento da valorização da nossa Cultura que se deu pelas tuas mãos.
Nunca seremos ausentes de tua presença física, pois ela jamais se fará silente, ela é viva e expoente como as danças que resgataste. Ela, a tua presença de alma, canta nas músicas para as quais emprestastes teus ouvidos nos resgates Rio Grande a fora, ela é vivaz nas páginas dos livros que nos remetem as tradições perante as quais garantimos um presente cheio de certezas do que somos.
Eu compreendo Paixão, ainda que não tenha tido a oportunidade de te ouvir, sorvendo um mate e contando todas histórias que ja li da forma como eu sempre imaginei, ainda que não tenha tido a oportunidade de te agradecer por tudo, eu compreendo.
Saiba, nunca tive ídolos e, por isso, nas paredes da minha casa nunca houveram "posters" de artistas internacionais ou famosos, mas cresci te vendo esculpido por Caringi, assim como os heróis de que tanto ouvimos falar quando lemos sobre a Revolução Farroupilha e, cada vez que olho para a imagem, sinto orgulho em pensar que habito o mesmo tempo em que tu nos presenteia com tua presença e com teu saber.
Ainda, quero que saibas, que juntamente com o significado de cultuar tradição, nos ensinou a perpetuar tudo que nos é imprescindível para nos tornarmos uma sociedade melhor, por isso, se de algum modo te incomodas se ausentar, não se atucane, já aprendemos também que as gerações se encarregam de manter acesa a chama dos conhecimentos que lhe determinam para a eternidade e o agora.
Por isso Paixão, com tranquilidade eu acredito que todos te entendem e todos te agradecem. Obrigada, quatro mil vezes obrigada, pois foi através do teu sentimento que nos tornamos mais de 5 milhões de apaixonados pela tradição que tu nos devolveu com tanta propriedade.
Aceite, por fim, a humilde carta de entendimento de quem muito lhe deve por ser quem é, por viver o que viveu dentro do tradicionalismo e de quem sentiu o que sentiu por uma causa! Obrigada.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Maravilha
Marcos Antonio Silva em 13/07/2017 às 08h44Que Maravilha... Sinal de que nem tudo esta perdido. Ainda se mantém o reconhecimento e a consideração por quem fez e ainda faz. Parabéns Muriel.
Sábado com salva-vidas na Praia Nova
Temporada não tem data
Orquestra na Casa Augusto
Uma das tradições da antiga loja será revivida, às 19h
HCB inaugura novo centro cirúrgico
Foram investidos R$ 8 milhões
36 diretores tomam posse
Prefeita escolheu a equipe diretiva onde não houve candidatos
3 escolas não terão primeiro ano
Liberato e Antônio Vicente reverteram decisão. Ciro não oferece este nível
Cidade não se veste de Natal
Campanha da CDL é que está dando o clima natalino na cidade
Festa de Natal para as crianças do Bairro Tupinambá
Interessados em ajudar com alimentos ou brinquedos, podem entrar em contato pelo telefone (51) 999292677
Substituto de Júlio Lopes é investigado
MP faz ressalva sobre novo nomeado