Ghignatti reage e diz que vai repensar instalação do Museu e Arquivo no Paço

Presidenta do Compahc não quer coelhos de Páscoa no Château d'Eau

31/03/2017 16:19 - por Vinícius Severo vinicius@jornaldopovo.com.br

Polêmica

"coelhos só saem com ordem do juiz"

A decoração de Páscoa em Cachoeira do Sul está causando dores de cabeça para a Prefeitura.

A presidenta do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Compahc), Ione Sanmartin Carlos, contatou com o gabinete do prefeito Sergio Ghignatti para manifestar contrariedade à colocação dos coelhos de Páscoa ao redor do Château d’Eau, cartão-postal da cidade recém-restaurado.

Conforme a chefe de gabinete Necky Trevisan, Ione teria ameaçado levar o assunto ao Ministério Público caso os coelhos não fossem retirados. Ione, porém, afirma que deseja dialogar com o prefeito sobre o assunto.

A informação enfureceu o prefeito, que prontamente declarou que “acabou o namoro com o Compahc”, anunciando ainda medidas em retaliação. Entre elas, estariam a revisão das decisões de abrigar a estrutura do Museu e do Arquivo Municipal no Paço, como já havia decidido.

Ione afirma que a colocação dos coelhos seria proibida pela legislação que protege monumentos históricos. “Quero conversar com o prefeito. Lembro das palavras de Lya Whilelm, que dizia que não se decora um monumento”, comentou Ione. Ela acrescentou ainda que esse tipo de decoração não tem nada a ver com o imóvel clássico.

NÃO VÃO SAIR

Ghignatti convocou sua Jurídica ao saber do telefonema da presidenta do Compahc, deixando claro que os coelhos só seriam retirados com ordem judicial. O procurador do Município, Leonel Gonçalves, garantiu que não há nenhuma ilegalidade na colocação da decoração, que inclusive era feita nos últimos anos, sem nenhuma reação das autoridades ligadas ao patrimônio.

“Podem inclusive levar ao Ministério Público porque temos certeza que o prefeito não infringiu nenhuma lei”, garante Leonel. 

 

Postagem de jornalista foi pivô da crise dos coelhos

Uma postagem do jornalista Cleiton Santos foi o pivô da crise entre Prefeitura e Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Cachoeira do Sul.

O texto foi publicado no Facebook com uma foto dos coelhos em frente ao Chatodô, com o título: “E vândalos já atacaram o Château d'Eau”.

No texto, o jornalista, colunista do Jornal do Povo, questiona: “que tipo de pessoa tem a brilhante ideia de botar dois singelos coelhinhos da Páscoa de papelão - ou sei lá o quê - que não têm m... nenhuma a ver com o monumento, lá? Que setor de Cultura é esse da Prefeitura que permite, aceita, induz, sei lá, admite que tornem um monumento de tamanha importância na casa do coelhinho”.

FORASTEIRO

Ao tomar conhecimento da manifestação de Cleiton, o prefeito desdenhou. “Este rapaz é contra tudo, e nem sequer mora em Cachoeira”.
 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

PRESIDENTA?????

Lecino Ferreira em 02/04/2017 às 11h42

PÔ! ainda insistem com esse termo que não existe na LÍNGUA PORTUGUESA - a nossa língua? Presidenta uns cambaus! Onde tem PTralha dá nisso: - Querem destruir PTudo! Onde o PT é contra: - É BOM PARA A NAÇÃO! Deixem os coelhinhos dentro, afinal os ovos sempre ficam de fora mesmo...

Menos... menos...

Edson Souza em 01/04/2017 às 22h09

Deixa os coelhos e os ovos lá, passada a páscoa serão retirados. Só espero que o prefeito tenha a grandeza em não retaliar na questão do museu no paço. Pessoal fala que coelho e ovo não tem nada a ver com Páscoa, mas até hoje nunca vi alguém recusar um ovo de chocolate.

Sem fundamento jurídico

Simone Dietrich Kochenborger Domingos em 01/04/2017 às 12h25

Errado! Nas datas festivas um patrimônio histórico pode receber decoração para incentivar a população a visitá-lo. Se a decoração temporária não trouxer dano ao patrimônio ele pode e deve ser feita! Existem outros casos pelo mundo... incluindo Brasil... Pelourinho na Bahia... Parati no Rio de Janeiro... todas recebem decoração em datas festivas! Esta é uma discussão inútil! A senhora em questão está assim porque o patrimônio foi recém restaurado. Se não fosse para ser usado de forma consciente estaria num museu ou numa foto. Ai sim... é como Louvre... ninguem chega perto! Vão proibir de passar carros na rua 7? Lá tb é patrimônio... Isto é questão de bon senso e lógica!

Aliás ...

Renate Elisabeth Schmidt em 01/04/2017 às 12h24

Um VOO RASANTE de uma Columba livia 'candida'!

GRAVE

Rosalvo Lourenço em 01/04/2017 às 11h23

Assim como o termômetro de um automóvel não é a parte fundamental de um veículo, mas indica se está tudo bem, ou seja é um indicador. Assim como a frequência sexual não é básico de um casamento,mas indica se tudo vai bem, ou se algo vai mal. Tal fato com o GG indica o total despreparo em ser contrariado. Ovo de páscoa, coelhinho da páscoa, tudo símbolos idiotas para mitigar o significado cristão da morte de Jesus e sua ressurreição e, consequentemente, a anulação dos efeitos do pecado ( a morte eterna) aos que crerem, difere em muito de coelhos, ovos, etc etc etc. 4 anos de GG, mais 4 anos de Neiron, e a cidade não aprendeu que tudo era farinha do mesmo saco? Este episódio indica muita coisa. Ao invés de analisar a mensagem e ponderar e ter argumentos plausíveis resolve perseguir quem não se curva ao um populismo irresponsável com o patrimônio público. E meados da década de 80 estava eu no Rio de Janeiro. Havia um tenente que se achava e não gostava de ser contrariado por subordinados. Certa feita teve a brilhante ideia de passar óleo em uma passadeira de alumínio para ficar mais bonita para uma exposição de material a capitães da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Bom, moral da história: a passadeira foi montada sobre lago do quartel e os militares alunos foram convidados a transitar. O primeiro que escorregou e afundou foi um capitão da Bolívia. Depois, quando o vexame estava instalado e, como quase sempre, sempre sobra o erro para os de menos patente, quiseram culpar um sargento pelo ocorrido por não ter "orientado" o pobre arrogante do tenente. O sargento foi simples, e fulminante. " Desde quando ele aceita ser contrariado?" O mundo evolui, as pessoas mudam, mas as mazelas humanas só se repetem.

PASCOA.

Adriano Bitencourt Chaves em 01/04/2017 às 11h22

Uma decoração inocente de pascoa irrita a "presidenta", mas um patrimonio mutilado nem a faz franzir o cenho. Acho o GG um erro como repeteco de prefeito na cidade, podiamos ter escolhido melhor, havia melhores, mas ele esta certo em trancar o pé, e não ceder a histeria dessa senhora sem civilidade, como ela simplesmente age de forma autoritária exigindo coisas e ameaçando, fingindo estar aberta ao dialogo quando já disse que pode recorrer a justiça. Apos a data festiva tudo vai ser removido sem afetar o patrimonio publico, nem saberemos que esteve ali, no entanto as ninfas mutiladas vão nos lembrar que fizeram uma reforma quando diziam que fariam uma restauração. Alias cade os vereadores e o MP.

Ilíada cachoeirense

Renate Elisabeth Schmidt em 01/04/2017 às 10h29

Quem é Tróia? Quem é Esparta? Quem são os personagens da foto? Príamo? Menelau? Aquiles? Heitor? Ajax? Eneias? Páris? Ou nenhum deles? Por que esta GUERRA I-N-Ú-T-I-L? MAIS UMA! A competição pelos espelhos no Castelo de Águas, conforme registra a FOTO HISTÓRICA parece ser lúdica. Na imagem vê-se também uma marcação de territórios entre Oryctolagus cuniculus pascais, Netuno, Espíritos Naturais Femininos, as ninfas e deus romano do mar, inspirado no deus grego Posídon (ou Poseidon), filho do deus Saturno e de Ops. Nas bordas mediterrâneas, em seus barcos trirremes, especulam “os impeditivos do progresso de Cachoeira”, os membros do COMPAHC, Conselho Municipal de PATRIMÔNIO Histórico de Cachoeira – os “perigosos bandidos de Cachoeira” - defensores tresloucadas de coisas velhas e rabugentas. Intrigados estão, com as invasões bárbaras dos Oryctolagus cuniculus pascais. Será uma praga provocada por mortais ou pela fúria do habitantes do Olimpo? Quem será Ulisses, o autor do cavalo? Ou é mais produtivo o voo de uma pomba branca?

Calvário de Cristo

Edson Bonine em 01/04/2017 às 08h32

Barbaridade, dizer que "coelhos representam a Páscoa, é desmerecer todo o sofrimento que Cristo teve na cruz. Ovos, simplesmente ovos, podem ser caracterizados como símbolos destes dias históricos: " A maior celebração cristã (junto com o Natal, claro) tem sua origem na festa judaica do Pessach – que significa “passagem” em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. Durante a festa judaica, o ovo – um dos únicos alimentos que não perde a forma depois de cozido – é utilizado como símbolo do povo de Israel. Em determinado momento, o chefe de família se levanta e diz: “O povo de Israel é como esse ovo, que, quanto mais cozido na dor e no sofrimento, mais preserva sua unidade e sua identidade”. (Evidentemente, naquela época o ovo ainda não era de chocolate.) A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida. “Já o coelho foi uma forma de popularizar a festa”, diz Maria Ângela de Almeida, teóloga da PUC-SP." Coelhos como símbolos da fertilidade, foram introduzidos muito a posteriori substituindo o cordeiro, tradicional oferta nas refeições comunitárias entre os judeus. Por que não ai? Porque a restauração do Chateau d'Eau recém foi concluída! E ele esta sendo admirado por todos na cidade. Ponto. Colocar enfeites no seu entorno, atrapalha quem quer fazer os belos registros fotográficos. Se várias pessoas ainda não entenderam, agora sei porquê a primeira dama não entendeu! Convenhamos com tantos lugares ali na praça, que foi recuperada pela Smam, colocar em frente ao monumento parece que quer disputar a atenção.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Rosalvo Lourenço em 01/04/2017 às 00h10

Será que no sábado de aleluia, na malhação do judas, irão colocar no monumento histórico e artístico um boneco do Lula? Será que no Dia dos Namorados irão colocar no monumento histórico uma boneca inflável? E no dia da Mula sem Cabeça irão colocar no monumento histórico um foto do...ops?

Coelhos de Páscoa

ROSVITA HERZOG BRANDT em 01/04/2017 às 00h08

Mesmo não residindo em Cachoeira, vou dar minha opinião: acho que os coelhinhos ficarão muito bem enfeitando a casa do sr. prefeito. GG mudou de partido mas continua pensando como petista: tem que ser como eu quero.

COELHO? PÁSCOA? "QUE GUTI-GUTI"

Rosalvo Lourenço em 31/03/2017 às 21h36

A Sra. Ione está certa. Além do mau gosto de se colocar coelhos em um monumento histórico e artístico, fica a demência explicitada. Coelho da páscoa é maior construção imbecil. criada por imbecis e cultuada por uma sociedade ridícula e sem cultura. Coelho da páscoa é mais ridículo do que Papai-Noel. Segundo. A beleza do monumento histórico é a sua originalidade. Terceiro. Que tipo de prefeito é este que não pode ser contrariado? Quarto. Eu avisei que GG representava o velho, o ultrapassado. Falta de aviso não foi. Quinto. Desde quando a preservação da cultura é da vontade discricionária do prefeito? Que tipo de cidadão vocês elegeram? Sexto. Sinceramente. Esta esquerda é podre! Fascista! Autoritária.!

Quanta incoerência...

Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro em 31/03/2017 às 20h54

Fico pensando nos reflexos que coelhos e enfeites de páscoa causarão no monumento histórico de Cachoeira do Sul. Algo temporário que não degrada o patrimônio. Por que tanta incoerência e falta de flexibilidade? Com todo respeito, Dona Ione o Chateau d'eau é seu? Entretanto, o prefeito não precisa retalhar dessa forma, cancelando a instalação do museu e negando a importância histórica de Cachoeira. Vamos nos preocupar com problemas de verdade que nossa cidade enfrenta há anos e parar com esse mimi por causa de coelhos....

Prioridades

Valdomiro Gomes de Souza em 31/03/2017 às 20h33

Com tantos assuntos importantes a serem resolvidos na cidade e que a população necessita, duas ou três pessoas resolvem criticar um ato do Prefeito que simplesmente simboliza a Páscoa. Cristo Redentor no Rio recebe luzes no Natal, Ponte Hercílio Luz em Florianópolis também, e da mesma forma fazem parte do Patrimônio Histórico, inclusive o Cristo é uma das Maravilhas do Mundo. Essas pessoas que criticam, e ameaçam utilizar o Ministério Público, que também tem suas prioridades que vão se ocupar com algo que traga alguma prioridade a cidade. Parabéns GG, e deixa os enfeites lá.

19/10/2024 00:00

FUSÃO DE CLUBES

Remidos do Caiçara agora são SRB

19/10/2024 00:00

30ª ROMARIA DA MÃE DO REDENTOR

Dai tua bênção, Maria

Procissão neste domingo de manhã para renovar a fé dos católicos

19/10/2024 00:00

CERTIFICAÇÃO DA SAÚDE ESTADUAL

Posto de Saúde do Bairro Carvalho é ouro

18/10/2024 15:08

DANÇA E CHOPE

Sábado de festa da alegria na SRB

Oktoberfest do Rotary Arrozais vai beneficiar a Apae e o Asilo

18/10/2024 13:34

Conteúdo do JP impresso

Medalha General Polidoro será entregue dia 25 no 13º GAC

Militares e parceiros da unidade serão condecorados

18/10/2024 00:00

DIA 25

Honraria militar

13º GAC entregará medalhas a militares e civis

17/10/2024 17:02

Música

Vigília do Canto Gaúcho a perigo neste ano

Secretaria da Cultura ainda não sabe se irá promover o festival

17/10/2024 14:21

30ª ROMARIA DE CACHOEIRA DO SUL

Tudo pronto para receber os devotos de Maria

Voluntários fizeram a manutenção do parque na Volta da Charqueada

17/10/2024 12:50

Conteúdo do JP impresso

Terror Sorria 2 estreia sexta-feira no Cine Via Sete

Maldição do sorriso tem sequência no cinema

17/10/2024 09:34

Leidy Festinalli focada no trabalho e no Estrelas do Laço

Plano é promover o rodeio novamente em 2025

17/10/2024 00:04

A 76 DIAS DA POSSE

E agora, Balardin?

Não são apenas os problemas herdados do Governo Zé: Cachoeira possui demanda reprimida em quase todos os serviços