Jussara Ghignatti tem conseguido fazer o prefeito acatar os pedidos dela, chegando a voltar atrás de decisões
Primeira-dama também manda na Prefeitura
MULHER FORTE DO GOVERNO
O que a primeira-dama Jussara Ghignatti diz tem sido lei para o prefeito Sergio Ghignatti. Ao menos no que está relacionado a praças, a autoridade máxima do Município tem sido ela.
Depois de ser decisiva na escolha do museu para ocupar o Paço Municipal e de bater o pé e fazer com a decoração de Páscoa ficasse recém restaurado Château d´ Eau, a primeira-dama agora conseguiu fazer com a que a Prefeitura desautorizasse a instalação de casas para cães comunitários na Praça José Bonifácio, obra que está concluída.
Os abrigos são para cães de rua que já perambulam pela praça. Os bichos são cuidados e alimentados por taxistas.
Via protocolo geral da Prefeitura, o projeto foi encaminhado a Ghignatti pela associação de proteção animal Pelo Amigo em 13 de janeiro de 2017.
O prefeito encaminhou a proposta para o secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Witeck, e a execução começou a ser trabalhada por voluntários da Pelo Amigo em parceria com o titular da pasta.
A associação investiu em torno de R$ 1 mil na instalação das três primeiras casinhas nas imediações da praça de táxi da esquina das ruas 7 de Setembro e Milán Krás.
Conforme combinado entre lideranças da Pelo Amigo e Witeck, o projeto seria em caráter experimental, podendo ser ampliado para outras praças.
O prefeito destaca que tomou a decisão de desautorizar o projeto depois de avaliar as considerações da primeira-dama, como a junção de mais cães na praça, a proliferação de cachorros de rua e o risco dos bichos atacarem o público em eventos na Bonifácio.
“A cidade reagiu contra as casinhas mesmo na fase de testes, então achei melhor evitar problemas e coloquei o Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) a disposição da Pelo Amigo para o abrigo dos cães que moram na praça”, ressalta GG. O Canil Municipal está com cerca de 300 animais e fica no distrito de Três Vendas.
Casinhas foram debatidas na reunião do secretariado
A suspensão do projeto foi debatida nesta segunda-feira pelo prefeito em reunião com seu secretariado.
Depois da reunião em que foi oficializado o sepultamento da iniciativa, Witeck mandou mensagem de texto via celular para a coordenadora da Pelo Amigo, a assistente administrativa Adriana Palladino, informando que as casas de cães serão removidas da praça e devolvidas para a associação. Em caso de dano do material na retirada, a Pelo Amigo será ressarcida.
A retirada das casinhas deverá ocorrer ainda nesta semana. Os abrigos são à base de tubos de concreto e fixados ao chão sobre uma estrutura feita com tijolos, areia e cimento.
Adriana lamenta a posição da primeira-dama e quer conversar pessoalmente com Witeck antes de tomar medidas como o encaminhamento do caso para a Justiça, já que cães comunitários são reconhecidos pela lei estadual 13.193/09, que dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos de rua no Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.
Em seu parágrafo segundo do artigo quarto, a lei diz que considera-se animal comunitário aquele que estabelece com a comunidade em que vive laços de dependência e de manutenção, ainda que não possua responsável único e definido.
SILÊNCIO
O secretário Henrique Witeck não foi localizado nesta segunda-feira para avaliar a interferência da primeira-dama em seu trabalho.
No decorrer da tarde, pelo menos 10 ligações do JP para o celular do secretário foram feitas em diferentes horários, assim como recados foram deixados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Witeck atendeu a apenas uma das ligações e ao ser informado do assunto da reportagem disse que estava em reunião e que não poderia falar naquele momento, solicitando novo contato após as 17h.
Por volta das 17h15min novo contato foi feito, mas o telefone estava desligado ou fora da área de serviço. Em sua casa a informação era de que Witeck tinha ido para o interior e que só retornaria à noite.
Encontrou algum erro? Informe aqui
FECHOU
Rosalvo Lourenço em 10/05/2017 às 14h21Jussara GG pode exercer com mais amplitude o cargo de prefeito. Tem talento de sobra, mais que o retrógrado ocupante do cargo. Ele é o passado e a decrepitude nas decisões tomadas. Além do mais, Jussara é musicista, exímia pianista. Quem consegue dominar 88 teclas, pode muito se sair melhor. Conta-se que, na saída do Ghignatti no fim do primeiro mandato, alguns maldosos da secretaria de cultura fizeram um singelo poema para o mesmo, o qual aqui transcrevo Sou Sérgio Ghignatti, e desta cidade Um ausente prefeito Ao ser sucedido pelo nobre Neiron Deixo aqui meu legado. Sem nada para ser lembrado. Sou Sérgio Ghignatti Desta cidade fui prefeito Eis uma verdade: Na fiz, nada deixo.
PREFEITA JUSSARA GG
Adriano Bitencourt Chaves em 10/05/2017 às 14h02A prefeita Jussara GG poderia ser um ganho ao município, o prefeito eleito todos conhecem e não vamos ter nenhuma surpresa, ela no entanto parece ser mais atuante e talvez melhor, eu apoio. Podemos trocar assistencialismo e perseguição por algo imprevisível, vale a pena.
NADA CONTRA OS CACHORROS
Rosalvo Lourenço em 09/05/2017 às 14h00Mas que amadorismo desta gente incompetente. Quem manda? O que mandam? Quem executa? A Administração Pública retrógrada, calcada no patrimonialismo no qual o mandatário se acha dono da máquina pública e da "res pública". Definitivamente, se Neiron atrasou em 20 anos a cidade, Ghignatti e a sua falta de comando e método de administrar vai atrasar mais ainda. Eu alertei que a esquerda é inepta para administração pública dos nossos impostos. Todos sabemos disto. Ghignatti é a face do passado. Quem dá ordens e depois volta atrás, REPETIDAMENTE, está com problemas sérios em coordenar e executar. Isto porque, até agora, só soubemos destes dois casos em que a Sra. Jussara, que não tem cargo público e nem foi eleita, interviu em ações planejadas. Fico pensando... Não seria melhor que a Sra. Jussara se candidatasse. Pelo jeito a mesma deseja ocupar um cargo público e, vem demonstrando lucidez em suas decisões, ainda que não se concorde com elas.
Certo
Vilnei Garcia Herbstrith em 09/05/2017 às 11h40Certo o prefeito. Há um canil municipal com comida, água, abrigo, controle de doenças, de verminoses. As casinhas podem ser entregues lá. Na praça seria incentivar aun canil II pois certamente centenas de sem noção iriam abandonar filhotes e animais idosos pôr lá. Ajudem a melhorar o canil e estarão protegendo muito mais os bichos. Sempre tive cães desde pequeno. E os tratava com carinho e atenção. Mas dentro do pátio, bem alimentados, sem vermes e sem parasitas. Nas ruas serão alvo de toda a sorte de maus tratos e atropelamentos.
Primeira Dama também manda na Prefeitura.
Valeria Cristina da Rosa em 09/05/2017 às 11h17Grande M****!!!!!!Admira um jornaleco de Quinta Categoria ainda dar destaque pra uma coisa dessas...É muita falta de notícias boas que realmente interessam esta cidadezinha.Que "saia justa" Pra o Secretário Witeck.Quanta idiotice!!Sei que não tem importância,mas a partir de hj perderam uma assinante.Totalmente dispensável!!!-Valeria Cristina da Rosa-Cachoeira do Sul(09/05/17).
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping