Eles vieram para a inauguração das novas salas usadas de forma cooperativa pelas duas universidades

Reitores da UFSM e da Uergs anunciam cursos de mestrado

25/09/2017 15:12 - por Oneide Teixeira jp@jornaldopovo.com.br

Ensino Superior

Benjamin e reitora Arisa (Uergs), reitor Burmann, diretor José Mário e vice Hilton (UFSM)

Com um investimento de aproximadamente R$ 450 mil, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluiu a reforma e adaptação dos espaços que usa de forma compartilhada com a unidade da Uergs em Cachoeira do Sul. 

A inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira, com a presença da reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz e do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. Os dois reitores aproveitaram a visita para anunciar projetos futuros das duas universidades nas áreas de mestrado.

A UFSM/Cachoeira terá um mestrado na área de Ciências Agrárias I com a projeção de abertura de turmas entre 2018 e 2019. Já a Uergs/Cachoeira vai pleitear um curso de mestrado na área de Agroecoecologia, ainda sem data definida para a abertura de turmas. 

DISCURSOS

Em seus discursos, os reitores agradeceram e reforçaram a importância desta parceria entre as duas instituições de ensino, que contou com o apoio do poder público. 

Em abril de 2015, a Uergs e a UFSM firmaram um termo de cooperação para uso compartilhado do prédio da Uergs, até a construção do campus da UFSM em Cachoeira do Sul.

Inicialmente foi reformado o terceiro andar do imóvel, com a adaptação de sete salas de aula. A obra inaugurada nesta segunda é de reforma do andar térreo. Os dois andares totalizam 13 novas salas de aula, laboratório e secretaria que atendem a 978 acadêmicos das duas universidades nos turnos da manhã, tarde e noite.

Este ano foi assinado um aditivo ao convênio entre as universidades, que tem vigência até 2022. Participaram do ato de inauguração o diretor do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul, José Mario Soares e o vice-diretor, Hilton Grundling; o diretor regional do Campus V da Uergs, Benjamin Dias Osório Filho, e a diretora de Assuntos Institucionais, Tatiana Vargas. 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

Mestrado??

Dimas Estrázulas de Oliveira em 25/09/2017 às 17h04

Mas vejam..... volta e meia aparecem matérias falando da falta de recursos, abandono de curso, etc... para ambas Universidades...para os cursos de graduação. Agora vão abrir mestrado?? Essa é a ótica que permeou as Universidades públicas nos últimos anos, aumentando o número de mestres e doutores que não teriam a condição mínima de "segurar" seus respectivos diplomas.....; entendo que os professores tem vontade de atuar na PG mas se a graduação ainda não está sólida, faz sentido investir em pós-graduação?

19/04/2025 00:05

46 EM UMA SEMANA

Já são 234 casos de dengue em Cachoeira

Com números semelhantes a 2024, Cachoeira segue em 5º no ranking estadual e 9º no índice de contágio

19/04/2025 00:02

ESTACIONAMENTO PAGO

Audiência do rotativo será sexta que vem

19/04/2025 00:01

LEITURA JURÍDICA

Cachoeirense é co-autor de novo livro jurídico

19/04/2025 00:00

APÓS CINCO ANOS

Agentes de trânsito ganham novos uniformes

18/04/2025 13:20

Saneamento

Cachoeira do Sul tem 15,5 mil imóveis conectados na rede de esgoto

São 589 imóveis com rede disponível, mas sem a ligação

17/04/2025 16:47

Retomada

Espaço 4.0 nos planos da Prefeitura

Secretaria de Desenvolvimento Social planeja reativar o lugar

17/04/2025 16:12

OFICINAS

Feira da Saúde será no Bosque

Evento será na próxima terça-feira

17/04/2025 16:08

SUS

Idosos representam 68% dos vacinados contra gripe

Já foram aplicadas 3.856 doses ao total

17/04/2025 15:36

SANEAMENTO

Esgoto para mais 255 imóveis na zona leste de Cachoeira do Sul

Investimento da Corsan será de R$ 1,2 milhão nos bairros Barcelos e Bom Retiro

17/04/2025 13:23

Conteúdo do JP impresso

Filme Pecadores chega sexta-feira ao Cine Via Sete

Longa é o mais bem avaliado da temporada

17/04/2025 11:50

APÓS CINCO ANOS

Agentes de trânsito ganham novos uniformes e Balardin posa de azulzinho

Servidores receberam um novo kit completo de uniformes e passarão por formação completa

17/04/2025 00:05

CINCO ESCOLAS

Rede privada perde 550 alunos em um ano

Baixa foi de 16,8%, com o volume de estudantes passando de 3.275 para 2.725 de 2023 para 2024