Assembleia geral foi marcada para o dia 15, em Santa Catarina, para definir os próximos passos

Separatistas não alcançaram a meta geral estipulada pelo movimento O Sul é o Meu País

04/10/2016 20:05

FALTOU VOTO PELA INDEPENDÊNCIA DO SUL

na consulta ocorrida no último sábado.

O movimento O Sul é o Meu País divulgou nesta terça-feira os números alcançados com a consulta popular sobre a independência do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do país.

O resultado de todas as urnas apuradas e auditadas pelo movimento informam que a meta inicialmente estipulada, não foi atingida. O objetivo era conseguir a manifestação de 1 milhão de eleitores nos três estados. No entanto, apenas 617.543 pessoas votaram, totalizando 61,29% do alcance esperado no plebiscito que não era obrigatório.

Agora, em posse dos resultados, os separatistas convocam os voluntários para uma assembleia geral para o dia 15, em Lages, Santa Catarina, quando serão discutidas as próximas ações.

Não está descartada uma nova consulta popular o ano que vem antes de encaminhar a pauta ao Congresso Nacional e também, à Organização das Nações Unidas (ONU)

“O povo não aguenta mais ver o Sul alimentando o restante do país. Isto foi demonstrado na consulta deste sábado, que não era obrigatória”, salienta Anídria Rocha, superintendente gaúcha do movimento, ao manifestar sua satisfação com os números alcançados.

95,75% DISSERAM SIM
O plebiscito contou com 1.278 urnas espalhadas entre 238 municípios dos três estados do Sul. Do total de votantes, 95,75% foram favoráveis ao separatismo e 4,25% foram contra.

O Rio Grande do Sul foi o campeão de votos, com 320.280 pessoas indo às urnas voluntariamente. Em segundo lugar ficou Santa Catarina e por último, Paraná, que conseguiu pouco mais de 24 mil votos.

Cachoeira do Sul participou do processo, com seis urnas espalhadas pela cidade. O município precisava alcançar uma abrangência de 3.288 pessoas, porém, foram às urnas apenas 2.476 eleitores.

Destes, 2.379 disseram sim ao separatismo e 97 disseram não. Para a separatista Anídria, os resultados apresentados só manifestaram ainda mais a vontade de seguir adiante com a criação de um novo país.

“A menor participação aconteceu no Paraná, se comparado à votação ocorrida nos outros dois estados. Faltou organização porque a aceitação dos paranaenses ao separatismos é grande, bem como nos demais estados. Nós não vamos desistir”, conclui a separatista.

JUSTIÇA ASSUSTOU SEPARATISTAS
Nos três dias que antecederam a votação, ocorrida no último sábado, o movimento O Sul é o Meu País sofreu pressão em Santa Catarina, por parte da Secretaria de Segurança do Estado.

O diretor catarinense de Mobilização Estratégica e membro do Conselho Consultivo do movimento, Celso Deucher, recebeu três intimações, na tentativa de impedir o plebiscito. Já no Rio Grande do Sul, um juiz determinou que a consulta não fosse feita alegando que colocaria em risco as eleições municipais, que aconteceram no dia seguinte ao plebiscito.

Segundo os separatistas, isto assustou aos voluntários, que deixaram de realizar a consulta popular em cerca de 200 cidades nos três estados do Sul.

PRÓXIMO PASSO INDEFINIDO
Os próximos passos, agora em posse dos números finais, ainda são desconhecidos pelos separatistas, que questionam nas redes sociais o que será feito daqui para frente. Uma das providências, no entanto, envolve a conscientização do governo federal sobre a opinião dos sulistas a respeito da criação de um novo país.

Diante das leis brasileiras a consulta popular sobre a separação da região Sul do restante do país não possui nenhuma validade legal. A Constituição Federal diz que o Brasil é formado por uma união indissolúvel de estados, municípios e Distrito Federal. Porém, as leis internacionais dizem que é viável o separatismo.

Por este motivo, os separatistas deverão procurar pela Organização das Nações Unidas para que tenham respaldo jurídico em caso de negativa do Congresso quanto ao resultado da manifestação.

“A assembleia anunciada para o dia 15 irá dizer qual a próxima atitude a ser tomada”, finaliza a superintendente gaúcha do movimento, Anídria Rocha.

>> RESULTADO FINAL
* CONSULTA POPULAR PELA INDEPENDÊNCIA DO SUL

- RIO GRANDE DO SUL: 320.280 eleitores votaram, 97,21% disseram sim e 2,79% disseram não
- SANTA CATARINA: 273.212 eleitores votaram, 94,63% disseram sim e 5,37% disseram não
- PARANÁ: 24.051 eleitores votaram, 88,82% disseram sim e 11,18% disseram não

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!

JOAO ORLANDO,,

Regis Moraes em 07/10/2016 às 15h00

Isto aqui ta ruim mais assim que e bomhuahuahuahuahua porque entao tu nao procura o FORUM de algum CONVENTO para expor as suas ideias huahuahuahuahuahua

JOÃO ORLANDO:

Luciano Iserhardt Scherer em 07/10/2016 às 14h55

PERFEITA tua definição, quando aos motivos do JP, é fácil, não perder a meia dúzia que assina o jornal on line (incluindo o que 'não é assinante' mas faz comentários de um SUPOSTO continente europeu...)

O fascista

Hélio Deporte Neto em 07/10/2016 às 13h42

"O FASCISTA fala o tempo todo em corrupção. Fez isso na Itália em 1922, na Alemanha em 1933 e no Brasil em 1964. Ele acusa, insulta e agride, como se fosse puro e honesto. Mas o fascista é apenas um criminoso comum, um SOCIOPATA que faz carreira na política. No poder, essa direita não hesita em torturar, estuprar e roubar sua carteira, sua liberdade e seus direitos. Mais do que a corrupção, o fascista pratica a MALDADE". Norberto Bobbio - Filósofo, jurista e pensador italiano socialista liberal, 2003.

PARABÉNS

João Orlando dos Santos em 07/10/2016 às 12h11

LECINO FERREIRA. Um belo comentário o do sr. postado as 11.57 Demonstra com muita clareza a sua educação o seu respeito e o seu nível. Atesta com clareza que só serve para capacho de pulhas e embusteiros, assim vai ser difícil de o sr. ascender na hierarquia do grupelho que te doutrina.

João Orando Prosantos

Lecino Ferreira em 07/10/2016 às 11h57

Tu não és obrigado a participar deste fórum Aliás, para tentar enfiar os CTRL C+V goela abaixo de quem não te conhece é melhor tu sair FORA. - FORA JOS! Fora tu e os outros pulhas, embusteiros e desGENERADOS. E VIVA O FORUM DO Jornal do Povo; do POVO tu és o JORNAL.

FÓRUM DO LEITOR

João Orlando dos Santos em 07/10/2016 às 11h18

Bons tempos em que o fórum do leitor servia para que a sociedade tivesse a oportunidade de comentar os fatos noticiados no JP, e abria um leque de discussões em troca salutar e respeitosa de idéias. Hoje um grupelho reacionário de estrema direita usa qualquer fato noticiado, não para expor idéias e discutir o tema, nas sim numa tentativa vil e covarde e reacionário e desrespeitosa ao livre pensar e expressar, buscam no campo pessoal e não no fato noticiado tentar expor quem lhe opõe ao ridículo, buscando tentar constranger e calar. A lamentar que está pequena janela concedida ao livre pensar e expressar tenha se transformado em banca deste grupelho reacionário,desrespeitoso e sem nenhuma noção de educação e debate. Isto em verdade é uma vergonha, ou voce parte para o embate desrespeitoso ou se cala e se afasta . Não entendo e também não quero entender o porque da linha editorial do JP se prestar a permitir que a baixaria e o desrespeito prospere. Talvez o objetivo seja esvaziar o fórum do leitor e transformar em uma sala de bate papo de fofocas e permitir que o embuste e que os pulhas prosperem. Lamentável, que sigam os embusteiros e os pulhas em sua saga de ocupar todos os espaços e calar quem lhes opõe. Talvez um dia, este maravilhoso espaço em que se discutia os temas e se trocava idéias volte um dia ao seu objetivo inicial e aos pessoas possam se expressar sem o patrulhamento dos pulhas e dos embusteiros.

SHUCK,,

Regis Moraes em 06/10/2016 às 15h00

Tu fala por ti ,SE TU TEM LIMO nas tuas costa e problema teu e dos CATARINAS ,,eu nao tenho LIMO nas costas ,agora CAPAO da CANOA nao ta muito distante ai de SANTA CATARINA se tu gosta de ficar de costas para eles boa sorte pra ti.

JOÃO ORLANDO

Rosalvo Lourenço em 06/10/2016 às 13h28

Certas pessoas, como você, são iguais ao vinho. Mas não pense que ficam melhores com a idade, mas semelhantes ao vinho, melhor seriam estarem com uma rolha no boca. O dia em que for varrida a esquerda para o devido lugar dela, com certeza teremos menos corrupção!

GRANDES POLÍTICOS & GRANDES EMPRESÁRIOS = LADRÕES & SONEGADORES

João Orlando dos Santos em 06/10/2016 às 11h43

ZERO HORA - 06.10.2016 "Mais de 230 políticos são delatados por executivos da Odebrecht Em conversas gravadas, mas que ainda não têm valor de prova, dirigentes da empreiteira listam nomes que se beneficiaram diretamente com desvio de dinheiro público Construtora foi alvo de quatro etapas da Lava-Jato desde o início de 2015 e teve vários dirigentes presos Procuradores da República e policiais federais que atuam na Operação Lava-Jato estão numa corrida. Tentam confirmar informações reveladas na fase preliminar do acordo de colaboração premiada que deve ser firmado por 15 diretores da construtora Odebrecht e dezenas de gerentes — o número pode chegar a 50. Em conversas gravadas desde fevereiro, mas que ainda não têm valor como prova, esses 15 dirigentes da empreiteira — entre eles o ex-presidente da empresa Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba há mais de um ano — apontaram mais de 230 políticos como beneficiários diretos de desvios de dinheiro público. Em alguns casos, para usufruto. Em outros, para pagamento de dívidas de campanha (caixa 2). Há na lista de delatados deputados federais, senadores, ex-ministros, ministros, governadores e ex-governadores. Não se pode confundir essa lista com a que surgiu em fevereiro, quando foi apreendida planilha com nome de pelo menos 200 políticos que receberam doações da empreiteira. Investigadores do caso asseguram a Zero Hora: ao contrário da primeira, a lista atual aborda apenas doações ilegais. Isso foi conseguido após sucessivas conversas com os delatores. Aí surgiram os nomes dos mais de 230 supostos cobradores de propina. Leia mais: — Estão nesse grupo políticos de todos os partidos importantes, da situação e da oposição. Do PMDB, PT, PP e PSDB, a maioria. Do governo federal que sofreu impeachment, dos que o antecederam e do atual — resume um dos investigadores. O esforço da Lava-Jato é maior sobre governos mais recentes porque, com relação a desvios de dinheiro ocorridos décadas atrás, é enorme a chance de os crimes terem prescrito. Mesmo assim, podem ser investigados, ressalta um dos envolvidos na operação. O listão é variado porque a Odebrecht tem contratos com a administração pública dos três poderes, e em praticamente todos os Estados do país. No ano passado, a empresa faturou mais de R$ 130 bilhões com negócios no Brasil e no Exterior. Além de nomes, óbvio, a Lava-Jato quer provas adicionais. É nisso que reside uma das principais causas da demora em formalizar o acordo de delação. Os executivos da Odebrecht têm apontado datas, números e codinomes de contas. Falam de obras e explicam os apelidos de cada um na lista de beneficiados por propinas elaborada pela empresa. Checar isso demanda tempo. É o caso de um sistema de informática montado pela empreiteira para pagamentos no Exterior. Policiais e procuradores concluíram que a Odebrecht mantinha pelo menos 42 contas no Caribe, que abasteceram 28 offshores com mais de US$ 132 milhões. A informação surgiu após conversas com colaboradores. Outro dos motivos pelos quais o acordo final ainda não saiu é a penalidade a ser imposta aos executivos. Procuradores exigem, por exemplo, que Marcelo Odebrecht passe pelo menos três anos no regime fechado (num presídio). Já Marcelo, que cumpriu um ano e meio de cadeia, quer sair de trás das grades neste ano — um impasse. Não será surpresa se o acerto de colaboração, previsto para ocorrer até novembro, for adiado. Advogados da Odebrecht passaram o dia de hoje em Brasília, tentando fechar o acordo." Estão envolvidos políticos de todos os grandes partidos, fatos ocorridos nos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso e dos petistas Lulla e Dilma, e em comum nestes governos o PMDB e o PP sempre estiveram ocupando cargos públicos e roubando descaradamente. E o tongo seletivo conseque apenas visualizar o Lulla e o sobrinho.

PF indicia Lula por suspeita de propina da Odebrecht a sobrinho

Delmar Pereira em 06/10/2016 às 00h19

Enquanto engambelavam o povo com promessas mentirosas, o chefe da quadrilha (conforme a Polícia Federal) e sua clã se lavavam no dinheiro dos pobres trabalhadores assalariados que sempre disse defender. De acordo com a PF, a propina foi de R$ 20 milhões, ainda segundo a PF, parte da propina foi também para o ex-presidente. O que não dá para entender, mesmo que tente , é que ainda tem gente que defende e o tem como ídolo, mesmo sabendo que apropriou do dinheiro do povo trabalhador assalariado e dos aposentados. O que dá para concluir que são desprovidos da razão, só pode ser isso, não tem outra definição! Agora só tem um destino; # Pá Papuda em 2018 http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/10/policia-federal-indicia-lula-por-propina-da-odebrecht-paga-ao-sobrinho.html

SINDICATOS.

Adriano Bitencourt Chaves em 05/10/2016 às 18h48

No Brasil os jumentos trabalham para os sindicalistas, que pensam apenas em seus belos umbigos estatais Pelo fim do imposto sindical, quem quiser que pague pessoalmente e não seja obrigado a custear sindicatos pelegos.

CRIMES

Adriano Bitencourt Chaves em 05/10/2016 às 18h47

Dilma e o PT armaram a confusão, a escola foi quebrada pelos militantes e ninguém aparece para pagar a conta O vaso de flores que a vice de Raul Pont, a comunista Silvana Conti, usou como arma para ferir dois brigadianos, não era da escola. O vaso era dos militantes petistas e pouco antes tinha sido presenteado à presidente cassada por improbidade. Os repórteres do jornal Correio do Povo foi atrás da história da confusão ocorrida durante o voto da ex-presidente Dilma Rousseff no Colégio Santos Dumont, no bairro Assunção, Porto Alegre, quando 30 militantes do PT, trazidos de ônibus para o local, neste domingo, quebraram vidros, bebedouros e portas. Além disto, a candidata a vice de Raul Pont, a comunista Silvana Conti, agrediu dois brigadianos com um vaso. De acordo com a supervisora, a professora Fernanda Pires Leite, a direção entrará em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até sexta-feira para buscar o ressarcimento dos prejuízos. Ela disse que ninguém apareceu para se desculpar e pagar pelos danos: - Quatro vidros da nossa porta principal foram quebrados e temos um cadeado de uma outra porta que também ficou torto porque forçaram a entrada. Fizeram um estrago aqui e até agora ninguém veio aqui falar alguma coisa para reparar os danos. polibio braga

LASTIMÁVEL.

Adriano Bitencourt Chaves em 05/10/2016 às 18h46

Passei por ali, pensei em assinar mais como protesto do que apoio a separação, quem sabe o numero elevado de gente insatisfeita despertasse os governos. Mas quando me dirigia a banca, tinha um senhor bailando, saltitando e teatralizando alguma coisa, divertia alguns passantes, logo vi que não havia seriedade nessa ideia, quando alguém tem uma ideia por mais absurda que seja deve ter no minimo preocupação com as atitudes e não se portar como um bailarino do bolshoi, lamentável.

REGIS

Rosalvo Lourenço em 05/10/2016 às 18h20

O Schuck não quer mandar os jumentos para longe do RS. Por que será? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

separatismo e bairrismo

Henrique Schuck Drey em 05/10/2016 às 18h19

Sr. Régis os jumentos já mandamos pra fora do Brasil, em especial a Inglaterra, pois lá eles os jumentos trabalham de graça, são a plebe da nobreza. Senhor Régis, embandeirado, bairrista e separatista sabes por que os catarinas são chamados de barrigas verdes?? porque os gaúchos tem limo nas costas.

EU JA FALEI,,

Regis Moraes em 05/10/2016 às 17h38

Que apoio o separatismo mais SOMENTE do RIO GRANDE do SUL,,nao quero ajuntamentos com CAIPIRAS do PARANA e nem BARRIGAS VERDES CATARINAS,,e a primeira coisa que eu mandaria fazer seria construir um muro na fronteirao do RIO GRANDE do SUL com o BRASIL,,,sim SCHUCK mas as VACAS e CAVALOS vamos ficar com eles mais os JUMENTOS mandamos pro outro lado da fronteira huahuahuahuahuahuahuahua

separatismo

Henrique Schuck Drey em 05/10/2016 às 16h10

O gaúcho se deu conta que não teríamos PETRÓLEO somente vacas e cavalos

SERA QUE PENSARAM...

Carlos Ramos Machado em 05/10/2016 às 15h50

...numa serie enorme de atos, ações, atitudes, consequências e outras coisas mais, que uma ação deste jaez acarreta, acarretaria e acarretara? Não basta apenas separar, seria uma ruptura muito fácil. Tem que se ater a uma enorme gama de situações que precisariam e precisam ser avaliadas. Escolha de uma moeda, criação de banco central, criação de parlamento, delimitação de fronteiras, criação de partidos políticos, divisão territorial, ordenamento jurídico, organização e divisão setorial, criação de forças armadas enfim, por ai vai. Como se vê não é so querer. Os argumentos de quem quer o separatismo, em tese, não se sustenta por si so, entre outros dizer que somente o estados do sul sustentam o Brasil, não é muito la verdadeiro e todos sabem inclusive os separatistas. Muita gente adere a estas "ideias" sem ter muito conhecimento do que esta aderindo, não há explicações, não existem publicações, o que existem são "noticias" em jornais e urnas espalhadas por alguns locais com pessoas tentando te convencer a votar pelo sim, aí fica fácil, o individuo para se ver livre, vota, mas as vezes nem sabe bem para que, outros ate sabem muito bem, votam so para "colaborar" com aquilo que sabem, pela Constituição Brasileira, ser impossível, sabem que so por um aborto da natureza tal proposição passaria pelo Congresso Nacional, e como brasileiro adora um sarro, o individuo acaba por votar, e depois ainda sai dizendo..."...tem maluco pra tudo!". Vivente, se tu não gosta do Brasil ou dos brasileiros, te muda tchê! vai para o Uruguai, Argentina, Paraguai... experimenta a Venezuela...! ou então parem de frescura, já temos problemas demais da conta ... não arranjem mais um!

19/10/2024 00:00

EVENTO INÉDITO EM CACHOEIRA

Mais de mil maristas na cidade

Encontro de jovens da rede acontece neste sábado

19/10/2024 00:00

OKTOBERFEST

Festa da alegria no Rio Branco

Rotary Arrozais vai ajudar Apae e Asilo

19/10/2024 00:00

VIVA CAMPUS NESTE DOMINGO

10 anos da UFSM em Cachoeira

Unidade do Passo da Areia já formou 300 profissionais

18/10/2024 00:06

JORNALISMO EM SALA DE AULA

Ao trabalho, repórteres por um dia

686 alunos de 17 escolas foram cadastrados na competição estudantil

18/10/2024 00:05

Tempo Rosa

JP segue apresentando as mulheres engajadas no Calendário Rosa 2025

18/10/2024 00:03

4 DIAS DE CULTURA

Feira do Livro com 15 autores

Evento começa na próxima quinta-feira, na Feira Livre Ivo Garske

18/10/2024 00:00

Mortes

18/10/2024 00:00

FOTO DO LEITOR

Descaso com as ruas do Bairro Bom Retiro

17/10/2024 16:35

FALECIMENTOS

Obituário

17/10/2024 13:56

CONTEÚDO DO JP IMPRESSO

Noite para aplaudir os 40 anos da AME

Jantar festivo para 130 pessoas ocorre no Sindilojas

17/10/2024 00:01

SINDICAL

Professor estadual de volta às urnas

Nei Sena tenta revanche contra Dina no Cpers