Blog do Cinema (antigo)
Seu Nome Gravado Em Mim (2020)
Amor. Uma palavra tão difícil de ser descrita, muito mais ainda de ser encenada em frente ás câmeras. Existem comédias, romances, dramas e até terror onde o tema é o amor (ou que o personagem entende por amor). Mas poucos filmes conseguem passar uma sensação de completude sobre o sentimento. Poucas obras te fazem dizer: “Isso é amor! ”. Ciúmes, possessividade, dependência, preocupação, tesão, e tantas outras coisas são confundidas com o amor que fica difícil distinguir onde um começa e outro termina.
Seu Nome Gravado Em Mim, filme de Taiwan, original da Netflix, é um desses filmes que fala de amor de uma maneira tão poética, que chega a doer. O filme se passa durante uma fase histórica onde a China declara o fim da Lei Marcial, período conhecido como Terror Branco, que durou 38 anos, tendo fim em 1987, época em que Taiwan já tinha decretado independência da China e se tornado uma nação independente da China, mas o preconceito era o mesmo em ambos os lugares. Em 1987, enquanto o mundo “aprendia’ a conviver com homossexuais, a China os condenava a prisão, gays eram humilhados, espancados e expulsos de casa. Foi nesse ano que os dois personagens principal se conheceram, e conheceram o amor.
O Filme
A trama começa com a declaração do então presidente da China noticiando o fim da Lei Marcial, o que muda completamente a rotina de uma escola militar onde A-Han e Birdy estudam. É na banda dessa escola, liderada por Padre Oliver, um canadense, que os dois se conhecem. Vemos A-Han ferido e sangrando, contando para o padre sua história, desde o primeiro encontro com Birdy.
Nessa escola há um menino afeminado que constantemente é espancado por colegas, humilhado e evitado por todos. Birdy é extrovertido, meio louco, e levanta suspeitas de sua sexualidade nos colegas, que passam a evita-lo e ofende-lo. A-Han se interessa por Birdy à primeira vista, e logo percebe-se que o interesse é reciproco. Mas como viver um amor onde ele é visto como um crime, um pecado? Nos diálogos entre o Padre Oliver e A-Han temos momentos magníficos, um debate sobre o certo e o errado, sobre qual a diferença entre sentir amor por uma menina ou por um menino. Algo que lembra O Banquete, de Platão. O amor é um sentimento. Amamos outra pessoa, e não o que ela tem no meio das pernas, embora muita gente confunda isso ainda nos dias de hoje!
Separação
Quanto mais tempo passam juntos, em aventuras secretas por praias, parques ou apenas passeando de moto, os jovens se tornam mais ligados um ao outro, mas nada é falado a respeito dos seus sentimentos, fica subentendido. Eles sabem que se amam, e isso já é o bastante. Mas quando as coisas começam a se complicar para os dois, Birdy resolve se envolver com uma menina e assim tentar afastar A-Han, que não entende a atitude do amigo. Sofrendo sem poder falar com ninguém, A-Han tenta se reaproximar de Birdy de todas as maneiras, mas percebe que o amigo está envolvido demais com a namorada. Após algumas reviravoltas, os dois ficam naquela linha tênue que separa o amor e o ódio.
Agressões físicas e verbais começam a fazer parte de sua relação por conta de Birdy não querer mais a companhia de A-Han, não por falta de amor, mas por falta de coragem. Vendo o que acontece com “pessoas como eles” no país, Birdy sabe que o melhor a fazer é afastar A-Han de sua vida, mesmo que isso lhe custe uma vida inteira de mentiras ao lado da namorada. No fim do ano escolar, os jovens finalmente resolvem que ficar juntos é impossível e cada um segue seu caminho separado. Até que uma tragédia, trinta anos depois, volta a ligar a vida dos dois homens, e é hora de resolver algo que nunca acabou de verdade.
O Amor
Seu Nome Gravado Em Mim tem uma atmosfera pesada, não é o tipo de filme que vai ganhar o mundo, como O Segredo De Brokeback Mountain, mas vai ter uma legião de fãs: aqueles que já viveram algo parecido, que já amaram e não puderam declarar isso para o outro. Parece ser um filme feito exclusivamente para esse público. Quem não passou por isso deve achar o filme lento, arrastado, pesado. Quem já amou e teve que sufocar o sentimento dentro de si e seguir a vida se sentindo incompleto, vai achar o filme um dos melhores do ano, e eu sou um desses! Tive “meu Birdy” nos anos 1990 e ele decidiu se afastar com medo da reação da família. Hoje ele está casado, tem filhos e eu nunca mais o vi.
Espero que esteja feliz, e não se sentindo uma fraude como o Birdy do filme se sentiu durante todo o período em que ficou longe de A-Han. O amor dos garotos nunca chegou ao ato sexual, era um amor sentido e não feito. Birdy se contentava em saber-se amado, mas A-Han precisava sentir o amor de Birdy. Birdy se afastou do homem que ama para proteger os dois, e nenhum foi feliz com essa decisão, mas se Birdy não tivesse feito isso, estariam os dois vivos? O filme me fez pensar em quantas história de amor foram “castradas” em épocas e países assim.
Estamos entrando em 2021, e hoje se pode dizer o que se sente, sem vergonha e sem medo, embora existam mentes antigas que confundem o amor entre duas pessoas do mesmo sexo com luxúria, algo inclusive discutido com o Padre Oliver no filme. Mas não são só os antigos que pensam assim. Muitos jovens hoje confundem essa liberdade de expressar seu amor com libertinagem, e isso queima o filme de muita gente, indiretamente. Ter vários parceiros sexuais não é crime, mas não chame isso de amor, e não reclame quando precisar de amor e esses parceiros não estarem interessados em te ouvir, mas apenas em fazer sexo com você.
Assista o filme, veja que o amor e o sexo são coisas diferentes e repense seus atos antes de culpar Deus pela sua infelicidade. Seu Nome Gravado Em Mim ensinou várias coisas, até para mim que vivi nessa época difícil. Toda a luta e sofrimento que passamos nos anos 1980 e 1990 foram para vocês, hoje, poderem ser como são. Então não jogue fora nosso esforço, e repito: reveja seus conceitos! Dividir um coração é muito melhor do que dividir uma cama ou a conta do motel.
Conclusão
Elenco perfeito, trilha sonora maravilhosa, e diálogos e frases que marcam como ferro quente no peito da gente. Seu Nome Gravado Em Mim, ficou gravado em mim, se me permitem o trocadilho infame. É um filme que não vou esquecer, e vou rever várias vezes. Apesar de toda a dor e sofrimento dos personagens, o filme dá uma luz de esperança de que existem pessoas que ainda acreditam no amor e que procuram algo a mais do que um pedaço de carne para comer.
Assista ao trailer e desejo que em 2021 você encontre muito amor verdadeiro no seu caminho. Aproveite o ano novo e renove-se. Se auto analise e trilhe um novo caminho se você não está se sentindo feliz e completo no caminho que está! Até ano que vem meus amados leitores!
Trailer legendado: https://www.netflix.com/br/title/81287844
Encontrou algum erro? Informe aqui