Projeto prevê 190 quilômetros de rede aérea e 2 quilômetros de rede subterrânea
Vivo/GVT ganha autorização para instalar cabos de fibra ótica
INTERNET RÁPIDA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concedeu, nesta sexta-feira, a licença para a empresa Telefônica Brasil (Vivo/GVT) instalar de 190,66 quilômetros de cabos de fibra ótica, ampliando a capacidade banda larga na cidade.
De acordo com a diretora de relações institucionais da Vivo, Laiana Souza, Cachoeira do Sul deverá ser a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber esta tecnologia da Vivo voltada para internet de banda larga de alta capacidade em linhas telefônicas fixas.
"Enquanto a OI disponibiliza 2 megas de velocidade, a Vivo poderá oferecer até 15 megas", analisa Laiana.
A expectativa da empresa é que as obras se iniciem ainda em 2016. “Quando planejamos a obra em setembro do ano passado o investimento previsto era de R$ 4 milhões. Hoje estes valores estão ainda maiores”, compara a relações institucionais da Vivo.
Ainda será necessária autorização da AES Sul, já que 2,2 quilômetros serão de rede subterrânea. O restante utilizará a mesma rede da empresa de energia elétrica.
LOCALIZAÇÃO
Os cabos serão distribuídos entre ruas centrais da cidade: David Barcelos, Júlio de Castilhos, Avenida Brasil e Pinheiro Machado. Posteriormente, também serão instalados em ruas mais distantes do centro como Avenida dos Imigrantes, Amália Négri e Farroupilha. A licença tem validade de um ano, com vencimento em 27 de julho de 2017.
Para conceder a licença de instalação (LI), que é a última etapa do licenciamento ambiental, a Prefeitura demorou quatro meses. O trabalho envolveu biólogo, engenheiro civil e engenheiro florestal.
O biólogo Milton Martins, licenciador ambiental do município, explica que até mesmo o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) teve de ser consultado: “A parte subterrânea passará em frente a prédios históricos e por isso foi preciso consultá-los”. Martins destaca que a rede subterrânea terá cerca de dois metros de profundidade e será escavada por robô (navigator).
Encontrou algum erro? Informe aqui
Óptica x Ótica
marcia nunes em 01/08/2016 às 09h53Da uma pesquisada ai, mas eu acho que o correto é óptica. Que eu saiba ótica está relacionado a ouvido.
Sou
José do Nascimento em 30/07/2016 às 21h22Eu sou anti pt e pronto. Mas o Neiron é honesto. Até o Tonet falou na gvc. E é bem intencionado também. Sorte de Cachoeira é que o pt ta morto mesmo, ainda mais agora nessa campanha e sem dúvida muitas outras.
O que um ano eleitoral não faz....
Bernardo Schumacker em 30/07/2016 às 10h20Tudo pelo votos... Só que agora a mascara já caiu!!! Fora PT
Pontes da enchente ficam para Balardin
Prefeitura não abriu processo de licitação
Quociente eleitoral poderá mudar
Processos contra Valdiva e Ancoradouro alteram a matemática
Eleitos e, agora, diplomados
Bala, Dulce e a 19ª legislatura receberam diplomas da Justiça
Bala anuncia última secretária
A mais nova integrante do primeiro escalão veio de Rio Grande
Júlio Lopes volta à 8ª CRS
Governador atendeu o MP e desconvidou Marcos Rubim de Freitas
Júlio Lopes volta para o comando da 8ª CRS
Nomeação do novo coordenador foi tornada sem efeito
Nova secretária do Governo Balardin vem de Rio Grande
Economista Paola Braga assumirá a Secretaria de Gestão e Governança
Bala anuncia mais 7 nomes
Formam quadro para 2º e 3º escalão