Em uma escola e em uma creche as atividades começarão segunda-feira
Volta às aulas sem traumas na rede municipal de ensino
ANO LETIVO 2017
Cerca de 6,2 mil estudantes – em torno de 4,5% a mais do que no ano anterior - voltaram às aulas nesta quarta-feira em 39 dos 41 colégios da rede municipal de ensino e problemas comuns nesta época, como falta de professor, de vagas e de transporte escolar não assustaram a Prefeitura.
A secretária municipal de Educação Ana Margarete Vivian Machado ficou de prontidão para agir em caso de dificuldades, mas seu dia foi tranquilo.
“Registramos algumas poucas desistências de professores que tinham sido contratados de forma emergencial, situação que estamos contornando com a nomeação dos próximos colocados que estão na lista de espera”, destaca Ana.
Ela não soube precisar ontem quantos professores tinham desistido do serviço, entretanto observou que o volume não compromete o início do ano letivo em nenhuma escola.
Para atender a demanda das 41 escolas da rede municipal são 985 professores e 276 funcionários como servente, cozinheiro e monitor, totalizando 1.261 profissionais.
Em duas escolas da rede municipal o volta às aulas ficou para segunda-feira. Na creche Favo de Mel, no Bairro Ponche Verde, o prédio foi reformado e a mobília está sendo recolocada nesta semana.
Já na Escola João Neves da Fontoura, na comunidade rural de Dorasnal, o adiamento teve como motivo o transporte escolar. Como transportador comunicou a Prefeitura quinta-feira que não prestaria mais o serviço, seu sucessor não teve tempo hábil de providenciar a documentação e a vistoria no veículo, ficando o início do contrato previsto para segunda-feira.
As direções de três das maiores escolas da rede municipal em número de alunos – Dinah Néri, Baltazar de Bem e Getúlio Vargas – foram consultadas pelo Jornal do Povo nesta quarta e informaram não registrar nenhum problema no volta às aulas.
Nos três colégios os alunos foram recepcionados com festa. Na Dinah e na Getúlio a abertura do ano letivo foi em clima de Carnaval com apresentação de samba. Integrantes da bateria e passistas da escola de samba Inovação, a vice-campeã do Carnaval de rua 2017, colocaram os alunos para sambar.
Na Dinah teve ainda distribuição de picolé e as atividades festivas de volta às aulas seguirão quinta e sexta-feiras com atrações como sessões de cinema e competições lúdicas envolvendo conhecimentos gerais.
ESCOLA PARA OS PAIS
A Escola Baltazar de Bem estará aberta sábado, das 15h30min às 17h para que os pais possam conhecer melhor as dependências do colégios e os professores de seus filhos.
ATENÇÃO
A rede estadual volta às aulas segunda-feira, encerrando a abertura do ano letivo 2017 em Cachoeira do Sul. Nos colégios particulares o retorno aconteceu entre 13 e 20 de fevereiro.
Encontrou algum erro? Informe aqui
Mortadeleiro!
Maurício Lara em 03/03/2017 às 15h16Lição de moral de um acadelado e lacaio de partido e ideologia funesta... Ao menos, tenho humildade de reconhecer erro ou por ter colocado um comentário de forma errada, fundamental diferença entre nós... Quanto ao "Mauricinho", sou conservador mesmo, tu não faz o meu tipo. Procure alguém da tua laia. Vá lamber as botas ou mais dos teus ídolos corruptos, sujos e bandidos de estimação.
Ideologia conservadora cega
Edson Bonine em 02/03/2017 às 20h10Hehehehehehehehe em termos gerais, a ideologia do Mauricinho cega! Faz agressões desnecessárias a um cidadão trabalhador. É claro o suficiente nas suas postagens, onde um Sr. não pode expor seu caso particular em um fórum, que lá vem pau. Sei das dificuldades que o poder público tem para oferecer uma "ajuda", mas não é justo fazer este discurso raivoso.
Com certeza, Sr Carlos!
Maurício Lara em 02/03/2017 às 18h47Falei em termos genéricos, não do seu caso em particular. Imprevistos ou quebra nas regras nos atrapalham mesmo. Desculpe se não me fiz claro suficiente! Abç!
Réplica
Carlos Ernane Rott da Silva em 02/03/2017 às 11h41Sr Maurício, o que quis relatar é a mudança que ocorreu em relação ao ano passado, o que faz que eu tenha que mudá-la de escola já com as aulas iniciadas. Ano passado tinha transporte, esse ano não. Avisado no dia que começaram as aulas, isso que quis reclamar. A pé, ou bicicleta, como muito fiz, hoje não pode mais, mas ela vai á aula com certeza.
Transporte...
Maurício Lara em 01/03/2017 às 20h42Ora, ora... é de responsabilidade da prefeitura os filhos irem à escola? Ou dos pais que as fizeram? Quando em Cachoeira, era a pé, bicicleta ou carona... Em Porto Alegre, transporte sai mais caro que muita escola particular. Mas nem por isto, justifica-se ausência na aula... Claro que se tiver ajuda, melhor. no mais, PAIS são responsáveis pelos filhos, ainda mais, na Educação.
Providencial
Edson Bonine em 01/03/2017 às 20h42Providencial o contrato emergencial para professores, se este não fosse sido agilizado, teríamos problemas de falta de professores. Este é o principal problema na rede de ensino. Concurso e nomeação é algo a ser decidido com cautela, principalmente neste momento em que iremos discutir a questão do fundo de pensão. O aumento da demanda é explicada pela qualidade do ensino prestado pela rede municipal.
Mas o transporte
Carlos Ernane Rott da Silva em 01/03/2017 às 19h24Tudo normal com a volta ás aulas, mas em relação ao transporte. Minha filha já não foi na aula porque a prefeitura não disponibilizou transporte para a escola que ela estava matriculada e que no ano passado havia normalmente
Sábado dos melhores do ano
56º Jantar dos Destaques terá 34 homenageados pelo que fizeram em 2024
Dandaras e Zumbis de Cachoeira
Compppir homenageia 6 negras e 6 negros de destaque este ano
Câmara vai ter horário especial de funcionamento no final do ano
Vésperas de Natal e Ano Novo não terão expediente
Sábado com salva-vidas para cuidar da Praia Nova
Abertura da temporada ainda não tem data definida
Prefeitura fecha nesta sexta-feira e volta apenas depois do Natal
Segunda e terça-feira será ponto facultativo
Natal Solidário do Botafogo será domingo à tarde
Clube conta com o apoio da comunidade para a festa
Nilton Santos diário na GVC
Advogado e escritor agora completa a dupla com o âncora Julio Mahfus
Antônio Vicente com indicação
Descumprimento de regras previstas no edital impugnaram a eleição na escola
CTG Os Gaudérios quer a Força A no Enart
Invernada adulta tem novo coordenador
Mufasa, o Rei Leão, é atração no Cine Via Sete
Serão três sessões diárias no cine do shopping